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Galeria Paiva Frade
Auctioneer: Alexandre Paiva Frade
Feriadão da Semana Santa
20 in April in 2019 at 21:30hs
Description
IMPORTANTE: Esse leilão será apregoado em três parceladas, pagamentos por modalidade VENDA DIGITADA NO CARTÃO. Para desconto no depósito À VISTA, entre em contato: (35) 3332 4150. No caso de arrematação os valores deverão ser quitados,em até 72 horas, após recebimento do E-MAIL DE COBRANÇA. O não cumprimento do prazo previsto, Leiloeiro dará por desfeita a venda e, por via de EXECUÇÃO JUDICIAL, cobrará sua comissão e a dos organizadores. DÚVIDAS POR FAVOR CONTATE: (35) 3332- 4150
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1
PALMATÓRIA - CASTIÇAL EM METAL ESPESSURADO A PRATA. MARCA: BAND PLATE.
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3x 40,00
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3x 40,00
2
ANTIGA CALDEIRINHA PARA ÁGUA BENTA EM PRATA 90.PEÇA DE USO LITÚRGICO, NÃO INCLUI O ASPERGES. MARCAS NÃO CONSTAM. ALTURA 29 CM.
3
Seis flutes para champagne em Demi-cristal moulée, pé de balaustre. bojo canelado e orla laureada. Importado. 220 ml. Altura:24 cm.
4
Iridescent Glass, Germany cerca 1930, tonalidades âmbar e furta cor. Consta pintura manual floral em esmalte. Boca de babado, pequeno bicado na orla. Medidas. 21 x 13 x 13 cm.
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3x 150,00
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3x 150,00
5
Porta bibelots em madeira laqueada, estilo Art Noveau. Três platôs, braços colaterais, encimado por espelho. Medidas:135x78x28 cm.
Bid
3x 500,00
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3x 500,00
6
Crucifixo com Cristo de quatro cravos ou Jansenista, Oficinas do Porto, Portugal séc. XIX. Em madeira de cedro escurecida e dourada, nas raias e ponteiras. Resplendor e filactério em prata. Base em meia lua, entalhado em sulcos. Medidas: 81 X 36 X 8 cm.
Bid
3x 500,00
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3x 500,00
7
LIMOGES ENAMEL ON COOPER- Séc. XIX. Placa de temática da Via Sacra: Cristo encontra Verônica, atado por Centurião Romano. Técnica de pintura manual de esmaltes vítreos sobre cobre . Moldura original. Medida final:58 x 46 cm.
Bid
3x 600,00
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3x 600,00
8
MESTRE PIRANGA (atribuído) - CALVÁRIO BARROCO- Minas Gerais, século XVIII – Crucifixo cilíndrico em cedro entalhado, carnado dourado e policromado no estilo madeiro rústica em forma de tronco desgalhado, verde, com nós dourados protuberantes. O Gólgota ( Monte da Caveira) é semicircular entre pedras esverdeadas e pedregulhos irregulares. Frontão adornado por crânio e tíbias. A projeção corporal do cristo morto apoiado pelos braços é notável. Em madeira talhada, carnada e policromada. Um exemplar dramático da anatomia europeia barroca, suor de sangue na testa e pontos de pedraria vermelha percorrem o corpo chagado. Elaborada cabeleira revolta com mechas pendendo à direita. Cabeça pendida sobre ombro direito, como também a laçada do perizônio encordoado. São de prata: Filactério , resplendor raiado e três cravos .Medidas: 86 x 37 x 18 cm
Bid
3x 4.000,00
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3x 4.000,00
9
GUIGNARD, Alberto da Veiga Guignard (Nova Friburgo, RJ 1896 - Belo Horizonte, MG, 1962).
Óleo sobre tela.
Cristo, 1960.
Assinado frente e verso, com dedicatória: Para Portinari.
Medidas: 46 x 38 cm.
Bid
3x 73.333,33
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3x 73.333,33
10
NOSSA SENHORA DAS DORES- Imagem mineira atribuída ao século XVIII. Em madeira talhada, de fatura erudita, carnada,e policromada. Olhos de vidro. Iconografia típica da cena do Calvário, expressão dolorosa. Consta resplendor em prata, falta o punhal de prata no peito. Encontra-se sentada sobre murada marmorizada e faiscada. Mãos entrelaçadas e complexo panejamento sinuoso do véu, coifa e túnica. Cores predominantes:marron e azul. Medidas:24 x 13 x 10 cm
_____DA DEVOÇÃO:Nossa Senhora das Dores (também chamada Nossa Senhora da Soledade, Nossa Senhora da Piedade, Nossa Senhora da Soledade, Nossa Senhora das Angústias, Nossa Senhora das Lágrimas, Nossa Senhora das Sete Dores, Nossa Senhora do Calvário ou ainda Nossa Senhora do Pranto, e invocada em latim como Beata Maria Virgo Perdolens, ou Mater Dolorosa).
SETE DORES:
O culto à Mater Dolorosa iniciou-se em 1221, no Mosteiro de Schönau, na Germânia. Em 1239, a sua veneração no dia 15 de Setembro teve início em Florença, na Itália, pela Ordem dos Servos de Maria (Ordem Servita). Deve o seu nome às Sete Dores da Virgem Maria:
1) A profecia de Simeão sobre Jesus (Lucas, 2, 34-35)
2) A fuga da Sagrada Família para o Egito (Mateus, 2, 13-21);
3) O desaparecimento do Menino Jesus durante três dias (Lucas, 2, 41-51);
4) O encontro de Maria e Jesus a caminho do Calvário (Lucas, 23, 27-31);
5) Maria observando o sofrimento e morte de Jesus na Cruz - Stabat Mater (João, 19, 25-27);
6) Maria recebe o corpo do filho tirado da Cruz (Mateus, 27, 55-61);
7) Maria observa o corpo do filho a ser depositado no Santo Sepulcro (Lucas, 23, 55-56).
ICONOGRAFIA:
Nossa Senhora das Dores surge representada sendo ferida por sete espadas no seu coração imaculado (algumas vezes uma só espada), dado ter sido trespassada por uma espada de dor, quando da Paixão e Morte de seu Filho, unindo-se ao seu sacrifício enquanto redentor e sendo por isso chamada pelos teólogos de Co-redentora do Género Humano. É também seu símbolo o Rosário das Lágrimas (ou Terço das Lágrimas), com 49 contas brancas divididas em sete partes de sete contas cada. Aparece também frequentemente representada com uma expressão dolorida diante da Cruz, contemplando o filho morto (donde nasceu o hino medieval Stabat Mater), ou então segurando Jesus morto nos braços, após o seu descimento da Cruz (dando assim origem à temática das Pietà).
11
SANTA MARIA MADALENA, imagem mineira atribuída ao século XVIII. Em madeira talhada, de fatura erudita, carnada, dourada e policromada e esgrafiada. Olhos de vidro. Iconografia típica da cena do Calvário, expressão de súplica, longa cabeleira em mechas onduladas, abaixo da cintura. Cores predominantes:vermelho e preto. Medidas:25 x 24 x 16 cm
____DA DEVOÇÃO:Irmã de Marta e de Lázaro, amigos de Jesus, sua festa é no dia 22 de julho. Foi a pecadora que ungiu os pés de Cristo na casa de Simão o leproso. O seu atributo pessoal é um vaso de perfumes com as quais lavou os pés de Jesus, e enxugou com os cabelos. na representação do Calvário, está sempre presente ao lado de Maria Santíssima e de São João Evangelista. Na imagem pertencente ao Museu de Arte Sacra de Sâo Paulo, apresenta um lenço em uma das mãos.FONTE: Iconografia de Nossa Senhora e dos Santos, João Marino, 1996, página 128.
12
SIMONE RIBEIRO
40 X 28 cm.
GRAFITE SOBRE CANSON
"A CAMINHO DO MURO DAS LAMENTAÇÕES".
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3x 200,00
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3x 200,00
13
Antigo cálice litúrgico com patena. Estilo ART DECO, três hastes encimadas por feitos de trigo, três cachos de uvas, figura da Imaculada Conceição sobre o orbe terrestre na base. Apresenta desgaste no banho de prata. Medidas:24x14x14 cm.
Bid
3x 400,00
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3x 400,00
14
OSCAR NIEMEYER (RIO 1907-2012)
35 X 50 CM.
DESENHO ASSINADO.
NU FEMININO
Certificado emitido por Oscar R. A. Niemeyer S. Netto.
15
OSCAR NIEMEYER (RIO 1907-2012)
21 X 90 CM.
DESENHO ORIGINAL ASSINADO
"Pampulha, Catedral, Congresso Nacional, Itamaraty, Museu de Niterói, Museu de Curitiba.
Certificado emitido por Oscar R. A. Niemeyer S. Netto.
16
BACCARAT- FRANCE- Modelo: PICCADILLY- (1960-1991)-(6) Taças para vinho branco, lapidação "Diamond". Marca da Cristallerie ao fundo. Altura:13 cm.
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3x 250,00
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3x 250,00
17
TERNO - Relógio e Par de Ânforas
HIPPOLYTE FRANÇOIS MOREAU (1832-1927) Assinado e intitulado: "NIMPHE SURPRISE" Medaille dOr. Ninfa na fonte surpreendida por dois cupidos prontos para flechar. Par de ânforas com frontão em concha, pássaros, figura leonina, ramos de café. Ladeado por peixes fantásticos jorrando água pela boca.
Maquinário marcado JUST - Charles Hour - Paris, Frankreich (1890-1935)
FONTE: http://www.mikrolisk.de/show.php?site=280&letter=J&searchWhere=trademark&searchMode=exact&id=15#sucheMarker
MEDIDAS: Relógio: 46 x 61 x 23 cm. Par ânforas: 38 x 19 x 19 cm.
Bid
3x 2.500,00
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3x 2.500,00
18
Antigo serviço para café em porcelana, Japão, década de 1950. Consta de bule, açucareiro, leiteira e (4) xícaras com pires. Douração e pintura manual.
19
Rubem Valentim (Salvador BA 1922 - São Paulo SP 1991)
50X43 CM.
Acrílico sobre cedro
Composição-1961
Bid
3x 53.333,33
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3x 53.333,33
20
Vaso em cerâmica porcelanizada, pintura manual. Marca Mauá, período MANETTI, PEDOTTI & CIA. , Cerca de 1918. Marca do "Sol".
Medidas:20x17x17 cm. Fonte:http://www.porcelanabrasil.com.br/p-mpecia-decor.htm
HISTÓRICO:
Fábrica de Louças Paulista (Mauá, 1916-1965)
Entre os operários técnicos contratados por Romeo Ranzini quando de sua viagem à Itália, estavam Rogério MANETTI, Giuseppe PEDOTTI e Luigi Torrighelli. Para estes italianos especializados na Societá Ceramica Italiana, situada na região de Laveno Monbello, a iniciativa de montar sua própria indústria de louças começou a ganhar corpo quando do término dos compromissos assumidos com a Fabrica Santa Catharina, em 1916.
Os operários de Laveno tomaram diversos rumos. O grupo mais numeroso decidiu trabalhar por conta própria, realizando, assim, antiga aspiração, que os seus componentes alimentavam desde a Itália. Por volta de 1918, constituíram a firma Manetti, Pedotti & Cia., que foi estabelecer-se em Pilar, hoje denominada Mauá, adquirindo um barracão e as instalações de uma pequena serraria, movidos por uma roda d’água.
21
Lote com (5) taças para Champagne "Marie Antoniette" em cristal alemão, faixa ouro. Pés em lapidação chanfrada. Década de 1960. Medidas: 13,5 x 10 x 10 cm.
Bid
3x 40,00
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3x 40,00
22
Imagem- São João Batista- madeira entalhada, carnada, dourada e policromada. Bahia, século XIX. Olhos de vidro. Dedos da mão esquerda no estado, falta carneiro. Perdas na policromia. Com resplendor em prata. Altura: 19 cm.
Bid
3x 270,00
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3x 270,00
23
Imagem- Santa Luzia- madeira, madeira entalhada, carnada, dourada e policromada. Bahia, século XIX. Olhos de vidro. Sem a mão esquerda: faltam os atributos: prato e pena, dedos no estado. Altura: 33 cm.
Bid
3x 450,00
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3x 450,00
24
Antigo conjunto de jarra refresqueira e (6) copos. Vintage, década de 1950. Trabalhada em listras laranja e ouro. Medidas: 26x16x16 cm. Altura dos copos: 13 cm.
25
Antigo marcador de livros em prata francesa de fina lavra: "Sainte Thérèse de Lisieux", Sainte Thérèse de l’Enfant-Jésus. Medida: 14 cm.
26
Antigo par de apliques, luminárias de parede em bronze maciço, polido. Figurando "tochas". Cúpulas em vidro fosco figurando "chamas". Medidas: 90x26x26 cm.
27
Antiga Cristaleira DEMI-LUNE em madeira de lei, atribuída ao moveleiro "Leandro Martins" (1885-1940). Duas portas laterais curvas, com vidros originais bisotados. Três platôs em grosso mármore verde. Gavetão e duas portas no frontão, marchetado. Prateleira interna. Encimada por espelho oval, moldura entalhada. Medidas:172 x 148 x 50 cm.
Bid
3x 1.500,00
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3x 1.500,00
28
Antigo Buffet DEMI-LUNE em madeira de lei. Atribuída ao moveleiro "Leandro Martins" (1885-1940). . Tampo em grosso mármore verde. Duas gavetas e duas portas no frontão, com prateleira interna. Duas portas nas laterais com prateleira interna. Espelho em cristal bisotado com sinais de idade. Medidas: 168x156x61 cm.
Bid
3x 1.500,00
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3x 1.500,00
29
CASSONE- Arca em nogueira,estilo Renaissence - Itália séc. XVIII. Fina talha, brasonada ao centro: figuração de cruz, sobreposta por elmo, ladeada por figuras fantásticas meio-humanas de lanceiros, entrelaçados. Ferragens originais. 73 x 131 x 66cm _________________FONTE: CASSONE O BAÚ DE CASAMENTO DA RENASCENÇA________O Cassone é uma caixa ou baú de casamento da Renascença. Normalmente encomendados em duplas, eram peças importantes de mobília, muitas vezes a peça mais cara da casa. Eles eram encomendados para um casamento, a fim de acomodar o dote da moça. Os noivos recebiam um dote da família da moça quando eles pediam suas mãos. Nas famílias conterrâneas, este consistia de uma quantia em dinheiro, bem como uma boa coleção de enxovais e tecidos para confecção de roupas, uma tradição. Eram altamente decorados. No século 15, eles foram muitas vezes pintados, enquanto na transição ao século 16, a madeira esculpida tornou-se o meio preferido. Pinturas de cenas da vida cotidiana ou da mitologia, geralmente com uma moral apontada para as virtudes da noiva. Caso contrário, eles podem ser apenas decorativos, com brasões das famílias e Grotescos: mascarões, ornamentos de arte aplicada redescobertos nas escavações romanas dos anos 1500 no Renascimento.
DETALHE FOTO: Assim, neste exemplo pintado no museu Horne (Florença) a partir de 1480, atribuído a Lorenzo di Credi, juntou-se os brasões de duas famílias: Rossi e Pitti, é pintado dentro de uma decoração grotesca que apresenta puttis. Estavam em uso em toda a Itália, eram muito populares em Florença, e muitos dos exemplos que vemos em museus do mundo são Toscanos (especialmente os mais pintados).
http://www.turismo.intoscana.it/allthingstuscany/tuscanyarts/cassone/
Bid
3x 1.500,00
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3x 1.500,00
30
Seis taças para sorvete em cristal moldado, decoração em flor-de-liz, cordas e cortinados. Importado. Medidas:11x12x12 cm.
Bid
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