I want to sign up
If you are not yet registered, click here to continue.
Avaible Pieces
Pagination
Sort
Display
36
SÉVRES - FRANCE
RELÓGIO "BRONZE E PORCELANA" placas azuis celeste.
Cena romântica no frontão, alegoria com instrumentos musicais e flores nas laterais.
Alto relevo na porta traseira com cena de mulheres aprisionando Cupidos.
Medidas: 32 x 23 x 19 cm.

REFERÊNCIAIS: Bleu Céleste , que se traduz em azul celestial, é um tom de azul suave e brilhante. Esta tonalidade, de acordo com estudos sobre teoria da cor, é considerada derivada do azul saxão e do verde saxão. Azul e verde saxão são cores ricas desenvolvidas pela fábrica de porcelana de Meissen, na Alemanha, no século XVIII. Ambas as cores estavam em uso em Meissen na época em que Jean Hellot foi contratado pela fábrica de Sèvres, em 1750. A posição de Hellot em Sèvres envolvia supervisionar as inovações químicas nas cores de fundo do século XVIII. Hellot, que inventou o bleu céleste , provavelmente se inspirou em exemplos de porcelana Meissen nessas duas cores.
Jean Hellot, o químico primário em Sèvres, ocupou anteriormente um cargo como chefe da Académie des Sciences. Enquanto estava na Academia, ele escreveu um tratado sobre tintas têxteis intitulado "Théorie chimique de la tenture des étoffes" em 1741 e, portanto, talvez seja supérfluo dizer que ele veio para Sèvres com uma compreensão profunda da teoria da cor e com conhecimento da química da cor. De acordo com os arquivos históricos de Sèvres, Hellot foi chamado para a manufatura para aperfeiçoar a variedade de cores de fundo e, mais especificamente, os tons dentro das cores usadas. O gênio de Hellot com a paleta do século XVIII da manufatura definitivamente contribuiu para o sucesso e a fama da fábrica.

Este tom de azul, bleu céleste , foi inventado para o primeiro serviço de jantar encomendado pelo rei Luís XV. Exibido pela primeira vez na Venda de Ano Novo de Versalhes em 1753. Nos anos e décadas seguintes, obleu célesteexistiu como a invenção mais desejável e cara de Hellot. Embora todas as cores de base de Sèvres do século XVIII devessem ser um pouco acessíveis para a fábrica produzir conjuntos e grandes quantidades de cada um, todos os seis variavam ligeiramente no preço e, portanto, no luxo. Não apenas diferentes matérias-primas precisavam ser encomendadas e / ou importadas do exterior, as fórmulas químicas e a intensidade do trabalho variavam entre as cores de base. Acontece queBleu Céleste tornou-se a mais famosa das cores de fundo da Hellot porque era a mais difícil de produzir e, portanto, a mais cara.
O processo de invenção de novas cores ao longo do século XVIII em fábricas de porcelana como Sèvres e Meissen foi extraordinário, especificamente porque químicos como Hellot estavam utilizando um novo meio de porcelana de pasta macia para formular tons que eram esteticamente novos e tecnicamente revolucionários. A porcelana de pasta mole (pâte tendre) é a porcelana artificial inventada na Europa para imitar a pasta dura, ou a verdadeira porcelana do Oriente. Para desenvolver a porcelana, os indivíduos tiveram que passar por tentativa e erro em grande escala. Além disso, o ingrediente necessário para produzir porcelana verdadeira era um silicato de alumínio puro conhecido como caulim. Isso é conhecido agora, mas no século XVIII os químicos e inventores nada sabiam sobre o caulim ou onde encontrá-lo. Como tal, a porcelana de pasta mole era suficiente no lugar da verdadeira porcelana de pasta dura; a pasta mole é artificial e feita com vidro em pó como substituto do caulim usado na porcelana de pasta dura. Outras diferenças entre a porcelana de pasta macia e dura incluem resistência ao calor e translucidez; A porcelana de pasta macia é queimada a uma temperatura mais baixa do que a porcelana verdadeira e não é tão translúcida quanto a porcelana à base de caulim.
Bid
R$ 1.500,00 (BRL)
be the first to bid
Valor do lote
R$ 1.500,00 (BRL)
Cotações
$ 285.00 (USD)
$ 300.00 (EUR)
$ 42.120,00 (ARS)
Cotações
$ 285.00 (USD)
$ 300.00 (EUR)
$ 42.120,00 (ARS)
Pagination
institutes
support
Contact
Horário de Atendimento: das 12:30h às 17:30h, das 19:00h às 22:00h e em plantão durante os leilões.
Phone iArremate: (35) 99935-4693
E-mail: sac@iarremate.com
Where are we
R. Heitor Modesto, 28 - Estação
São Lourenço - MG
CEP: 37470-000
© iArremate - Portal de Arte (2013-2022) - powered by PPSW
All rights reserved. No part of this web page may be reproduced in any way or by any means without the prior written consent of iarremate.com.
The unauthorized use or copying of any content of this site, including user accounts or products offered will result in permanent account cancellation.