I want to sign up
If you are not yet registered, click here to continue.
languages
log in
subscribe
Catalog
Notice
Terms of Use
Payments and Withdrawals
Gallery Galeria Paiva Frade
Next auction: 04/05/2021, 00:00h
Exhibition
at Galeria Paiva Frade
Av. Getulio Vargas, 350, Centro - São Lourenço - MG
Gallery contacts
Phone: 55 (35) 3332-4150 / 55 (35) 3331-6966
Email: paivafrade@paivafrade.com.br
The Gallery
There are no pieces in the current auction.
The list below shows the past auctions.
Auctioned Pieces
Sort
10
SYLVIO PINTO ( Rio de Janeiro, RJ, 1918 - 1997)
33x41 cm. O.S.T.
Marinha, 1962
10
ARMANDO VIANA ( Rio, 1897 - 1992 )
AQUARELA 34 X 40 CM.
Intitulado no C.I.E: " Joel, Congonha do Campo, Minas." década de 1950
10
SURREALISMO BRASIL - ESCOLA NACIONAL DE BELAS ARTES

CÍCERO DIAS
Gravura
Medidas: 87 x 69 cm.

Em 1927, expos no Rio de Janeiro
Em 1928, abandonou a Escola Nacional de Belas Artes, dedicando-se exclusivamente à pintura.
Em 1937, executou o cenário do balé de Serge Lifar e Villa Lobos,
EM 1937, expôs na coletiva de modernos em Nova Iorque.
Em 1937, mudou para Paris, onde fixou-se definitivamente. Em Paris, foi amigo de Picasso, e conheceu o surrealismo.
Durante a ocupação da França foi feito prisioneiro dos alemães.
Em 1943, foi premiado no Salão de Arte Moderna de Lisboa,
Em 1945, em Paris e ligou-se ao grupo dos abstratos e expos em Londres, na Unesco em Paris e em Amsterdam.
Em 1949, expos na Exposição de Arte Mural, em Avignon, na França.
Em 1950, participou da Bienal de Veneza.
EM 1965, A BIENAL DE VENEZA REALIZOU UMA RETROSPECTIVA DE CÍCERO DIAS.
Em 1970, realizou individuais no Recife, Rio de Janeiro e em São Paulo.
Em 1981, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janairo realizou uma retrospectiva de sua obra.
Em 2000, inaugurou uma praça projetada por ele mesmo, em Recife.
Em 2002, na capital pernambucana, para o lança um livro sobre sua vida artística.

Morreu em 28 de janeiro de 2003, em sua residência na Rue Long Champ, Paris.
11
BUSTAMANTE SÁ (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1907 - Idem 1988 ).
“Rue Du Chevalier De La Barre” Paris – OST - 73 x 54 - 1949 - ACID e Verso - Reproduzido no livro do artista por Quirino Campofiorito à pág. 77 figura 47
11
INIMÁ DE PAULA (Itanhomi, MG 1918 — Belo Horizonte,1999)
27x20 cm. (Com moldura: 53x46 cm.)
Desenho original a grafite
Rio, 01/09/1951.
Figura masculina
11
TOMÁS SANTA ROSA (João Pessoa PB 1909 - Nova Délhi, Índia 1956).
“Personagens de teatro”,
crayon, 1945.
45X37 cm.
Santa Rosa foi grande artista e personagem de sua época, porque realizou obra de grande visibilidade como ilustrador de livros e cenógrafo de teatro. Ilustrou mais de 200 livros só para a editora José Olympio, dos melhores autores da época. E no teatro, entre incontáveis produções, fez a premiada e inesquecível cenografia da peça “Vestido de Noiva”, de Nélson Rodrigues.
11
SYLVIO PINTO ( Rio de Janeiro, RJ, 1918 - 1997)
oil on canvas, Plyex- Grumabacher.
40,6 x 50,8 cm. (Com moldura: 67x77 cm.)
Recanto, Ferro Velho, N.Y. 1987.
11
SOCIEDADE CEARENSE DE ARTES PLÁSTICAS

ALDEMIR MARTINS
1922 — 2006
Medidas: 32 x 46 cm./ 62 x 77 cm.
LITHO -
TATU, 1978.

ARTISTA PREMIADO DUAS VEZES NA BIENAL DE VENEZA, TRÊS VEZES CONSECUTIVAS NA BIENAL DE SÃO PAULO E ISENÇÃO DE JÚRI DO SALÃO NACIONAL DE ARTE MODERNA.

Com Antônio Bandeira, Inimá de Paula e outros, funda Sociedade Cearense de Artistas Plásticas, consideradas como responsáveis pela renovação do ambiente artístico cearense.

Em 1945 participa do Salão Nacional de Belas Artes.
Em 1946 realiza sua primeira exposição individual no Instituto de Arquitetos do Brasil- SP.
Em 1947 é convidado a participar da exposição "19 Pintores", que marca a ascensão de uma nova geração de artistas brasileiros.
A partir de 1947, tinha exposições nos principais salões de arte do país e recebeu vários prêmios. Em 1949, fez um curso de história da arte com Pietro Maria Bardi e trabalhou no Masp,
Em 1951 Recebe o Prêmio de Aquisição na Iª Bienal de São Paulo.
Em 1952 participa participa da Bienal de Veneza. Também do IIº Salão Nacional de Arte Moderna, Salão de Arte Moderna América do Sul e da "Exposición de Pinturas y Dibujos Brasileños", em Santiago, Buenos Aires e Caracas.
Em 1953, Aldemir participa do 3º Salão Nacional de Arte Moderna e, recebe o Certificado de Isenção do Júri.
Em 1953 novamente é premiado na 2ª Bienal de São Paulo.
Em 1954 recebe Prêmio no 3º Salão Paulista de Arte Moderna,
Em 1955 novamente é premiado 3ª Bienal de São Paulo
Em 1956, em Veneza, recebe o prêmio "Prezidente del Consigli dei Ministri" da XXVIII Biennale di Venezia...
12
INIMÁ DE PAULA (Itanhomi, MG 1918 — Belo Horizonte,1999)
27x20 cm. (Com moldura: 53x46 cm.)
Desenho original a grafite
Rio, 01/09/1951.
Figura feminina.
12
TOMÁS SANTA ROSA (João Pessoa PB 1909 - Nova Délhi, Índia 1956).
“Perfil de Mulher Surrealista”, aquarela, 1946.
50X44 cm.
Santa Rosa foi grande artista e personagem de sua época, porque realizou obra de grande visibilidade como ilustrador de livros e cenógrafo de teatro. Ilustrou mais de 200 livros só para a editora José Olympio, dos melhores autores da época. E no teatro, entre incontáveis produções, fez a premiada e inesquecível cenografia da peça “Vestido de Noiva”, de Nélson Rodrigues.
12
SYLVIO PINTO ( Rio de Janeiro, RJ, 1918 - 1997)
o.s.t. 65x55 cm. (Com moldura:87x77 cm.)
Palhaço, 1967
13
TOMIE OHTAKE (Kyoto, Japão 1913)
med.: 29 x 69 cm. (Com moldura:43x83 cm.)
serigrafia manual, P.A. assinada, com timbre, 1994.
Adquirido do ICAM - Instituto Cultural Amilcar Martins.
(...) "Pintora, gravadora, escultora. Vem para o Brasil em 1936, fixando-se em São Paulo. Em 1952, inicia-se em pintura com o artista Keisuke Sugano. No ano seguinte, integra o Grupo Seibi, do qual participam Manabu Mabe (1924 - 1997), Tikashi Fukushima (1920 - 2001), Flavio - Shiró (1928) e Tadashi Kaminagai (1899 - 1982), entre outros. Após um breve período de arte figurativa, a artista define-se pelo abstracionismo. A partir dos anos 1970, trabalha com serigrafia, litogravura e gravura em metal. Surgem em suas obras as formas orgânicas e a sugestão de paisagens. Na década de 1980, passa a utilizar uma gama cromática mais intensa e contrastante. Dedica-se também à escultura, e realiza algumas delas para espaços públicos. Recebe, em Brasília, o Prêmio Nacional de Artes Plásticas do Ministério da Cultura - Minc, em 1995. Em 2000, é criado o Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo". Fonte: http://www.itaucultural.org.br
13
CASTAGNETO, Giovanni Battista Felice(Gênova, 1851 — Rio de Janeiro, 1.900)
20 x 14,5 cm/33x28 cm.
Desenho a nanquim
"Chalupa", ano 1.900.
14
ANTONIO POTEIRO ( Santa Cristina da Posse, Portugal 1925 – 2010, Goiânia )
A chegada dos Reis Magos – OST - 60 x 70 - 2002 -ACID - No Verso “A Neta Nayara Parabéns 23-3-2002”
14
INIMÁ DE PAULA (Itanhomi, MG 1918 — Belo Horizonte,1999)
27x20 cm. (Com moldura: 53x46 cm.)
Desenho original a grafite
Rio, 01/09/1951.
Figura masculina
14
ARTE DECO - REAL ACADEMIA DE BELAS ARTES DE URBINO

GALILEO EMENDABILI
Ancona, 1898 - São Paulo 1974
“Busca Eterna”
177 cm. de altura
Conjunto de duas esculturas em bronze.

Reproduzido na pág. 50 do livro Galileo Emendabili – P. M. Bardi, Mauricio Loureiro Gama - 1987. Instituto Italiano di Cultura, São Paulo Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand

Importantíssimo artista, não ordinário ao mercado de arte, autor do Obelisco do Ibirapuera o Mausoléu dos Heróis de 1932 (vide fotos)

Estudou na Real Academia de Belas Artes de Urbino e gradou-se com distinção em Escultura em 1919.

Em 1921, esculpe o busto oficial de Giuseppe Mazzini, político revolucionário responsável pela unificação italiana.

Em 1923, fugindo do governo fascista de Mussolini, embarca para Buenos Aires, durante a viagem é avisado que, por oposição a Mussolini, tramam seu assassinato. Desembarca no Porto de Santos e parte para São Paulo onde reside até a morte.

Ainda em 1923, esculpe sua primeira obra fora da Itália, a Maternidade Eslava, que atualmente está na coleção de Emanuel Araújo. Mário de Andrade, artista modernista brasileiro, tornou-se grande admirador tecendo a ele diversos elogios.

Criou, com 22 toneladas e 25 metros de altura, o monumento a Ramos de Azevedo, que causou espanto e admiração dos paulistanos, pois a capital não possuía esculturas nessa dimensão; hoje na Cidade Universitária da USP.

Em 1934, pouco após o fim da Revolução Constitucionalista de 1932, no concurso internacional para erigir o Monumento mausoléu aos Heróis Constitucionalistas, e recebe o prêmio de primeiro lugar com o obelisco "32" que teria 72 metros de altura e também o de segundo lugar com a maquete "Constituição".

A última escultura concebida e executada por Galileo Emendabili foi Pietà, que atualmente integra o acervo do MASP.
15
MESTRE DITO SANTEIRO DE NAZARENO, MG (Benedito Eduardo de Carvalho, Conceição da Barra de Minas, 1947)
Sagrado Coração de Jesus. Esculpido em cedro. Medidas: 20x22x13 cm. Acompanha peanha: 35x12x12 cm. Peso: 1,200 kg.
15
ANTONIO POTEIRO ( Santa Cristina da Posse, Portugal 1925 – 2010, Goiânia )
Viajantes do Pantanal – OST - 60 x 70 – 2003 - ACID
15
INIMÁ DE PAULA (Itanhomi, MG 1918 — Belo Horizonte,1999)
27x20 cm. (Com moldura: 53x46 cm.)
Desenho original a grafite
Rio, 01/09/1951.
Figura feminina.
16
Siron Franco
50x70 óleo sobre eucatex, medida total com moldura:61x81 cm.
Figura com chapéu.
16
YARA TUPINAMBÁ (Montes Claros, 1932)
Med: 41x56 cm. ( Com moldura: 66x62 cm. )
Serigrafia.
"O jardim" 20/50.

BIOGRAFIA: Yara Tupynambá Gordilho Santos (Montes Claros MG 1932). Pintora, gravadora, desenhista, muralista e professora. Tem seu primeiro emprego aos 17 anos de idade como concursada em datilografia, na Caixa Econômica Estadual. Lá permanece por dois anos e, por datilografar com agilidade, faz um acordo com o chefe e consegue mais tempo livre, o qual utiliza para desenhar. Inicia-se nos estudos de arte com Guignard (1896-1962), em 1950, em Belo Horizonte, além de estudar gravura com Misabel Pedrosa (1927), em 1954, e aperfeiçoar-se posteriormente com Oswaldo Goeldi (1895-1961), no Rio de Janeiro. Cursa a Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG e, em 1967, defende tese sobre Albert Dürer. No ano seguinte, passa lecionar gravura na mesma universidade. Dedica-se à gravura, especialmente sobre madeira, preferindo o preto e branco à gama de cores. Em telas a óleo pinta congados, cavalhadas e violeiros, temas referentes a sua adolescência, e as andanças pelo interior do estado de Minas Gerais. Ela mesma fabrica algumas tintas vinílicas. É convidada a fazer um mural sobre a inconfidência mineira na reitoria da UFMG, inaugurado em 1969, e posteriormente torna-se se diretora da Escola de Belas Artes da mesma universidade. Na década de 1970, realiza diversos murais para residências, estabelecimentos comerciais e órgãos públicos, como o Minas, do século XVII ao século XX , feito para a Assembléia Legislativa de Minas Gerais. Executa um mural na Igreja Matriz na cidade de Ferros, Minas Gerais, no qual retrata Adão e Eva nus, fato que causa polêmica, obrigando o prefeito a colocar a obra no seguro. Pesquisa as pinturas do século XVIII em igrejas de Ouro Preto e Sabará, produzindo desenhos realizados sobre arcas e baús, e retratando cenas da época e símbolos como brazões. Lidera o Atelier Vivo na Bienal Nacional de São Paulo, em 1974, onde mostra uma pesquisa realizada na área educacional e com estandartes. Recebe bolsa de estudos do Pratt Institute e viaja para Nova York (Estados Unidos). Retorna a Belo Horizonte e torna-se assessora cultural da Empresa Mineira de Turismo - Turminas, além de ser responsável pela implantação de um programa do Ministério do Trabalho para requalificação do artesanato no estado de Minas Gerais. Em 1992, recebe o título de Cidadã Honorária de Belo Horizonte do governo de Minas Gerais. É escolhida pela crítica diversas vezes como destaque das artes, além de homenageada com poemas, como fez Carlos Drummond de Andrade (1902 - 1987) ao escrever o poema Exposição sobre a artista. FONTE ITAU CULTURAL
ARTISTA CITADO NO LIVRO: "A escola Guignard: na cultura modernista de Minas, 1944-1962".
por Ivone Luzia Vieira, 1988
16
INIMA DE PAULA(Itanhomi MG 1918 - Belo Horizonte MG 1999)
"Lagoa do Bom Jesus", BH -1982
65 x 81 cm./ 105x121 cm.
Óleo sobre tela.
17
Poteiro, Antonio
O.S.T.
Medidas tela: 90 x 140 cm.
Medida total com moldura: 100 x 150 cm.
"Santa Ceia", 1985
17
Siron Franco
Medidas: 50 x 70 cm.
Óleo sobre cartão.
Medida total com moldura: 61 x 81 cm.
Figura com chapéu
17
JOSÉ LUIZ
med.: 20 x 50 cm. (Com moldura:25x56 cm.)
o.s.e.,
"A Maria Fumaça e Festa de São Pedro, 2005."
17
INIMA DE PAULA (Itanhomi MG 1918 - Belo Horizonte MG 1999)
Óleo sobre tela: FRENTE E VERSO.
Frente: paisagem/ Verso:modelo.
Medidas: 41 x 60 cm./ 81x101 cm.
17
Simone Ribeiro
Medidas: 70 x 100 cm. Total com moldura:103 x 130 cm.
A.S.T.
D'aprés Tiepolo, 1738
Santa Ceia
18
KAZUO WAKABAYASHI (Kobe, Japão 1931)
Composição – OSM - 40 x 30 – 2018 - ACID e Verso
18
ESTEVÃO (José de Souza Estêvão, Belo Horizonte, 1925-Ouro Preto, 1977)
med.: 40 X 50 cm. (Com moldura:55x65 cm.)
óleo sobre tela.
"Casa dos Contos"
BIOGRAFIA:
Tratou de temas populares, como festejos populares da Bahia e de Minas Gerais. Em sua cidade natal começou a trabalhar como autodidata, fazendo placas e cartazes. Foi discípulo de Guignard.e de Edith Behring.
Participou, entre outras, das seguintes mostras coletivas:
1947 – Salão Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro, RJ, Medalha de bronze.
1952 – Salão Municipal de Belas Artes de Belo Horizonte, MG, Primeiro prêmio.
1964 – Artistas Mineiros, Galeria Atrium, Belo Horizonte, MG.
Fontes:
CAVALCANTI e Ayala. Dicionário Brasileiro de Artistas Plásticos. MEC/INL. 1973-77.
RIBEIRO, Marília Andrés; SILVA, Fernando Pedro. Um Século de História das Artes Plásticas em Belo Horizonte. Fundação João Pinheiro/Belo Horizonte, 1997.
ARTISTA CITADO NO LIVRO: "A escola Guignard: na cultura modernista de Minas, 1944-1962".
por Ivone Luzia Vieira, 1988.
18
Roberto Micoli (Campinas SP 1953)
Acrílico sobre tela, 2009,
40X50 cm.
Contact
Horário de Atendimento: das 12:30h às 17:30h, das 19:00h às 22:00h e em plantão durante os leilões.
Phone iArremate: (35) 99935-4693
E-mail: sac@iarremate.com
Where are we
Pça Ismael de Souza, 11, sala 9H - Estação
São Lourenço - MG
CEP: 37470-000
Plantão durante o pregão
Telefone: (35) 99948-4697
E-mail: suporte@iarremate.com
© iArremate - Portal de Arte (2013-2021) - powered by PPSW
All rights reserved. No part of this web page may be reproduced in any way or by any means without the prior written consent of iarremate.com.
The unauthorized use or copying of any content of this site, including user accounts or products offered will result in permanent account cancellation.