I want to sign up
If you are not yet registered, click here to continue.
Avaible Pieces
Pagination
Sort
Display
3
José Paulo Moreira da Fonseca (Rio de Janeiro, 1922-2004)
43x35 cm. / 60x52 cm.
O.S.E.
"Mar azul", 1996.
1 bid
Bid
R$ 900,00 (BRL)
1 bid
Valor do lote
R$ 900,00 (BRL)
Cotações
$ 171.00 (USD)
$ 144.00 (EUR)
$ 12.942,00 (ARS)
Cotações
$ 171.00 (USD)
$ 144.00 (EUR)
$ 12.942,00 (ARS)
4
José Paulo Moreira da Fonseca (Rio de Janeiro, 1922-2004)
12x22 cm./ 27x37 cm.
O.S.E.
1982
Bid
R$ 600,00 (BRL)
be the first to bid
Valor do lote
R$ 600,00 (BRL)
Cotações
$ 114.00 (USD)
$ 96.00 (EUR)
$ 8.628,00 (ARS)
Cotações
$ 114.00 (USD)
$ 96.00 (EUR)
$ 8.628,00 (ARS)
5
José Paulo Moreira da Fonseca (Rio de Janeiro, 1922-2004)
24x19 cm./44x39 cm.
O.S.T.
"O vento que vem a tarde", 1985.
1 bid
Bid
R$ 600,00 (BRL)
1 bid
Valor do lote
R$ 600,00 (BRL)
Cotações
$ 114.00 (USD)
$ 96.00 (EUR)
$ 8.628,00 (ARS)
Cotações
$ 114.00 (USD)
$ 96.00 (EUR)
$ 8.628,00 (ARS)
6
Virgílio Dias (Rio de janeiro, 1956)
40x30 cm./74x64 cm.
o.s.m.
"Glória"
Bid
R$ 900,00 (BRL)
be the first to bid
Valor do lote
R$ 900,00 (BRL)
Cotações
$ 171.00 (USD)
$ 144.00 (EUR)
$ 12.942,00 (ARS)
Cotações
$ 171.00 (USD)
$ 144.00 (EUR)
$ 12.942,00 (ARS)
7
BENIGNO ( José Benigno Ribeiro, 1955)
MED:50x68/68x86 CM.
O.S.E.
"Igreja de Nossa Senhora da Glória do Outeiro", 2005.
1 bid
Bid
R$ 1.200,00 (BRL)
1 bid
Valor do lote
R$ 1.200,00 (BRL)
Cotações
$ 228.00 (USD)
$ 192.00 (EUR)
$ 17.256,00 (ARS)
Cotações
$ 228.00 (USD)
$ 192.00 (EUR)
$ 17.256,00 (ARS)
10
SYLVIO PINTO ( Rio de Janeiro, RJ, 1918 - 1997)
33x41 cm. O.S.T.
Marinha, 1962
1 bid
Bid
R$ 1.200,00 (BRL)
1 bid
Valor do lote
R$ 1.200,00 (BRL)
Cotações
$ 228.00 (USD)
$ 192.00 (EUR)
$ 17.256,00 (ARS)
Cotações
$ 228.00 (USD)
$ 192.00 (EUR)
$ 17.256,00 (ARS)
11
SYLVIO PINTO ( Rio de Janeiro, RJ, 1918 - 1997)
oil on canvas, Plyex- Grumabacher.
40,6 x 50,8 cm. (Com moldura: 67x77 cm.)
Recanto, Ferro Velho, N.Y. 1987.
Bid
R$ 2.000,00 (BRL)
be the first to bid
Valor do lote
R$ 2.000,00 (BRL)
Cotações
$ 380.00 (USD)
$ 320.00 (EUR)
$ 28.760,00 (ARS)
Cotações
$ 380.00 (USD)
$ 320.00 (EUR)
$ 28.760,00 (ARS)
12
SYLVIO PINTO ( Rio de Janeiro, RJ, 1918 - 1997)
o.s.t. 65x55 cm. (Com moldura:87x77 cm.)
Palhaço, 1967
Bid
R$ 2.000,00 (BRL)
be the first to bid
Valor do lote
R$ 2.000,00 (BRL)
Cotações
$ 380.00 (USD)
$ 320.00 (EUR)
$ 28.760,00 (ARS)
Cotações
$ 380.00 (USD)
$ 320.00 (EUR)
$ 28.760,00 (ARS)
13
CASTAGNETO, Giovanni Battista Felice(Gênova, 1851 — Rio de Janeiro, 1.900)
20 x 14,5 cm/33x28 cm.
Desenho a nanquim
"Chalupa", ano 1.900.
Bid
R$ 3.000,00 (BRL)
be the first to bid
Valor do lote
R$ 3.000,00 (BRL)
Cotações
$ 570.00 (USD)
$ 480.00 (EUR)
$ 43.140,00 (ARS)
Cotações
$ 570.00 (USD)
$ 480.00 (EUR)
$ 43.140,00 (ARS)
14
INIMÁ DE PAULA (Itanhomi, MG 1918 — Belo Horizonte,1999)
27x20 cm. (Com moldura: 53x46 cm.)
Desenho original a grafite
Rio, 01/09/1951.
Figura masculina
Bid
R$ 3.500,00 (BRL)
be the first to bid
Valor do lote
R$ 3.500,00 (BRL)
Cotações
$ 665.00 (USD)
$ 560.00 (EUR)
$ 50.330,00 (ARS)
Cotações
$ 665.00 (USD)
$ 560.00 (EUR)
$ 50.330,00 (ARS)
15
INIMÁ DE PAULA (Itanhomi, MG 1918 — Belo Horizonte,1999)
27x20 cm. (Com moldura: 53x46 cm.)
Desenho original a grafite
Rio, 01/09/1951.
Figura feminina.
Bid
R$ 3.500,00 (BRL)
be the first to bid
Valor do lote
R$ 3.500,00 (BRL)
Cotações
$ 665.00 (USD)
$ 560.00 (EUR)
$ 50.330,00 (ARS)
Cotações
$ 665.00 (USD)
$ 560.00 (EUR)
$ 50.330,00 (ARS)
16
INIMA DE PAULA(Itanhomi MG 1918 - Belo Horizonte MG 1999)
"Lagoa do Bom Jesus", BH -1982
65 x 81 cm./ 105x121 cm.
Óleo sobre tela.
Bid
R$ 35.000,00 (BRL)
be the first to bid
Valor do lote
R$ 35.000,00 (BRL)
Cotações
$ 6,650.00 (USD)
$ 5,600.00 (EUR)
$ 503.300,00 (ARS)
Cotações
$ 6,650.00 (USD)
$ 5,600.00 (EUR)
$ 503.300,00 (ARS)
17
INIMA DE PAULA (Itanhomi MG 1918 - Belo Horizonte MG 1999)
Óleo sobre tela: FRENTE E VERSO.
Frente: paisagem/ Verso:modelo.
Medidas: 41 x 60 cm./ 81x101 cm.
Bid
R$ 15.000,00 (BRL)
be the first to bid
Valor do lote
R$ 15.000,00 (BRL)
Cotações
$ 2,850.00 (USD)
$ 2,400.00 (EUR)
$ 215.700,00 (ARS)
Cotações
$ 2,850.00 (USD)
$ 2,400.00 (EUR)
$ 215.700,00 (ARS)
21
SORENSEN, Carlos Haraldo (Bauru SP 1928 - Rio de Janeiro RJ 2008)
30X40 cm./ 44X55 cm.
O.S.E.
"Aldeia", década de 1990.
Bid
R$ 1.200,00 (BRL)
be the first to bid
Valor do lote
R$ 1.200,00 (BRL)
Cotações
$ 228.00 (USD)
$ 192.00 (EUR)
$ 17.256,00 (ARS)
Cotações
$ 228.00 (USD)
$ 192.00 (EUR)
$ 17.256,00 (ARS)
29
JUAREZ MACHADO
Óleo sobre cartão - 100 x 70 cm (124 x 95 com moldura) -
RIO, 2016
Assinado no canto inferior direito
Bid
R$ 18.000,00 (BRL)
be the first to bid
Valor do lote
R$ 18.000,00 (BRL)
Cotações
$ 3,420.00 (USD)
$ 2,880.00 (EUR)
$ 258.840,00 (ARS)
Cotações
$ 3,420.00 (USD)
$ 2,880.00 (EUR)
$ 258.840,00 (ARS)
30
JUAREZ MACHADO (Joinville, SC 1941)
38X39,5 cm./ 49x47 cm.
Técnica mista sobre papel, 1978
Certificado de autenticidade:5002/2020
Foto anexa.
Bid
R$ 5.000,00 (BRL)
be the first to bid
Valor do lote
R$ 5.000,00 (BRL)
Cotações
$ 950.00 (USD)
$ 800.00 (EUR)
$ 71.900,00 (ARS)
Cotações
$ 950.00 (USD)
$ 800.00 (EUR)
$ 71.900,00 (ARS)
31
JUAREZ MACHADO
Técnica mista sobre papel (Gouache e pastel oleoso)
Medidas: 90 x 60 cm / 111 x 80 cm.
1986 - Assinado e datado. - Reproduzido no livro 'Um Passeio pelo Mundo de Juarez Machado', Ed. Dom Quixote, pg. 154.
Bid
R$ 6.000,00 (BRL)
be the first to bid
Valor do lote
R$ 6.000,00 (BRL)
Cotações
$ 1,140.00 (USD)
$ 960.00 (EUR)
$ 86.280,00 (ARS)
Cotações
$ 1,140.00 (USD)
$ 960.00 (EUR)
$ 86.280,00 (ARS)
32
JUAREZ MACHADO
Técnica mista sobre papel (Gouache e Pastel oleoso).
Medidas:90 x 60 cm/ 111 x 77 cm
1986 - Assinado e datado. - Reproduzido no livro 'Um Passeio pelo Mundo de Juarez Machado', Ed. Dom Quixote, pg. 151.
Bid
R$ 6.000,00 (BRL)
be the first to bid
Valor do lote
R$ 6.000,00 (BRL)
Cotações
$ 1,140.00 (USD)
$ 960.00 (EUR)
$ 86.280,00 (ARS)
Cotações
$ 1,140.00 (USD)
$ 960.00 (EUR)
$ 86.280,00 (ARS)
33
JUAREZ MACHADO
79X100 CM/ 94x124 CM.
Técnica mista sobre papel, 1979
Certificado de autenticidade:5001/2020
Foto anexa.
Bid
R$ 7.500,00 (BRL)
be the first to bid
Valor do lote
R$ 7.500,00 (BRL)
Cotações
$ 1,425.00 (USD)
$ 1,200.00 (EUR)
$ 107.850,00 (ARS)
Cotações
$ 1,425.00 (USD)
$ 1,200.00 (EUR)
$ 107.850,00 (ARS)
34
JUAREZ MACHADO
100x70 CM/ 124x94 cm.
Técnica mista sobre papel, 1979
Certificado de autenticidade:5000/2020
Foto anexa.
Bid
R$ 7.500,00 (BRL)
be the first to bid
Valor do lote
R$ 7.500,00 (BRL)
Cotações
$ 1,425.00 (USD)
$ 1,200.00 (EUR)
$ 107.850,00 (ARS)
Cotações
$ 1,425.00 (USD)
$ 1,200.00 (EUR)
$ 107.850,00 (ARS)
38
CARLOS BRACHER (Juiz de Fora, 1940)
Óleo sobre tela.
med:100 x 100, o.s.t. (Com moldura:140x135 cm.)
"Casa dos Contos, Ouro Preto, MG"
Ilustra as luxuosas edições do livro “A Casa dos Contos de Ouro Preto Ensaio Histórico e Memória de sua Restauração” (2004), acompanham as duas edições do livro.
Sobre o artista. a ensaísta Ivanise Junqueira escreveu: "Céus de Bracher", no livro "Cheiros, Marcas e Rastros".
BIOGRAFIA: Pintor, desenhista, escultor, gravador. Frequenta a Sociedade de Belas Artes Antônio Parreiras, em Juiz de Fora, Minas Gerais, por volta de 1959. Entre 1965 e 1966, em Belo Horizonte, é aluno de Fayga Ostrower (1920-2001) na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estuda técnicas de mural e de mosaico com Inimá de Paula (1918-1999), na Escola Municipal de Belas Artes. Em 1967, recebe o prêmio de viagem ao exterior do Salão Nacional de Belas Artes (SNBA) do Rio de Janeiro. Vai para a Europa, fixa-se principalmente em Paris e Lisboa, estuda pintura e expõe em galerias locais. Retorna ao Brasil em meados de 1970 e reside em Ouro Preto, Minas Gerais. Em 1989, é realizada a exposição retrospectiva de seus 30 anos de trabalho, intitulada Pintura Sempre, em São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte. No ano seguinte, pinta uma série de quadros em homenagem ao centenário da morte do pintor holandês Vincent van Gogh (1853 - 1890), que é exposta em várias galerias e museus no Brasil e no exterior. São editados vários livros sobre sua obra, entre eles, Bracher, do crítico Olívio Tavares de Araújo, pela editora Métron, em 1989, e Bracher: Do Ouro ao Aço, pela editora Salamandra, em 1992.
Bid
R$ 9.000,00 (BRL)
be the first to bid
Valor do lote
R$ 9.000,00 (BRL)
Cotações
$ 1,710.00 (USD)
$ 1,440.00 (EUR)
$ 129.420,00 (ARS)
Cotações
$ 1,710.00 (USD)
$ 1,440.00 (EUR)
$ 129.420,00 (ARS)
39
GUIGNARD, Alberto da Veiga Guignard (Nova Friburgo, RJ 1896 - Belo Horizonte, MG, 1962).
Cristo
Medidas: 46 x 38 cm.
Com dedicatoria à Portinari, 1960. Assinado frente e verso.
Adquirido na Galeria Pinakotheke, com o Sr. Max Perlingeiro.
Bid
R$ 150.000,00 (BRL)
be the first to bid
Valor do lote
R$ 150.000,00 (BRL)
Cotações
$ 28,500.00 (USD)
$ 24,000.00 (EUR)
$ 2.157.000,00 (ARS)
Cotações
$ 28,500.00 (USD)
$ 24,000.00 (EUR)
$ 2.157.000,00 (ARS)
40
GUIGNARD, Alberto da Veiga Guignard (Nova Friburgo, RJ 1896 - Belo Horizonte, MG, 1962).
65x45 cm./ 115x95 cm.
FRENTE: Composição construtivista assinada em 1956.
VERSO: retrato de Konstantin Christoff (Strajitza, Bulgária 1923-Montes Claros, MG, 2011)
Óleo sobre madeira

TEXTO CRÍTICO:
Em 1943 na Escola Nacional de Belas Artes, sob o titulo de Grupo Guignard, o próprio Guignard orienta, Iberê Camargo e Waldemar Cordeiro.

Em 1944, já em Belo Horizonte, em seu curso livre na, hoje chamada, Escola Guignard, freqüentam suas aulas e absorvem suas idéias livres e progressistas, artistas como Amilcar de Castro, Lygia Clark e Farnese de Andrade.

Ou seja, importantíssimos movimentos da segunda metade do século XX, tem manifestos produzidos e assinados por grupos, dos quais compunham alunos de Guignard que, por seu temperamento e vastíssimo conhecimento artístico, de formação européia, estimulava-os à criação, à intuição e expressão. Gerando, além da inquietude, a possibilidade de criação de novas linguagens.

Certamente estamos diante de uma obra de cunho pessoal de Guignard. Uma obra única de sua coleção, marcada como maneira de propor, provocar e transitar à possibilidade do novo. Para melhor compreender essa obra, além de posicioná-la na época, faz-se necessário sua primaria desconstrução afim de perceber sua concepção construtiva. A obra trás elementos imperativos do concretismo, traços matemáticos e retos. O preenchimento dos espaços, se dá com cores que nos transportam a tons que visualizamos nas obras de outros artistas como: azuis em Lygia Clark, aos marrons em Iberê e aos pretos em Amilcar. O fator cromático também nos remete à época.

Essa obra não deve ser tratada como uma obra atípica e sim, como uma raridade. Trata-se de uma obra assinada por um grande artista que influenciou, nesta exata época artistas outros, que subscreveram movimentos transformadores na historia da arte brasileira. Ou seja trata-se de uma obra que, nenhum outro museu ou colecionador, poderá possuir. Desta forma torna-se, não a mais emblemática, mas a obra mais rara, o impar no conjunto da obra de Guignard.

Uma outa característica fundamental, além de estar reproduzida em livro, é o fato de que no verso do suporte, Guignard havia pintado uma clássica, lírica, de traços fluídicos e tintas liquefeitas, figura humana representando o artista búlgaro Konstantin Christoff.
Bid
R$ 280.000,00 (BRL)
be the first to bid
Valor do lote
R$ 280.000,00 (BRL)
Cotações
$ 53,200.00 (USD)
$ 44,800.00 (EUR)
$ 4.026.400,00 (ARS)
Cotações
$ 53,200.00 (USD)
$ 44,800.00 (EUR)
$ 4.026.400,00 (ARS)
41
Maria Helena Coelho Andrés (Belo Horizonte, MG, 1922).
Med.:80 x 57 cm. Com moldura:82x59 cm.
óleo sobre tela
"Madona Azul, 1967."
Maria Helena Coelho Andrés Ribeiro (Belo Horizonte, MG, 1922). Pintora, desenhista, ilustradora, escritora e professora. Estudou pintura com Carlos Chambelland, no Rio de Janeiro, entre 1940 e 1944, e com Guignard e Edith Behring na Escola do Parque, em Belo Horizonte, entre 1944 e 1947. Participa de diversas edições do Salão Nacional de Belas Artes - SNBA, do Salão Nacional de Arte Moderna - SNAM e da Bienal Internacional de São Paulo, entre 1946 e 1961. De 1950 a 1970, leciona pintura e desenho na Escola de Belas Artes de Belo Horizonte, na qual chega ocupar o corpo diretivo durante alguns anos. Em 1961, estuda na Arts Students League of New York [Liga dos Estudantes de Arte de Nova York], onde é aluna de Theodorus Stamos. Em meados da década de 1960, colabora com os jornais Diário de Minas e Estado de Minas, escrevendo sobre arte. Publica os livrosVivência e Arte, 1965, e Os Caminhos da Arte, 1977.Realiza várias viagens ao Oriente a partir da década de 1970, e conhece o Nepal, Tibete, Japão, Tailândia e Índia. Nessas ocasiões, participa de seminários e palestras. Em 1979, leciona desenho na Escola de Arte Kalakshetra e criatividade na Theosophical Society [Sociedade Teosófica], em Madras, Índia. Motivada por tais experiências, realiza um estudo comparativo sobre as culturas indiana e brasileira, publicado no livro Oriente-Ocidente: Integração de Culturas, em 1984. Leciona artes na Universidade Holística Internacional, de Brasília, em 1989. Ministra workshops no curso de formação holística de base. Publica o livro Maria Helena Andrés: Depoimentos, em 1998.Fonte:http://www.itaucultural.org.br
Bid
R$ 5.000,00 (BRL)
be the first to bid
Valor do lote
R$ 5.000,00 (BRL)
Cotações
$ 950.00 (USD)
$ 800.00 (EUR)
$ 71.900,00 (ARS)
Cotações
$ 950.00 (USD)
$ 800.00 (EUR)
$ 71.900,00 (ARS)
42
YARA TUPYNAMBÁ (Montes Claros, MG 1932)
Acrílica sobre tela.
med.:100 x 80 cm. (Sem moldura)
"Vaso de flor e livro de Anglada, 2009."
BIOGRAFIA: Yara Tupynambá Gordilho Santos (Montes Claros MG 1932). Pintora, gravadora, desenhista, muralista e professora. Tem seu primeiro emprego aos 17 anos de idade como concursada em datilografia, na Caixa Econômica Estadual. Lá permanece por dois anos e, por datilografar com agilidade, faz um acordo com o chefe e consegue mais tempo livre, o qual utiliza para desenhar. Inicia-se nos estudos de arte com Guignard (1896-1962), em 1950, em Belo Horizonte, além de estudar gravura com Misabel Pedrosa (1927), em 1954, e aperfeiçoar-se posteriormente com Oswaldo Goeldi (1895-1961), no Rio de Janeiro. Cursa a Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG e, em 1967, defende tese sobre Albert Dürer. No ano seguinte, passa lecionar gravura na mesma universidade. Dedica-se à gravura, especialmente sobre madeira, preferindo o preto e branco à gama de cores. Em telas a óleo pinta congados, cavalhadas e violeiros, temas referentes a sua adolescência, e as andanças pelo interior do estado de Minas Gerais. Ela mesma fabrica algumas tintas vinílicas. É convidada a fazer um mural sobre a inconfidência mineira na reitoria da UFMG, inaugurado em 1969, e posteriormente torna-se se diretora da Escola de Belas Artes da mesma universidade. Na década de 1970, realiza diversos murais para residências, estabelecimentos comerciais e órgãos públicos, como o Minas, do século XVII ao século XX , feito para a Assembléia Legislativa de Minas Gerais. Executa um mural na Igreja Matriz na cidade de Ferros, Minas Gerais, no qual retrata Adão e Eva nus, fato que causa polêmica, obrigando o prefeito a colocar a obra no seguro. Pesquisa as pinturas do século XVIII em igrejas de Ouro Preto e Sabará, produzindo desenhos realizados sobre arcas e baús, e retratando cenas da época e símbolos como brazões. Lidera o Atelier Vivo na Bienal Nacional de São Paulo, em 1974, onde mostra uma pesquisa realizada na área educacional e com estandartes. Recebe bolsa de estudos do Pratt Institute e viaja para Nova York (Estados Unidos). Retorna a Belo Horizonte e torna-se assessora cultural da Empresa Mineira de Turismo - Turminas, além de ser responsável pela implantação de um programa do Ministério do Trabalho para requalificação do artesanato no estado de Minas Gerais. Em 1992, recebe o título de Cidadã Honorária de Belo Horizonte do governo de Minas Gerais. É escolhida pela crítica diversas vezes como destaque das artes, além de homenageada com poemas, como fez Carlos Drummond de Andrade (1902 - 1987) ao escrever o poema Exposição sobre a artista. FONTE ITAU CULTURAL
ARTISTA CITADO NO LIVRO: "A escola Guignard: na cultura modernista de Minas, 1944-1962".
por Ivone Luzia Vieira, 1988
Bid
R$ 9.000,00 (BRL)
be the first to bid
Valor do lote
R$ 9.000,00 (BRL)
Cotações
$ 1,710.00 (USD)
$ 1,440.00 (EUR)
$ 129.420,00 (ARS)
Cotações
$ 1,710.00 (USD)
$ 1,440.00 (EUR)
$ 129.420,00 (ARS)
43
DI CAVALCANTI (Emiliano Augusto Cavalcanti de Albuquerque Melo, Rio de Janeiro, 1897 — 1976),
DESENHO ORIGINAL EM NANQUIM A BICO DE PENA
MEDIDA:16X13 CM.
CONSTA DE TEXTO NO VERSO: "Escola de Arte Dramática de São Paulo, segundo ano, Prêmio de História Paulo Villaça. ASSINADO: Alfredo Mesquita, São Paulo 16/12/1953."
CAPA DO LIVRO: " Retours ", Teatro de Alfredo Mesquita, Livraria José Olympio Editora, Rio de Janeiro, 1942, acompanha o livro.


EAD- ESCOLA DE ARTE DRAMÁTICA DE SÃO PAULO, Instituição fundada por ALFREDO MESQUITA (1907-1986), em São Paulo, em 1948, voltada para a formação de profissionais de teatro – especialmente atores. Estabelecendo-se como paradigma do ensino teatral nacional, a partir de então permanece sob a direção de seu fundador, até 1968. É em seguida incorporada à Universidade de São Paulo (USP) e sofre reformulações para adaptar-se às mudanças da sociedade e do teatro, sendo, até os anos 2010, uma das principais instituições de formação de atores no Brasil.
FONTE: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/instituicao444355/escola-de-arte-dramatica-ead

CITADO: No livro "História da Cena- Dicção e estilo- marca na Escola de Arte Dramática de São Paulo",por Maria José de Carvalho
(...) "Convite deALFREDO MESQUITA"
Em dezembro de 1950, Oswald de Andrade Filho, o Nonê, então na di- reção do Theatro Municipal, convocou a cantora para dirigir espetáculo coral sobre o Navio Negreiro, de Castro Alves. Apresentado duas vezes no Municipal e repetido no movimentado auditório do Museu de Arte Moderna de São Paulo (na rua Sete de Abril) em maio de 1951, o poema épico musicalizado constituiu o primeiro trabalho profissional de Maria José no teatro paulista. O “estudo de poesia-coral” era adaptação sua, sobre fundo musical e arranjos de Miguel Arqueróns, o maestro do Paulistano. Ela passou a alimentar, então, planos de cursar a ESCOLA DE ARTE DRAMÁTICA DE SÃO PAULO (EAD), inaugurada por ALFREDO MESQUITA em 1948. (...)"
História da CenaDicção e estilo por Maria José de Carvalho, marca na Escola de Arte Dramática de São Paulo

CITADO: No livro "O esplendor do Teatro", por Haydée Bittencourt, Imprensa Oficial SP-2010.

"TEATRO AMADOR E MODERNIZAÇÃO TEATRAL".
(...) "Nesse início da década de 1940, ALFREDO MESQUITA e Decio criaram dois grupos teatrais amadores: o Grupo de Teatro Experimental e o Grupo Universitário de Teatro (GUT). Candido acompanhou de perto as duas iniciativas e chegou a trabalhar como “ponto” em alguns espetáculos dirigidos por ALFREDO MESQUITA: “Eu fui ponto na Sombra do mal, de Lenormand, À quoi rêvent les jeunes-filles, de Musset, e outras” (Martins & Abranches, 1993, p. 125).
FONTE: http://jornal.usp.br/especial/revista-usp-118-dossie-5-antonio-candido-e-seus-escritos-sobre-teatro-brasileiro/
Bid
R$ 18.000,00 (BRL)
be the first to bid
Valor do lote
R$ 18.000,00 (BRL)
Cotações
$ 3,420.00 (USD)
$ 2,880.00 (EUR)
$ 258.840,00 (ARS)
Cotações
$ 3,420.00 (USD)
$ 2,880.00 (EUR)
$ 258.840,00 (ARS)
44
DI CAVALCANTI
60x73 cm.
Óleo sobre tela
Bahianas, 1967.
reproduzido no Catálogo da Sothebys- Sale Date: May 27, 1998
http://www.artnet.com/artists/emiliano-di-cavalcanti/10
Bid
R$ 600.000,00 (BRL)
be the first to bid
Valor do lote
R$ 600.000,00 (BRL)
Cotações
$ 114,000.00 (USD)
$ 96,000.00 (EUR)
$ 8.628.000,00 (ARS)
Cotações
$ 114,000.00 (USD)
$ 96,000.00 (EUR)
$ 8.628.000,00 (ARS)
45
FERNANDO P. (São Luís, Maranhão, 1915 - Rio de Janeiro, 2005)
AQUARELA - DÉCADA DE 1950.
61X42cm.
BIOGRAFIA:
Fernando Clóvis Pereira (São Luís, Maranhão, 1917 - Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005). Pintor. Estuda na Escola de Aprendizes Artífices em São Luís, Maranhão. Em 1939, muda-se para o Rio de Janeiro, onde é discípulo e ajudante de Santa Rosa (1909-1956). Em 1953, recebe o prêmio de viagem ao exterior, do Salão Nacional de Arte Moderna e viaja para Paris. Estuda na Academia André Lhote, faz curso livre de gravura na Académie Julian e de mosaico na Academia Gino Severino. É ajudante de Di Cavalcanti (1897-1976) na execução de numerosas obras.
FONTE: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa23109/fernando-p

(...) "Cultivou a paisagem e a figura humana, com traços fortes e colorido intenso. A partir de certa altura, sua produção foi muito influenciada por Di Cavalcanti, com quem trabalhou durante anos. Em sua cidade natal estudou na Escola de Aprendizes Artífices.
Em 1939, transferiu-se para o Rio de Janeiro, onde estudou com o artista Santa Rosa.
Teve diversas participações no Salão Nacional de Arte Moderna, entre 1952-65.
1953 – Salão Nacional de Arte Moderna, Rio de Janeiro, Prêmio de viagem ao estrangeiro. Viajou a Paris, onde estudou pintura com André Lhote, na Académie Julian. Aprendeu técnica de mosaico, na Academia Gino Severino.
Realizou alguns painéis, em locais como o antigo Banco do Estado da Guanabara e o Instituto Nacional do Câncer, ambos no Rio de Janeiro.
Realizou as seguintes exposições individuais:
1963 – Casa do Artista Plástico, São Paulo, SP; Museu de Arte de São Luis, MA.
1965 – Galeria Meira, Rio de Janeiro, RJ; Galeria Escala, Niterói, RJ.
1968 – Galeria KLM, São Paulo, SP.
1972 – Galeria de Arte da Aliança Francesa, Rio de Janeiro, RJ.
1975 – Studio 186, Rio de Janeiro, RJ.
1976 – Ateliê Galeria Santos, SP.
1976 – Galeria Signo, Rio de Janeiro, RJ.
1987 - Museu Histórico e Artístico, São Luís, MA
Participou, entre outras, das seguintes mostras coletivas:
1943 – Salão Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro, RJ.
1951 –1ª Bienal de São Paulo, SP."
Fonte: PONTUAL, Roberto. Dicionário das artes plásticas no Brasil. Civilização Brasileira, 1969.
Bid
R$ 1.500,00 (BRL)
be the first to bid
Valor do lote
R$ 1.500,00 (BRL)
Cotações
$ 285.00 (USD)
$ 240.00 (EUR)
$ 21.570,00 (ARS)
Cotações
$ 285.00 (USD)
$ 240.00 (EUR)
$ 21.570,00 (ARS)
47
WILDE LACERDA (Belo Horizonte MG 1929 - idem 1996)
55 x35 cm. óleo sobre eucatex. (Com moldura:75x55 cm.)
Ladeira de Santa Efigenia, Ouro Preto 1976
Reproduzido no catálogo do Leilão Vitor Braga-Rugendas , outono 2014.
BIOGRAFIA: Antes de iniciar a carreira artística, Wilde Damaso Lacerda trabalha como funileiro na oficina mecânica do irmão. Em 1946, recebe da prefeitura de Belo Horizonte uma bolsa de estudos para a Escola de Belas Artes de Belo Horizonte. Estuda pintura com Alberto da Veiga Guignard (1896-1962) e escultura com Franz Weissmann (1911-2005), tornando-se posteriormente assistente de ambos. Começa a expor em mostras coletivas no início da década de 1950. Atua como presidente da Associação Mineira de Artistas Plásticos - Amap. Em 1967, com a expansão da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais - EBA/UFMG, Lacerda é convidado a exercer atividade docente nesta instituição, tornando-se professor de escultura.
(...) "Antigo aluno de mestre Guignard e seu companheiro de jornadas, Wilde Damaso Lacerda é o discípulo que mais se aproxima do professor, de quem soube tão bem assimilar e transubstanciar a influência recebida, quer quanto à depuração técnica, ao aflorado lirismo virtual das linhas ou à espontânea ingenuidade no tratamento do tema, tão rico de variações".
Pierre Santos
CAVALCANTI, Carlos; AYALA, Walmir, org. Dicionário brasileiro de artistas plásticos. Apresentação de Maria Alice Barroso. Brasília: MEC/INL, 1973-1980. (Dicionários especializados, 5).
ARTISTA CITADO NO LIVRO: "A escola Guignard: na cultura modernista de Minas, 1944-1962".
por Ivone Luzia Vieira, 1988
Bid
R$ 2.200,00 (BRL)
be the first to bid
Valor do lote
R$ 2.200,00 (BRL)
Cotações
$ 418.00 (USD)
$ 352.00 (EUR)
$ 31.636,00 (ARS)
Cotações
$ 418.00 (USD)
$ 352.00 (EUR)
$ 31.636,00 (ARS)
51
FLEXOR, Samson (Soroca, Bessarábia, Rússia 1907 - São Paulo SP 1971)
Medidas: 50 x 70 cm.
Gouache sobre madeira
1954
Bid
R$ 180.000,00 (BRL)
be the first to bid
Valor do lote
R$ 180.000,00 (BRL)
Cotações
$ 34,200.00 (USD)
$ 28,800.00 (EUR)
$ 2.588.400,00 (ARS)
Cotações
$ 34,200.00 (USD)
$ 28,800.00 (EUR)
$ 2.588.400,00 (ARS)
Pagination
Contact
Phone: (35) 99948-4697
E-mail: suporte@iarremate.com
Where are we
Pça Ismael de Souza, 11, sala 9H - Estação
São Lourenço - MG
CEP: 37470-000
© iArremate - Portal de Arte (2013-2020) - powered by PPSW
All rights reserved. No part of this web page may be reproduced in any way or by any means without the prior written consent of iarremate.com.
The unauthorized use or copying of any content of this site, including user accounts or products offered will result in permanent account cancellation.