Quero me cadastrar
Se você ainda não está cadastrado, clique aqui para continuar.
Aloisio Cravo
Leiloeiro: Aloisio Cravo
Leilão Cândido Portinari
10 de Abril às 21:00h
Descrição
Temos o prazer de apresentar um leilão especial, composto exclusivamente por três óleos icônicos de Cândido Portinari. Parte do espólio do Sr. Manuel Antonio Mendes André, colecionador, amigo pessoal e grande admirador de Portinari, as obras remetem a temas de grande significado para o artista e para a arte brasileira.

Cada uma das obras tem, em sua singularidade, importância estética e forte referência social, exaltadas pelo envolvimento do artista com as questões políticas da época.

A obra “O Galo”, de forte simbolismo universal, marca presença na poética de Portinari. Sempre de forma absoluta e solitária, a temática surge nas lembranças da infância do artista. Desafiadores e imponentes, os galos são abordados em mais de quarenta obras ao longo de sua jornada.

Já “o Cangaceiro”, tão marcante na história do Nordeste no início do século XX, impressiona fortemente o imaginário mítico nacional. Apesar da violência, ferocidade e dubiedade recorrente dos membros do cangaço, sua figura se enraizou no imaginário brasileiro pela aura de ousadia, força e resistência dos homens do sertão. Grandes escritores como Guimarães Rosa se dedicaram extensamente ao tema e escritores de Cordel narraram feitos dos cangaceiros por todo o Nordeste.

“A Coluna Prestes”, por sua vez, refere-se a outro marcante episódio da história do Brasil. Nas primeiras décadas do século XX, a ação inusitada tornou inevitável a interpretação de Portinari, que na época manifestava seu interesse e envolvimento político. Hoje, a obra nos permite revisitar o episódio com a devida poética e perspectiva histórica.
Este leilão já está encerrado e seus lotes não estão mais disponíveis para consulta.Este leilão já está encerrado e seus lotes não estão mais disponíveis para consulta.

Institutos

apóiam