Utilizamos cookies para melhorar a experiência do utilizador, personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o tráfego nos websites.
Partilhamos informações com os nossos parceiros de redes sociais, de publicidade e de análise, que as podem combinar com outras informações que lhes forneceu ou recolhidas por estes a partir da utilização daqueles serviços.
Ao navegar neste site eu estou de acordo com a Política de Cookies e a Política de Privacidade. Consultar detalhes
DUQUE DE CAXIAS
Assinado Irmãos Mueller - Curitiba
busto em bronze
Patrono do Exército Brasileiro o antes Marques de Caxias que mais tarde torna-se o Duque de Caxias, sendo o único homem a receber este titulo no governo de D. PEDRO II, já neste período marechal do exército e MINISTRO DA GUERRA DO BRASIL.
Medidas: 45 x 19 x 13 cm.
Fundição Mueller
Em 1843 nasce na Suíça Gottlieb Mueller. Aos 25 anos, Müller emigra para o Brasil, mais especificamente para a cidade de São Francisco do Sul, no litoral catarinense. No ano seguinte, casa-se em Joinville com Ana Maria Baumer, cuja família residia ali há muitos anos. Em 1877 muda-se para Curitiba com a família. Tinha então sete filhos: Rudolpho, Oscar, João, Adolpho, Alfredo, Ana, Sofia e Maria. Em 1878, instala uma oficina de ferraria em um terreno situado na saída da cidade, entre a estrada da Graciosa (atual Avenida Cândido de Abreu) e a estrada do Assungui (atual Rua Mateus Leme). Toda a família comemorou a fundação da sua pequena indústria.
Com uma bigorna e um fole de mão, Gottlieb Mueller reparava e recolocava peças nos carroções que transportavam todo tipo de mercadoria. Sendo ponto obrigatório de parada no final do século XIX, a ferraria tornou-se um negócio próspero. Juntamente com a oficina, Mueller aliou à parte mecânica um forno para fundição que forneceria serviços de tornearia e usinagens. Aos poucos, novas máquinas foram sendo adquiridas e a fundição impulsionava o desenvolvimento de outras empresas da época, como os engenhos de mate e serrarias.
Não querendo mais viver como estrangeiro, em 18 de janeiro de 1883, Mueller firmou uma carta imperial e tornou-se cidadão brasileiro. No mesmo ano foi nomeado pelo governo provincial Segundo Suplente de Delegado de Polícia, participando ativamente da vida política. Seis anos depois, em 1889, recebeu do governo imperial uma valiosa espada e a patente de Capitão da Guarda Nacional por serviços prestados à sua pátria adotiva.
Além da vida política, sua vida nos negócios era intensa, pois iniciou contato com várias empresas européias visando à implantação de máquinas, locomotivas e outros artigos de ferro. Dessa forma, foi aperfeiçoando sua indústria. O jornal O Estado do Paraná, no ano de 1978, publica uma matéria atribuindo a Gottlieb o papel de precursor da Previdência Social, já que havia criado a Caixa Mútua, que proporcionava aos funcionários e operários de sua empresa assistência médica e dentária, remédios a preço de custo, empréstimos, auxílio funeral e outras vantagens, mediante um pequeno desconto da folha do operário, ficando o restante a cargo da empresa. Mesmo antes de surgirem leis de proteção ao trabalhador, Mueller já pagava férias e remunerava os aprendizes menores e os operários não qualificados. [1]
Seus filhos, antes de serem seus sócios, foram seus operários. Casaram-se e constituíram família, alguns deles, inclusive, já haviam se formado em Engenharia na Europa. Rudolpho e Oscar, os filhos mais velhos, e o genro, Guilherme Lindroth, foram admitidos como sócios e a firma foi organizada sob o nome de “Mueller e filhos”.
Em 1902 falece Gottlieb Mueller, porém seus filhos e demais membros da família prosseguem suas atividades até 1909, quando a sociedade é reorganizada, mudando a razão social da firma para “Mueller Irmãos Ltda.” e é como este nome que os jornais de comércio e as propagandas anunciam a empresa no início do século XX.
Durante a Primeira Grande Guerra, a empresa cooperou com o exército nacional, somando-se ao esforço bélico [2]. A indústria foi visitada e os técnicos militares verificaram que estava em condições de produzir granadas em grande quantidade na fundição.
Após a guerra, grandes investimentos são feitos no parque fabril. Entretanto esse período pós guerra também é marcado por sucessivas mortes: em 1927 morre Oscar Charles Mueller, diretor de Importação da empresa na Europa; nos anos de 1935 e 1936 falecem Alfredo Mueller e o engenheiro Adolpho Mueller, restando apenas os sócios Rudolpho e João, que vieram a falecer nos anos de 1939 e 1943, respectivamente. Apesar dessas perdas, a empresa continuou diversificando e aumentando sua linha de produção.
Na comemoração dos 70 anos de existência, em 1948, a fundição contava com 400 funcionários, quatro fornos de ferro e um de aço, sendo os dirigentes os netos do pioneiro Gottlieb, Edmundo Lindroth e Armin Mueller. Dois antigos funcionários chegaram ao cargo de direção: João Delitsch e Alfredo Woellner. Cinco anos mais tarde, a comemoração do 75º aniversário da empresa enalteceu a figura de Gottlieb Mueller por seu pioneirismo na indústria paranaense, bem como na previdência do Brasil. Com 90 anos de existência, a empresa possuía uma sociedade composta pelos netos do velho Mueller: Armin Mueller, Edmundo Lindroth, Egon Mueller, Orlando Mueller e outros colaboradores da empresa. Comemorou-se também o novo complexo, que visava melhorar as condições de produção em diversas seções. Com a matriz localizada na Rua Mateus Leme (com uma área de 13000m2) e uma filial no Pinheirinho (com área de 15000m2), no ano de 1973 a empresa possuía mais de 600 funcionários e seus produtos estampavam a marca Marumby.
A família Müeller administrou a empresa até a década de 1970, quando, devido a problemas financeiros, vendeu a empresa. Nesta época a empresa contava com uma fábrica de fogões no Rio Grande do Sul e uma Usina de Ferro próximo a Rio Branco do Sul, além de fábricas em Curitiba. Tinha uma produção em torno de 1000 toneladas de ferro lingotado de alta qualidade, máquinas, equipamentos, bombas hidráulicas, fogões, peças de ferro fundido, aço, carbono e manganês e de metais não ferrosos e pregos.
A nova fase da empresa acabou por desativar o prédio localizado na Rua Mateus Leme, que em 1978 foi comprado por dois empresários, Salomão Soifer e Milton Gurtensten. Em uma entrevista concedida ao Jornal do Estado, no ano de 2003, a historiadora Tatiana Marchetti afirma que “[...] o ambiente industrial já não combinava com a região, que estava se modernizando.” [3] Vislumbrando o potencial do prédio de abrigar um shopping, iniciaram as obras em 1981, mantendo algumas características originais. Em 1983, os novos proprietários inauguraram o shopping, tornando-se o primeiro de Curitiba, e cujo nome foi o mesmo do pioneiro da fundição, Mueller. A escolha do nome se deu pela força da tradição que a antiga fundição possuía, cuja localização era conhecida por todos na cidade
ª. As obras que componentes do presente LEILÃO, foram cuidadosamente descritas pelos organizadores que solidários aos proprietários das mesmas responsabilizam por tais descrições.
2ª. Por se tratarem de objetos, pinturas e peças antigas, todos os lotes são vendidos no estado de conservação em que se encontram. Assim recomendamos prévio e detalhado exame por parte dos interessados e/ou peritos designados antes da arrematação em pregão. Apos o arremate alegações quanto ao estado do lote, não servirão para descumprir compromisso firmado de acordo com o Art. 39 do Decreto 21.981/32.
3ª. A Galeria Paiva Frade, aconselha detido exame antes da arrematação, devendo para tal os interessados levar peritos de sua confiança a fim de examinar a genuinidade, condição e a autenticidade das obras.
4ª. Eventualmente, ocorrendo algum engano relacionado as descrições, atestado mediante dois laudos assinados por peritos idôneos e de reconhecimento acadêmico, dentro do prazo de cinco dias, a arrematação será desfeita, sem prejuízo de nenhuma das partes. Findo este prazo, o arrematante se dará por plenamente satisfeito e não mais caberá quaisquer reclamação, considerando-se a arrematação como plena e definitiva.
5ª. Os objetos e obras estrangeiras serão, sem exceção, sempre apregoados como Atribuídos. Abdicando desde já, o arrematante, ao direito de qualquer contestação, afirmando sua plena e satisfeita aceitação destes termos.
6ª. Declara o arrematante, que apos acurada analise e observação das descrições e imagens dos objetos ora arrematados encontram-se em perfeita consonância com a descrição, não possuindo vícios.
7ª. A(s) obra(s) arrematada(s) será(ao) acrescida(s) da comissão do leiloeiro oficial, que é de 5% (cinco por cento) e, deve(m) ser retirada(s) no dia imediato ao leilão, na sede da Galeria Paiva Frade. No caso de arrematação pela internet o valor do(s) lote(s) arrematado(s), acrescido(s) da comissão do leiloeiro deverão ser depositados em até três dias. Assim que o valor estiver compensado o organizador disponibilizará a liberação total do arremate para que, por conta e risco do arrematante, a transportadora de sua preferência faça a retirada dos bens. O não cumprimento do prazo previsto, faculta ao Leiloeiro dar por desfeita a venda e, por via de EXECUÇÃO JUDICIAL, cobrar sua comissão e a dos organizadores.
8ª. O Leiloeiro e Organizadores são meros mandatários, não se responsabilizando, pela origem, procedência, validade, evicção, pagamentos a terceiros, vícios ocultos ou existência de impedimentos ou ônus sobre os bens ora em Leilão, nem tampouco por registros legais ou por pagamento de impostos/tributos referentes à mercadoria (tais como ICMS, etc). As obras apregoadas são de propriedade de terceiros que se responsabilizam, por si e seus sucessores, e a quem for de interesse, pela autenticidade, procedência, documentação.
9ª. Em forma de CORTESIA, o leiloeiro, gratuitamente disponibiliza o uso de um serviço de arrematação via Internet e/ou telefone. Precavendo deste já, que estes sistemas são passíveis de falhas técnicas, atrasos e intempéries. E que a decisão por utilizar estes meios e exclusivamente do cliente sem solidariedade, danos, e obrigações legais por parte do leiloeiro.
10ª LANCES VIA INTERNET: O arrematante poderá efetuar lances automáticos, de tal maneira que, se outro arrematante cobrir sua oferta, o sistema automaticamente gerará um novo lance para aquele arrematante, acrescido do incremento mínimo, até o limite máximo estabelecido pelo arrematante. Os lances automáticos ficarão registrados no sistema com a data e hora em que forem feitos. Os lances ofertados são IRREVOGÁVEIS e IRRETRATÁVEIS. O arrematante é responsável por todos os lances feitos em seu nome, pelo que os lances não podem ser anulados e/ou cancelados em nenhuma hipótese.
11ª Em caso de empate entre arrematantes que efetivaram lances no mesmo lote e de mesmo valor, prevalecerá vencedor aquele que lançou primeiro (data e hora do registro do lance no site), devendo ser considerado inclusive que o lance fica registrado na data e hora em que foi feito. Para desempate, o lance automático prevalecerá sobre o lance manual.
12ª. Arrematantes com pendências em outros leilões terão suas cartelas bloqueadas e não poderão licitar.
13ª. Em cada lote a arrematação é validada pela aceitação deste termo, valendo como aceite e compromisso de compra, ou seja apos a arrematação NÃO MAIS SERÃO ADMITIDAS DESISTÊNCIAS sob qualquer alegação, salvo no parágrafo 4ª.
14ª. A liquidação será sempre em moeda nacional.
15ª. Em caso de litígio prevalece a decisão do Leiloeiro.
16ª. Para os arrematantes de outras localidades impossibilitados de retirar os lotes no local, a titulo de CORTESIA providenciamos a embalagem e despacho, por ocorrerá por conta e risco do arrematante e, na transportadora por ele indicada. Quando pelos Correios todo envio será postado com seguro contra extravio atendo-se aos limites de valores dos Correios. Leiloeiro e organização, se eximem de qualquer responsabilidade ou obrigação relativa a possíveis danos no ato do transporte.
17ª. O descumprimento destas condições pelo arrematante resultará na impossibilidade do mesmo alegar qualquer fim de direito, ficando eleito o foro da comarca de São Lourenço, MG, renunciando a qualquer outro, por mais privilegiado que seja, para dirimir quaisquer dúvidas oriundas do Leilão.
Utilize o Lance Automático para garantir que o lote seja seu, pelo menor preço possível, até o máximo que você está disposto à pagar.
Por exemplo: um lote com o valor base em R$ 1.000,00, você pode dar um Lance Automático de R$ 3.000,00. O sistema manterá a sua cobertura da base em R$ 1.000,00 e irá aguardar. Caso alguém dê um lance de R$ 1.100,00, o sistema fará automaticamente um lance em seu nome, cobrindo o outro cliente, mantendo você como ganhador. Esse processo se repete até que o valor do lote atinja o limite que você indicou. Caso isso ocorra, nós o avisaremos que seu Lance Automático foi coberto. Você saberá por e-mail o valor do lote até o momento e poderá voltar ao site para aumentar o seu limite. Você também poderá alterar o seu limite máximo à qualquer momento enquanto ainda for o vencedor do lote.
A pedido da galeria, este leilão está disponível somente para consulta de valores e lances por telefone.
O(s) telefone(s) exibidos em cada lote são para contato com a própria galeria sobre este leilão.
Ligue e informe o lote que está interessado, o atentende terá o maior prazer em lhe passar maiores informações.
A pedido da galeria, os valores deste leilão estão disponíveis somente para clientes aprovados pela própria galeria.
Entre com seu usuário e sua senha e clique em "minha conta". No menu à esquerda, selecione "minhas galerias" e marque esta galeria.
Ou então, acima do catálogo nesta página está uma caixa onde é possível solicitar sua aprovação.
Em até 24 horas você será avisado pela galeria e poderá lançar normalmente.
A pedido da galeria, os lances neste leilão estão disponíveis somente para clientes aprovados pela própria galeria.
Entre com seu usuário e sua senha e clique em "minha conta". No menu à esquerda, selecione "minhas galerias" e marque esta galeria.
Ou então, acima do catálogo nesta página está uma caixa onde é possível solicitar sua aprovação.
Em até 24 horas você será avisado pela galeria e poderá lançar normalmente.
Seu cadastro ainda está em análise por esta galeria. Caso queira agilizar o processo, entre em contato pelos telefones da própria galeria localizados nesta página na sessão "Contato".