Utilizamos cookies para melhorar a experiência do utilizador, personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o tráfego nos websites.
Partilhamos informações com os nossos parceiros de redes sociais, de publicidade e de análise, que as podem combinar com outras informações que lhes forneceu ou recolhidas por estes a partir da utilização daqueles serviços.
Ao navegar neste site eu estou de acordo com a Política de Cookies e a Política de Privacidade. Consultar detalhes



JUAREZ MACHADO
"MASCARADA- No banco de trás", 1974.
Assinado no C.S.E.
Med: 70 X 100 cm./ 73 x 103 cm.
Sobre Juarez Machado
Nasceu em Joinville 1941.
Em seu imaginário, certamente tem como primeira de seus pais, D. Leonora, pintora de leques e João Machado, viajante, fotógrafo, colecionador de antiguidades, restaurador de relógios. Os tecidos coloridos, o relógio, a bicicleta e as mulheres em cores intensas são elementos fazem parte do imaginário na obra de Juarez.
Em 1958, trabalhou no Laboratório Catarinense desenhando rótulos, embalagens de remédios.
Na década de 1960 estudou na Escola de Belas Artes em Curitiba, onde trabalhou na TV Paraná produzindo cenários.
Em 1965, no Rio de Janeiro, trabalhou como chargista e cartunista nos principais jornais e revistas do país, desenhou para Oscar Niemeyer, fez cenários para peças teatrais e shows musicais, publicou livros infantis de imagens sem texto que receberam prêmios no Brasil e exterior e fez amigos como Ziraldo, Mielle, Millôr Fernandes, Sergio Rodrigues, Jaguar, Henfil, Zanini...
Por mais de vinte anos trabalhou nos núcleos de criação e humor, ao lado de Chico Anysio e Jô Soares, na Rede Globo. Foi responsável por vinhetas e aberturas de “Faça Humor não Faça Guerra” e “Balança, mas não cai”, “Balão Mágico”...
Fez parte da produção de videoclipes de Elis Regina, Roberto Carlos, Raul Seixas, entre outros.
Em 1967 Participou da 9ª Bienal Internacional de São Paulo, na Fundação Bienal
Seu auge televisivo foi na década de 1970, quando inovou com um personagem mímico que interagia com seus próprios desenhos no “Fantástico”. Popularizou no país inteiro com essas performances, que invariavelmente terminavam com o mímico desenhando uma linha de trem, passarela ou trilha de pegadas, por onde ele caminhava até desaparecer e, foi nele que inspiramos a vinheta de abertura dos vídeos da Galeria Paiva Frade.
Na década de 1980, montou atelier na Rua das Abbesses em Montmartre, Paris, mas também mantém residência e atelier em Joinville e em Copacabana no Rio de Janeiro.
Em 1988 em Paris expôs na mostra Châteaux Bordeaux no Centro Georges Pompidou
A pintura de Juarez, foi fonte de inspiração ao premiado filme “Le fabuleux destin d’Amélie Poulain”, do diretor francês Jean-Pierre Jeunet.
Em 2014, inaugurou, em Joinville/SC, o Instituto Internacional Juarez Machado.
Em 2015, para comemorar um ano da existência do Instituto, realizou uma exposição em Curitiba onde reuniu 200 obras.
Pioneiro do desenho de humor na televisão brasileira, Juarez inovou ao deixar o caminho acadêmico dos Salões e partir para exibição de seu trabalho, através da TV para a grande massa. Hoje, é reconhecido como um dos mais importantes e influentes artistas brasileiros, com obras em museus, galerias, coleções particulares, e espaços públicos.
“Eu trabalho muito com o deboche, o humor é uma forma crítica que provoca e diverte...”.
Principais Exposições
1979 - Curitiba PR - Individual, no Museu Guido Viaro
1981 - Nova York (Estados Unidos) - Individual, na Zoma Gallery
1982 - Rio de Janeiro RJ - Individual, na Galeria Bonino
1982 - Premontrés (França) - Individual, no Centro Cultural
1983 - Strasbourg (França) - Individual, na Galerie du Sagittaire
1987 - Paris (França) - Individual, na Galerie Debret
1990 - Lisboa (Portugal) - Individual, na Galeria Alfa-Mixta
1991 - Paris (França) - Individual, na Galerie L'Entrée des Artistes
1991 - Montevidéu (Uruguai) - Individual, na Galeria Latina
1991 - Roma (Itália) - Individual, na Galeria Cândido Portinari
1991 - Paris (França) - Individual, na Galeria Inter Art
Alguna Salões:
1961 - Curitiba PR - 13º Salão da Primavera - menção honrosa
1962 - Curitiba PR - 14º Salão da Primavera - medalha de bronze
1963 - Curitiba PR - 15º Salão da Primavera - medalha de prata
1963 - Curitiba PR - 20º Salão Paranaense de Belas Artes, na Biblioteca Pública do Paraná - menção honrosa
1963 - Porto Alegre RS - Salão Cidade de Porto Alegre - 1º prêmio
1964 - Curitiba PR - 16º Salão da Primavera - medalha de ouro
1964 - Curitiba PR - 21º Salão Paranaense de Belas Artes, na Biblioteca Pública do Paraná
1965 - Curitiba PR - 22º Salão Paranaense de Belas Artes, na Biblioteca Pública do Paraná - prêmio aquisição
1966 - Curitiba PR - 23º Salão Paranaense de Belas Artes, na Biblioteca Pública do Paraná
1967 - São Paulo SP - 9ª Bienal Internacional de São Paulo, na Fundação Bienal
1978 - São Paulo SP - 1ª Mostra do Móvel e do Objeto Inusitado, no Paço das Artes
1982 - Penápolis SP - 5º Salão de Artes Plásticas da Noroeste, na Fundação Educacional de Penápolis. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Penápolis
1986 - Curitiba PR – Tradição / Contradição, no Museu de Arte Contemporânea
1987 - Curitiba PR - Retrospectiva Quatro Artistas da Geração 60, no Museu de Arte Contemporânea
1988 - Paris (França) - Châteaux Bordeaux, no Centro Georges Pompidou
1990 - Joinville SC - Retrospectvia, no Museu de Arte Contemporânea de Joinville
1991 - Curitiba PR - Museu Municipal de Arte: acervo, no Museu Municipal de Arte
1996 - Porto Alegre RS - Arte na América Latina: 100 Anos de Produção, no Instituto Estadual de Artes Plásticas da UFRGS
1996 - São Paulo SP - Mostra do Acervo, na Sudameris Galeria
1997 - Curitiba PR - Guido Viaro, 100 Anos: Interpretação 97, na MAP
1998 - Curitiba PR - Arte Paranaense: movimento de renovação, no Conjunto Cultural da Caixa
1998 - São Paulo SP - Impressões: a arte da gravura brasileira, no Espaço Cultural Banespa-Paulista
2001 - São Paulo SP - 8º Salão na A Hebraica
As obras que componentes do presente LEILÃO, foram cuidadosamente descritas pelos organizadores que solidários aos proprietários das mesmas responsabilizam por tais descrições.
2ª. Por se tratarem de objetos, pinturas e peças antigas, todos os lotes são vendidos no estado de conservação em que se encontram. Assim recomendamos prévio e detalhado exame por parte dos interessados e/ou peritos designados antes da arrematação em pregão. Apos o arremate alegações quanto ao estado do lote, não servirão para descumprir compromisso firmado de acordo com o Art. 39 do Decreto 21.981/32.
3ª. A Galeria Paiva Frade, aconselha detido exame antes da arrematação, devendo para tal os interessados levar peritos de sua confiança a fim de examinar a genuinidade, condição e a autenticidade das obras.
4ª. Eventualmente, ocorrendo algum engano relacionado as descrições, atestado mediante dois laudos assinados por peritos idôneos e de reconhecimento acadêmico, dentro do prazo de cinco dias, a arrematação será desfeita, sem prejuízo de nenhuma das partes. Findo este prazo, o arrematante se dará por plenamente satisfeito e não mais caberá quaisquer reclamação, considerando-se a arrematação como plena e definitiva.
5ª. Os objetos e obras estrangeiras serão, sem exceção, sempre apregoados como Atribuídos. Abdicando desde já, o arrematante, ao direito de qualquer contestação, afirmando sua plena e satisfeita aceitação destes termos.
6ª. Declara o arrematante, que apos acurada analise e observação das descrições e imagens dos objetos ora arrematados encontram-se em perfeita consonância com a descrição, não possuindo vícios.
7ª. A(s) obra(s) arrematada(s) será(ao) acrescida(s) da comissão do leiloeiro oficial, que é de 5% (cinco por cento) e, deve(m) ser retirada(s) no dia imediato ao leilão, na sede da Galeria Paiva Frade. No caso de arrematação pela internet o valor do(s) lote(s) arrematado(s), acrescido(s) da comissão do leiloeiro deverão ser depositados em até três dias. Assim que o valor estiver compensado o organizador disponibilizará a liberação total do arremate para que, por conta e risco do arrematante, a transportadora de sua preferência faça a retirada dos bens. O não cumprimento do prazo previsto, faculta ao Leiloeiro dar por desfeita a venda e, por via de EXECUÇÃO JUDICIAL, cobrar sua comissão e a dos organizadores.
8ª. O Leiloeiro e Organizadores são meros mandatários, não se responsabilizando, pela origem, procedência, validade, evicção, pagamentos a terceiros, vícios ocultos ou existência de impedimentos ou ônus sobre os bens ora em Leilão, nem tampouco por registros legais ou por pagamento de impostos/tributos referentes à mercadoria (tais como ICMS, etc). As obras apregoadas são de propriedade de terceiros que se responsabilizam, por si e seus sucessores, e a quem for de interesse, pela autenticidade, procedência, documentação.
9ª. Em forma de CORTESIA, o leiloeiro, gratuitamente disponibiliza o uso de um serviço de arrematação via Internet e/ou telefone. Precavendo deste já, que estes sistemas são passíveis de falhas técnicas, atrasos e intempéries. E que a decisão por utilizar estes meios e exclusivamente do cliente sem solidariedade, danos, e obrigações legais por parte do leiloeiro.
10ª LANCES VIA INTERNET: O arrematante poderá efetuar lances automáticos, de tal maneira que, se outro arrematante cobrir sua oferta, o sistema automaticamente gerará um novo lance para aquele arrematante, acrescido do incremento mínimo, até o limite máximo estabelecido pelo arrematante. Os lances automáticos ficarão registrados no sistema com a data e hora em que forem feitos. Os lances ofertados são IRREVOGÁVEIS e IRRETRATÁVEIS. O arrematante é responsável por todos os lances feitos em seu nome, pelo que os lances não podem ser anulados e/ou cancelados em nenhuma hipótese.
11ª Em caso de empate entre arrematantes que efetivaram lances no mesmo lote e de mesmo valor, prevalecerá vencedor aquele que lançou primeiro (data e hora do registro do lance no site), devendo ser considerado inclusive que o lance fica registrado na data e hora em que foi feito. Para desempate, o lance automático prevalecerá sobre o lance manual.
12ª. Arrematantes com pendências em outros leilões terão suas cartelas bloqueadas e não poderão licitar.
13ª. Em cada lote a arrematação é validada pela aceitação deste termo, valendo como aceite e compromisso de compra, ou seja apos a arrematação NÃO MAIS SERÃO ADMITIDAS DESISTÊNCIAS sob qualquer alegação, salvo no parágrafo 4ª.
14ª. A liquidação será sempre em moeda nacional.
15ª. Em caso de litígio prevalece a decisão do Leiloeiro.
16ª. Para os arrematantes de outras localidades impossibilitados de retirar os lotes no local, a titulo de CORTESIA providenciamos a embalagem e despacho, por ocorrerá por conta e risco do arrematante e, na transportadora por ele indicada. Quando pelos Correios todo envio será postado com seguro contra extravio atendo-se aos limites de valores dos Correios. Leiloeiro e organização, se eximem de qualquer responsabilidade ou obrigação relativa a possíveis danos no ato do transporte.
17ª. O descumprimento destas condições pelo arrematante resultará na impossibilidade do mesmo alegar qualquer fim de direito, ficando eleito o foro da comarca de São Lourenço, MG, renunciando a qualquer outro, por mais privilegiado que seja, para dirimir quaisquer dúvidas oriundas do Leilão.
Utilize o Lance Automático para garantir que o lote seja seu, pelo menor preço possível, até o máximo que você está disposto à pagar.
Por exemplo: um lote com o valor base em R$ 1.000,00, você pode dar um Lance Automático de R$ 3.000,00. O sistema manterá a sua cobertura da base em R$ 1.000,00 e irá aguardar. Caso alguém dê um lance de R$ 1.100,00, o sistema fará automaticamente um lance em seu nome, cobrindo o outro cliente, mantendo você como ganhador. Esse processo se repete até que o valor do lote atinja o limite que você indicou. Caso isso ocorra, nós o avisaremos que seu Lance Automático foi coberto. Você saberá por e-mail o valor do lote até o momento e poderá voltar ao site para aumentar o seu limite. Você também poderá alterar o seu limite máximo à qualquer momento enquanto ainda for o vencedor do lote.
A pedido da galeria, este leilão está disponível somente para consulta de valores e lances por telefone.
O(s) telefone(s) exibidos em cada lote são para contato com a própria galeria sobre este leilão.
Ligue e informe o lote que está interessado, o atentende terá o maior prazer em lhe passar maiores informações.
A pedido da galeria, os valores deste leilão estão disponíveis somente para clientes aprovados pela própria galeria.
Entre com seu usuário e sua senha e clique em "minha conta". No menu à esquerda, selecione "minhas galerias" e marque esta galeria.
Ou então, acima do catálogo nesta página está uma caixa onde é possível solicitar sua aprovação.
Em até 24 horas você será avisado pela galeria e poderá lançar normalmente.
A pedido da galeria, os lances neste leilão estão disponíveis somente para clientes aprovados pela própria galeria.
Entre com seu usuário e sua senha e clique em "minha conta". No menu à esquerda, selecione "minhas galerias" e marque esta galeria.
Ou então, acima do catálogo nesta página está uma caixa onde é possível solicitar sua aprovação.
Em até 24 horas você será avisado pela galeria e poderá lançar normalmente.
Seu cadastro ainda está em análise por esta galeria. Caso queira agilizar o processo, entre em contato pelos telefones da própria galeria localizados nesta página na sessão "Contato".













