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Gallery Villa Antica
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1
2
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6
Paliteiro de prata portuguesa repuxada cinzelada figura feminina portando taça. Base triangular
sobre três pés em forma de cabeças de peixe. 22,5 cm de altura. Contraste da cidade do Porto
em uso na segunda metade do séc. XIX.
10
Grande resplendor de prata repuxada e cinzelada, na parte central cruz de Malta entre círculos
e 13 raios solares. 36 cm de diâmetro. Sem contraste. Provavelmente Brasil, séc. XIX.
12
Rosácea de madeira com vestígios de douração.
55 cm de diâmetro.
Brasil, séc. XVIII.
28
Turíbulo de prata repuxada e cinzelada, decorado com flores e folhas de acanto, encimado por pinha.
30 cm de altura. Contraste da cidade do Porto e do prateiro prejudicados na leitura. Portugal, séc. XIX.
33
Cumieira de telhado de cerâmica vitrificada monocrômica verde em formato de peixe, base de madeira.
34 cm de altura.
China, Ming (1368-1643).
38
Par de travessas fundas, de prata repuxada e cinzelada, ovalada borda ornamentada por elementos
vegetais repetitivos. 45 x 32 cm. Em uma delas marca do prateiro. I.M. não identificado,
ativo na primeira metade do séc. XIX.
48
Grande bandeja de prata repuxada e cinzelada, circular, varanda entre cachos de uva, plano com folhagens buriladas, quatro pés em garra. 54 cm de diâmetro. Contraste do ourives de Lorena, Claudio Azevedo Ribeiro. Brasil, séc. XIX.
"Os Ourives na História do Brasil", de Maria Helena Brancante, pág. 172. Detalhe desta bandeja ilustra a capa do referido livro.
58
Requintado turíbulo de prata repuxada e cinzelada, com suas correntes suspensórias.
18 cm de altura, o turíbulo. 97 cm de altura total. Brasil ou Portugal, séc. XVIII.
66
Paliteiro de prata portuguesa repuxada e cinzelada, anjo com arco. Fuste fuso, base quadrangular.
19 cm de altura. Contraste da cidade do Porto do ensaiador Pedro José Ferreira usado entre 1818 e 1836.
78
Importante par de candelabros, para cinco velas, de prata repuxada, fundida e cinzelada. Base quadrangular recortada apoiada em quatro pés em garras, fuste fuso e haste para as velas em cachos de uva. Reversível em castiçais ao desrrosquear a parte superior. 45 cm de altura. Contraste do ourives de Lorena, Claudio Azevedo Ribeiro. Brasil, séc. XIX.
"Os Ourives na História do Brasil", de Maria Helena Brancante, pág. 177.
86
Biscoiteira de prata repuxada e burilada, circular, bojo, com decoração floral e cartelas.
Pega da tampa em esfera. 13 cm de diâmetro por 14 cm de altura. Brasil, séc. XIX.
88
Penca de balagandans com corrente de prata, repuxada, fundida e cinzelada, com 34 balagandans.
Contraste atribuível a São Paulo, Lorena, ourives Claudio Azevedo Ribeiro (BR-75A).
"Os Ourives na História de São Paulo", de Maria Helena Brancante, pág. 176.
89
Fina naveta de prata portuguesa repuxada e cinzelada, decoração em elementos vegetais em relevo,
base circular. 22 cm de altura. Contraste da cidade do Porto de José de Almeida Penetra
e do prateiro José Marques Guedes, citado em 1887.
98
Par de castiçais de prata repuxada e cinzelada, base quadrada com fuste em espirais vazadas.
26 cm de altura. Contraste do Porto do ensaiador José Brandão Aguiar Penetra (1861-1867)
e do ourives José Marques Guedes (1861-1886).
99
Gomil e sua bacia de prata portuguesa, repuxada, cinzelada e burilada. 46 x 33 cm, (a bacia).
27 cm de altura, (o gomil). Contastes para a cidade do Porto em uso na segunda metade do séc. XVIII.
101
Conjunto de 10 taças de cristal lapidado com base de prata francesa,
contraste cabeça de mercúrio, em uso a partir de 1879. 11 cm de altura.
108
Sopeira de prata vitoriana repuxada e cinzelada, decoração floral e rocalhas.
40 x 26 x 25 cm de altura. Contrastes da cidade de Londres, com letra-data para 1843
e marca dos importantes prateiros Edward, John e William Barnard.
116
Salva de prata repuxada, D. Maria I, circular, borda com duplo cordão em perolados. 19 cm de diâmetro.
Contraste para cidade de Lisboa e do ourives Pedro José Lisboa, citado entre 1750 - 1843.
118
Requintado coco de prata, repuxada cinzelada e guilhochada, sem a corrente. 34 cm. Contraste do
ensaiador Caetano Rodrigues de Araújo em uso entre 1853 - 1861, bojo com monograma.
128
Cálice purificatório de prata repuxada e lisa, bojo com escudo de armas. 25 cm de altura.
Contrastes para a cidade do Rio de Janeiro e de ourives não identificado (Br 80) e (Br 37),
porém datável da primeira metade do séc. XVIII.
138
Lampadário de prata teor 833, repuxada, cinzelada e fundida, decorado com figurações vegetais estilizadas
e cabeças de anjo de onde partem três correntes que une à canopla. 110 cm de altura. Brasil, séc. XVIII.
139
Gomil e sua bacia D. Maria I, de prata repuxada e cinzelada, decorados com perolados, flores e acantos.
O gomil de alça perdida tem 37 cm de altura e a bacia ovalada com a borda recortada mede 52 x 34 cm.
Contrastes do ourives IM do Porto, não identificado, porém datável entre 1810 e 1836,
(vide Fernando Motinho, pág. 250).
148
Bowl de prata repuxada, bojo e base decorados com caneluras curvados.
20 cm de diâmetro x 15 cm de altura. Marca da prataria União, de teor 833. Brasil, séc. XX.
156
Sopeira de prata inglesa, repuxada, sobre quatro pés em volutas, alças curvas e projetadas.
Pega da tampa em forma de ânfora. 38 x 20 x 23 cm de altura. Contrastes para Londres, 1900.
158
Par de castiçais de prata repuxada e cinzelada, base quadrada sobre quatro pés em garra,
fuste fuso. 22 cm de altura. Contraste 10 dinheiros e de ourives não identificado.
Brasil, Rio de Janeiro, meados do séc. XIX.
168
Par de travessas de prata, repuxada e cinzelada, ovalada, borda recortada.
63 x 23 cm. Marca do teor 900 e da prataria Welsch. Europa, séc. XX.
169
Par de pratos de prata repuxada e cinzelada, circulares, borda recortada.
28 cm de diâmetro. Marca do teor 900. Europa, séc. XX.
177
Copo de prata repuxada, decorado com barras buriladas. 10 cm de altura.
Contraste 10 dinheiros. Brasil, Rio de Janeiro, séc. XIX.
183
Xícara e pires em porcelana de Sévres, período Louis XVIII (1814-24), decoração com frisos terra,
reservas negras com desenhos pompeianos.
187
Pequena salva de prata, repuxada, circular, varanda fenestrada; sobre três pés.
Marca do teor 800. Brasil, séc. XX.
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