I want to sign up
If you are not yet registered, click here to continue.
languages
log in
subscribe
Galeria Paiva Frade
Auctioneer: Alexandre Paiva Frade
Coleção Particular-São João del Rei-MG
11 in September in 2019 at 20:30hs
Description
IMPORTANTE: Esse leilão será apregoado A VISTA. MODALIDADES: DEPÓSITO BANCÁRIO. Entre em contato: (35) 3332-4150 e (35) 3331-6966. No caso de arrematação os valores deverão ser quitados, em até 72 horas, após recebimento do E-MAIL DE COBRANÇA. O não cumprimento do prazo previsto, Leiloeiro dará por desfeita a venda e, por via de EXECUÇÃO JUDICIAL, cobrará sua comissão e a dos organizadores. DÚVIDAS POR FAVOR CONTATE: (35) 3332-4150 e (35) 3331-6966.
Nights
Pagination
Sort
Display
123
Lote com (3) cinzeiros: Estanho John Sommers (14x10 cm.); Art nouveau pewter alemão (16x10 cm.); Bronze, Narguilé e harpia (18x14 cm.). Peso total: 910 g.
125
Faqueiro Wolff prata 90. Completo:128 peças no estojo. Década de 1950.
126
PALMATÓRIA - CASTIÇAL EM METAL ESPESSURADO A PRATA. MARCA: BAND PLATE.
127
ESCOLA PORTUGUESA (Séc. XVIII).
"Santo Antonio",
("Vera effigies", Locução Latina: Cópia fiel.)
Pintura em óleo sobre folha de flandres, 22 x 16,5 cm. Total: 27,5 x 22 cm.
REFERÊNCIAS:Variantes iconográficas nas representações antonianas
https://journals.openedition.org/cultura/332?lang=en

128
ANTIGA CALDEIRINHA PARA ÁGUA BENTA EM PRATA 90.PEÇA DE USO LITÚRGICO, NÃO INCLUI O ASPERGES. MARCAS NÃO CONSTAM. ALTURA 29 CM.
129
GRUPO ESCULTÓRICO E PIA PARA ÁGUA BENTA EM PORCELANA FRANCESA "VIEUX-PARIS", SÉCULO XIX. FIGURANDO O CRISTO E A SAMARITANA NA FONTE. BASE LADEADA POR DOIS QUERUBINS ALADOS, RECIPIENTE NO FORMATO DE CONCHA. MEDIDAS: 33 X 16 X 15 CM.
130
Limoges Enamels France - pintura em esmalte sobre placa de cobre. Figurando Madona, menino e livro. Monogramada S.B., emoldurada. Medidas: 20 x 15 cm.
131
Imagem de N. Sra. dos Navegantes, santa do pau-oco, século XVIII. Madeira entalhada, carnação e policromia refeitas, com documentação fotográfica. Globo ocular oco em vidro soprado, cabeleira descoberta em mechas sinuosas. Atributos em metal prateado: coroa, resplendor, corrente e âncora. No verso a base é cavada. MEDIDAS:107x61x40cm.
ICONOGRAFIA: Nossa Senhora dos Navegantes é a protetora dos pescadores e marinheiros. A devoção a ela teve início na Idade Média, quando cristãos invocavam a proteção de Maria, mãe de Jesus. Também chamada "Stella Maris" (expressão latina que significa "estrela do mar") Maria recebia os pedidos para que protegesse os Cruzados que navegavam pelo Mediterrâneo. A tradição manteve-se com o passar dos séculos e veio para o Brasil trazida pelos navegadores portugueses. Procissões marítimas são tradicionais no estado de Santa Catarina, nas cidades deNavegantes, Itapema, Bombinhas, Balneário Arroio do Silva, Laguna, Balneário Barra do Sul, Ouro e Mondaí. No Rio Grande do Sul é padroeira na capital Porto Alegre.
[...] Veja mais em: http://www.ndonline.com.br/florianopolis/noticias/23978-fieis-fazem-festa-hoje-
(...) "Durante os séculos XVIII e XIX o contrabando de ouro em pó, pedras preciosas e moedas falsas utilizou no Brasil (Rio de Janeiro, Salvador, Recife, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul) o interior das imagens de madeira, de grande vulto, levadas e trazidas de Portugal com valioso recheio. Muitas fortunas tiveram esses fundamentos". Entre outras fontes de prestígio que assinam embaixo da história do contrabando destaca-se, além do próprio Houaiss, o livro “Locuções tradicionais do Brasil”, de Luís da Câmara Cascudo, que se baseia em estudos realizados em meados do século XX por pesquisadores como Menezes de Oliva e Carlos Galvão Krebs.
FONTE:http://veja.abril.com.br/blog/sobre-palavras/consultorio/santo-do-pau-oco-alem-do-contrabando/
132
Crucifixo com Cristo de quatro cravos ou Jansenista, Oficinas do Porto, Portugal séc. XIX. Em madeira de cedro escurecida e dourada, nas raias e ponteiras. Resplendor e filactério em prata. Base em meia lua, entalhado em sulcos. Medidas: 81 X 36 X 8 cm.
133
Antigo oratório, estilo gótico flamejante, em madeira maciça. Frontão recortado no formato ogival, com roseta ao meio e crucifixo. Torrões, pináculos com terminações "flambeau". Porta e laterais envidraçadas. Med. 92x38x26,5cm.
134
IMAGEM DE SANTO ANTONIO, BAHIA, SÉCULO XIX. De fatura erudita, olhos de vidro.Em madeira de cedro esculpida, encontra-se destituído da base e com perdas na policromia, principalmente no menino. Douração localizada em faixas, mangas exageradamente largas, falta o braço direito e seu pino. Medidas: 20x9,5x9,5 cm.
135
Relicário de parede, no formato de placa. Peça decorativa de estilo barroco: placa de fibra de madeira e modelagem em gesso estucado. Pintura manual e folha de ouro, sobre bolo armênio bordeaux. Elementos decorativos: parras e ramos de trigo, círculo central no formato de antigo hostiário. Moldura raiada encimada por cruz. Medidas: 68 x 38 x 16 cm.
136
Crucifixo e peanha em jacarandá torneado. Cristo, ponteiras e filactério em prata. Portugal, século XIX. Alt. Crucifixo 30 cm. Medida total:42x14,5x12 cm.
137
IMAGEM DE SÃO JOÃO BATISTA, Neoclássica, Porto-Portugal, século XIX. De fatura erudita em madeira carnada, dourada esgrafiada e policromada. Destaque para a parte posterior do manto vermelho estrelado. Base marmoreada e faiscada.
Medidas:23x11x11 cm.
138
MESTRE SANTEIRO MINEIRO, SÉCULO XVIII- IMAGEM DE SANTO ANDRÉ, apóstolo e mártir. Em madeira carnada, dourada e policromada. Cruz em X: tronco desgalhado. Feições agonizantes, boca entreaberta, dentes a mostra. Pernas contraídas, abdome entumecido, costelas salientes .MEDIDAS: 30X12X12cm.

SIGNIFICADO: A cruz de Santo André, tem formato de X, também chamada de "Cruz de Borgonha", "Sautor" ou "Decussata Crux", simboliza humildade, dor e sofrimento.
O SANTO: (Betsaida, Galileia, século I a.C., — Patras, Grécia, 60 d.C.), conhecido na tradição ortodoxa como "Protocletos" (o "primeiro a ser chamado"), é um apóstolo cristão, irmão de São Pedro. O nome "André" (do grego "ανδρεία", andreía, "hombridade" ou "coragem"), como diversos outros nomes gregos, parece ter sido comum entre os judeus dos séculos III ou II a.C. Não se tem registro de qualquer nome hebraico ou aramaico seu.

A ICONOGRAFIA: A cruz de Santo André faz parte da vasta iconografia cristã e é uma das diferentes estruturas da cruz, frequentemente usada na heráldica. Além do uso em brasões de armas, a partir do século XIV, a cruz de Santo André passou a ser frequentemente usada em bandeiras.
Uma tradição escocesa afirma que as relíquias teriam sido levadas para o país, mais especificamente a cidade que leva o seu nome, Saint Andrews; a bandeira da Escócia apresentaria a sua cruz, que, após a união da Escócia com a Inglaterra, também passaria a fazer parte da bandeira do Reino Unido.

FONTE: https://pt.aleteia.org/2017/11/30/a-cruz-de-santo-andre-e-o-seu-inspirador-significado/
139
N. Sra. da Imaculada Conceição. Fatura popular. Goiás Velho, século XVIII. Madeira entalhada, dourada e policromada. Expressivo panejamento no véu e capa, azul externo e vermelho interno. Três cabeças de anjo abaixo do crescente lunar. Base marmoreada e faiscada. 33x16x16cm.
140
IMAGEM DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO. Madeira de cedro, Bahia, século XIX. Fatura popular, corte seco, base típica. Apresenta perda de uma das pontas do crescente lunar, pouco resta da policromia, encontra-se encerada. Medidas:28x11x11 cm.
141
IMAGEM DE SANTO ANTONIO, PERNAMBUCO SÉCULO XIX. De fatura popular, autóctone em cerâmica rústica e cozida. Base ocada. policromada. Medidas: 46x18x18 cm.
142
MESTRE SANTEIRO MINEIRO, SÉCULO XVIII- IMAGEM DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO, em madeira carnada, dourada, esgrafiada e policromada. Fatura popular, corte seco, reto e canelado nas costas. Pousa sobre nimbo barroco de marcadas nuvens concêntricas. Medidas: 34X16X16 cm.
143
IMAGEM DE SÃO JOÃO BATISTA, BAHIA. Madeira entalhada, carnada, dourada e policromada. Olhos de vidro. A destra aponta o cordeiro: "Ecce agnus Dei ". Medidas:28x15x15 cm.
144
IMAGEM DE SANTO ANTONIO, PERNAMBUCO SÉCULO XIX. De fatura popular, autóctone em madeira esculpida em monobloco, com a base. Corte seco. Rústica policromia. Medidas: 22x9x9 cm.
145
ARMANDO VIANA ( Rio, 1897 - 1992 )
AQUARELA 34 X 40 CM.
Intitulado no C.I.E: " Joel, Congonha do Campo, Minas." década de 1950
146
JUAREZ MACHADO (Joinville, SC 1941)
35X35 cm.
Original em Gouache e Nanquim.
"Artilharia", 1978
147
Cristo Jansenista crucificado, imagem Indo-Portuguesa em marfim, séc. XIX.
Madeiro em cedro folhado à radica, pés de bolacha. São de marfim: o filactério; o memento-mori: crânio e ossos cruzados, e o cristo de quatro cravos, pés paralelos e dramática contração muscular torácica ogival.
(...) O número de cravos que O prendiam à cruz foi, entre todas, a questão que mais dúvidas suscitou. Até ao século XIII, foi regular o uso de quatro cravos - um para cada mão e um para cada pé -, esparados. A partir de então e até ao século XVI, preferiu-se o emprego de três cravos, representando-O com os pés sobrepostos. A exagese da crucificação não concluiu quanto ao número de cravos e, a partir do século XVI, tornou-se uma questão de opção representar Jesus preso à cruz com três ou quatro cravos. Grupos diferentes posicionaram-se: a Itália optou por três cravos, a Companhia de Jesus também e fê-los representar no seu brasão: a França e a espanha, ocasionalmente, retomaram os pés paralelos, mas estas figurações foram menos frequentes.
FONTE: http://www.museuhistoriconacional.com.br/images/galeria04/mh-g4a040.htm
___Procedência: Palácio do Correio Velho, Leilão 1015, Lisboa - Portugal, segundo cachet.
Medidas: 54 x 19 x 10 cm.
148
Par de cadeiras D. João V em Jacarandá. Espaldar alto de tabela recortada e lisa, ao centro, que desce até o assento. Conchas no cachaço, na aba e nas joelheiras volumosas no estilo Barroco Português. Pés frontais em "Garra e bola". Minas Gerais, século XVIII. Medidas: 111 x 60 x 51 cm.
149
COSME MARTINS (1959)
Acrílica s/ tela
Ass. inf. esquerdo
2018
120x222 cm
150
Mario Agostinelli (1915-2000)
Cavalo e cavaleiro
Escultura em bronze ilustrando cavaleiro sobre cavalo
38x34x15cm
151
IVAN FREITAS (1932)
123x123 cm.
1971
ROBOT - Localizado em Nova Iorque
Óleo s/ tela
Ass. Inf. direito e verso
152
Daniel Senise (1955)
Gravura Edição 36 de 100
Ass. inf. direito1995
21x29cm
153
Cláudio Tozzi (1944)
Serigrafia
Edição 30 de 50
Ass. inf. direito
Medidas: 50 x 36 cm.
Nights
Pagination
Contact
Phone: (35) 99948-4697
E-mail: suporte@iarremate.com
Where are we
Pça Ismael de Souza, 11, sala 9H - Estação
São Lourenço - MG
CEP: 37470-000
© iArremate - Portal de Arte (2013-2019) - powered by PPSW
All rights reserved. No part of this web page may be reproduced in any way or by any means without the prior written consent of iarremate.com.
The unauthorized use or copying of any content of this site, including user accounts or products offered will result in permanent account cancellation.