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Luiz Arena Leilões
Auctioneer: Luiz Arena
Leilão Grandes Coleções - Acervo Ugo di Pace
17 de May às 20:30h
18 de May às 20:30h
Description
Exposição online e presencial (reserve previamente sua participação presencial). Caso necessite, solicite mais imagens ou vídeo do(s) lote(s) de interesse. Favor ligar ou mandar mensagem para Juliana (11) 98193-7201.
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11

OSIR, Paulo Rossi (1890-1959) - “Duas cearenses”, s.d., óleo sobre tela, 56 cm x 46 cm. Rossi Osir, de formação erudita, cria o movimento denominado “Família Artística Paulista”, sociedade informal que revelaria os então desconhecidos artistas do Grupo Santa Helena, dentre os quais Volpi, Rebolo e Zanini. Outro artista resgatado por Ugo di Pace.

30

Bowl “powder blue” com aplicações a ouro, China, século XVIII, 21,5 cm de diâmetro x 08 cm de altura.

31

DI PRETE, Danilo (1911-1985) - Composição abstrata, óleo sobre tela, 120 cm x 150 cm, assinado e datado “1962”. Consta que o italiano Di Prete teria sugerido a Ciccillo Matarazzo (1898-1977) a realização de uma bienal de artes nos moldes da bienal de Veneza, e ele recebe o prêmio de melhor artista nacional na I Bienal-SP. Na década de 1960 abandona o figurativismo, e passa a cultivar o abstracionismo, inspirado nas vanguardas europeias. Em 1965, na VIII Bienal-SP, merece outra vez o prêmio de melhor pintor brasileiro. Esta tela é das suas primeiras abstratas, inédita no mercado, preservada há meio século na coleção Ugo de Pace, ex coleção Bloch.

32

Par de elegantes Potiches em cristal finamente lapidado, bordas e base em ouro brunido, em sua parte central pintura de damas antigas e anjos, Europa, provavelmente Áustria, ao estilo Anton Kothgasser, século XIX, 51 cm de altura.

38

RENÉ CHRETIEN (1867-1945) – “Natureza morta”, óleo sobre tela, assinado no canto inferior esquerdo, 85 cm x 100 cm. Notabilizou-se como o mais importante pintor francês do século XIX/XX de naturezas mortas. O brasileiro Pedro Alexandrino (1856-1942), seu aluno, cultivou o gênero.

40

Grande bandeja de prata para serviço de chá, Inglaterra, estilo e época George II (1683-1760), com punção do prateiro Robert Rew, Londres, 59 cm diâm. Excepcional borda de inspiração barroca.

43

Elegante tapete Aubusson com decoração floral nas cores bege, azul e verde com sofisticado barrado, em bom estado de conservação, Europa, final do século XIX – início do século XX, 410 cm x 570 cm

50

Santo Antonio, 172 cm de altura, policromia e ferragens originais, século XVIII, Minas Gerais. Procedência Coleção Lina-Pietro Maria Bardi. Publicado in “Arte no Brasil”, volume I, Editora Abril, 1979, pág.348. Imagem processional, chamada “de roca”, isto é, de vestir. com braços articulados. Acompanha adereços têxteis do século XVIII, coletados na Bahia por Lina Bo Bardi.

56

Esplêndido espelho palaciano, madeira densa e douração a ouro, vidro argenteado de época, talvez Piemonte, primeira metade do século XVIII. A se notar evidente influência inglesa do ebanista Chippendale (1718-1779), 1,70 m de altura x 1,13 m de largura.

63

Escultura de mulher em mármore de carrara, com vestimentos ao gosto do império romano, com partes fragmentadas (cabeça e braços), Itália, século XVIII, 104 cm de altura

70

“Grand Drap D’Honneur”, Esplêndido e raríssimo exemplar da arte têxtil barroca portuguesa, seda oriental e bordados dourados, medindo 3,00 m x 5,00 m. Primeira metade do século XVIII, estilo e época D. João V (1689-1750). O “Panneau d’Honneur” revestia habitualmente paredes atrás de tronos, ou era pendurado sobre os balcões e sacadas reais, quando da passagem de procissões ou manifestações públicas. Europa séc. XVIII.

79

Deusa Mansjuri, cerâmica vitrificada no estilo Tang (581-618) 36 cm de altura x 28 cm de comprimento. A divindade, levada por um porco, símbolo da fortuna e da elegância, era devoção budista recorrente da nobreza até o século XVIII.

83

Excepcional e rara mesa de centro com tampo de cristal, estrutura com 4 fragmentos de telhado esculpidos em pedra d‘Istria, medindo 190 cm x 110 cm x 41 cm de altura. Trata-se de mais um primoroso trabalho de design de Ugo di Pace chamado por ele de “Metamorfose” por utilizar adornos e ornamentos da antiguidade transformando em peças atuais, os fragmentos utilizados nesta mesa são toscanos do séc. XVI.

88

Samson Flexor - “Bípede Branco”, Óleo e massa plástica sobre tela, datado e assinado1969, 190 cm x 240 cm. Exposto em “Samson Flexor - Modulações” Instituto Moreira Salles, Rio de Janeiro - 2003. Reproduzido no catálogo, página 115. Atualmente a obra encontra-se em exibição no MAM-SP na exposição “Além do Moderno” até 26/06/2022 e será entregue ao comprador, ao término da exposição

89

Par de elegantes e raras banquetas em madeira, ricamente entalhadas no tom caramelo, com saia em “panneggio” e apoiados sobre pernas antropomórficas, Veneza, final do século XVIII 85 x 52 x 54 cm.

91

INGO MAURER (1932-2019) - Luminária “Golden Ribbon”, alumínio banhado a ouro 22k no processo de eletrólise, 13,50 m de comprimento x 70 cm de largura, 2002. Considerada pelo próprio Ingo Maurer sua obra – prima, essa luminária foi encomendada pelo decorador Peter Marino (1949), a serviço do então banqueiro Edemar Cid Ferreira (1943), para a sua monumental sala de jantar, Morumbi, e leiloada pela Justiça em 2014. Maurer monitorou a sua montagem, em ateliê da Bavária, e sua instalação na residência de Edemar. Publicada em diversos livros

94

Paul Storr - (1770 - 1844) - Exepcional e rara peça idealizada e confeccionada, pelo ourives e prateiro Paul Storr. Trata-se de uma elegante fruteira, com extraordinário e primoroso trabalho de cinzel nos pés e bordas do pedestal, bem como na trama do cesto com suas folhas de parra e cachos de uva. Na coluna, a textura dos anjos, e da leoa, com seu pelame ao mesmo tempo realístico e estilizado, acaba por consagrar este lindo trabalho, daquele que indiscutivelmente, está entre os maiores prateiros do mundo. A peça medindo 37 cm de altura e 38 cm de diâmetro, possui timbres e puncões, em diversas áreas da peça, sendo as mais completas em sua base: Cidade de Londres, período George IV, Letra data 1824,com famoso timbre “PS”de Paull Storr

96

Mesa de encosto época e estilo D. José. Jacarandá. Duas gavetas e pés cabriolé. Tampo recortado, frente ligeiramente abaulada, saia recortado e entalhado com florão e frisos. Puxadores em bronze fundido com restos de dourado. Exemplar clássico no estilo, nos entalhes refinados e nas proporções, raro no mercado. 105 cm de comprimento x 60 cm de profundidade x 82 cm de altura. Bahia, segunda metade do século XVIII.

98

Raríssima mesa de altar de capela abacial, século XIV/XV, no mais puro estilo românico, talvez cisterciense, proveniente da Provence. A se notar que a extrema simplicidade, atributo cisterciense, não esconde, sim ressalta a profunda simbologia. Nos capitéis, das elegantes colunas de mármore, há a folha de acanto, que mantém o viço mesmo sob as intempéries, e seus espinhos, no verso, remetem à ideia aristotélica de que o sofrimento é inerente à vida. As cabeças a sustentar o fuste figuram a derrota do mal sob o peso do cristianismo. As incisões inclinadas nas bordas da laje lembram o movimento da água, isto é, a passagem do tempo e de que tudo é transitório. 78 cm alt. x 120 cm compr. x 60 cm prof.

115

Biombo chinês, quatro folhas, século XIX/XX, 220 cm altura x 42 cm de largura cada folha, madeira, ferragens e policromia de época com motivos botânicos e dragões estilizados.

121

Poltrona “Garden Egg”, design de 1960, por Peter Ghyczy (1940), fibra de vidro, poliuretano, couro sintético, 110 cm de altura se aberta x 72 cm de largura.

124

Papeleira, tampo cilindro, Inglaterra, circa 1850, mogno, ferragens de época. 93 cm de altura x 88 cm de profundidade se aberta x 156 cm de comprimento.

127

Sofá três lugares e duas poltronas do atelier Dinucci, madeira de lei e policromia original, circa 1950. Os ebanistas Dinucci vieram de Florença, nos anos 1920, para atender às famílias ricas de São Paulo. Nos anos 1940 deixam o design de inspiração florentina renascentista, e, inspirados em decorações cosmopolitas veiculadas por revistas internacionais, criam um estilo próprio. Ugo di Pace se dispôs a resgatar o gosto Dinucci, garimpando peças até então esquecidas, e devolvendo-lhe status de alto design. 199 x 80 x 76 cm de altura.

128

PARREIRAS, Antônio (1860-1937) - “Musica Selvagem”, óleo sobre tela, 59 cm x 365 cm. Provavelmente obra da década de 1920, período de reconhecimento nacional do artista, quando recebe encomendas do governo, fase inserida num certo ufanismo nacional. (em 1925 foi escolhido o mais importante pintor nacional pela imprensa.

129

Espelho com moldura rococó, século XIX, douração de época, 72 cm de altura x 82 cm de largura.

130

VILLARES BARBOSA, Décio (1851-1952) - “Elegante com gargantilha”, óleo sobre tela, assinado à esquerda, 44 cm de altura x 35,5 cm de largura. Bela moldura de época. Aluno de Oscar Pereira da Silva, em 1901 vai estudar em Paris. São raras suas obras na temática “Les Élégantes”, a explorar o padrão de beleza feminino de fins do século XIX, tema em que alcança excelência segundo o prof. Pietro Maria Bardi.

131

ANDREA ANDREANI (1558-1629) – “Deposição de Cristo” desenho a sépia marrom ao pincel sobre xilogravura, 40 cm x 31,5 cm. Com inscrição:” Raff. Da Reggio Inven (ie)t. Andrea Andreano Mant (óvano) Intagliatore/ All Ill.mo et Ecce. Mo (n)sig (no)r Don Giovanni Medici 1585”

132

Altar de capela, cedro, século XVIII/XIX, 165 cm de comprimento x 98 cm de altura x 50 cm de profundidade, com arestas atenuadas e ornamentação mais diluída dentro da típica volumetria de inspiração barroca.

133

Citar, India, século XVIII, estilo “Vizagapatam”, três madeiras raras, marfim e latão. A profusa e delicada ornamentação inspirada em pássaros, peixes e flores espelha o apogeu da estética Mogul. 128 cm de comprimento x 46 cm de profundidade.

134

Espelho com moldura rococó, século XIX, douração de época, 38 cm de altura x 31 cm de largura.

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