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GUIGNARD, Alberto da Veiga Guignard (Nova Friburgo, RJ 1896 - Belo Horizonte, MG, 1962).
65x45 cm./ 115x95 cm.
FRENTE: Composição construtivista assinada em 1956.
VERSO: retrato de Konstantin Christoff (Strajitza, Bulgária 1923-Montes Claros, MG, 2011)
Óleo sobre madeira

TEXTO CRÍTICO:
Em 1943 na Escola Nacional de Belas Artes, sob o titulo de Grupo Guignard, o próprio Guignard orienta, Iberê Camargo e Waldemar Cordeiro.

Em 1944, já em Belo Horizonte, em seu curso livre na, hoje chamada, Escola Guignard, freqüentam suas aulas e absorvem suas idéias livres e progressistas, artistas como Amilcar de Castro, Lygia Clark e Farnese de Andrade.

Ou seja, importantíssimos movimentos da segunda metade do século XX, tem manifestos produzidos e assinados por grupos, dos quais compunham alunos de Guignard que, por seu temperamento e vastíssimo conhecimento artístico, de formação européia, estimulava-os à criação, à intuição e expressão. Gerando, além da inquietude, a possibilidade de criação de novas linguagens.

Certamente estamos diante de uma obra de cunho pessoal de Guignard. Uma obra única de sua coleção, marcada como maneira de propor, provocar e transitar à possibilidade do novo. Para melhor compreender essa obra, além de posicioná-la na época, faz-se necessário sua primaria desconstrução afim de perceber sua concepção construtiva. A obra trás elementos imperativos do concretismo, traços matemáticos e retos. O preenchimento dos espaços, se dá com cores que nos transportam a tons que visualizamos nas obras de outros artistas como: azuis em Lygia Clark, aos marrons em Iberê e aos pretos em Amilcar. O fator cromático também nos remete à época.

Essa obra não deve ser tratada como uma obra atípica e sim, como uma raridade. Trata-se de uma obra assinada por um grande artista que influenciou, nesta exata época artistas outros, que subscreveram movimentos transformadores na historia da arte brasileira. Ou seja trata-se de uma obra que, nenhum outro museu ou colecionador, poderá possuir. Desta forma torna-se, não a mais emblemática, mas a obra mais rara, o impar no conjunto da obra de Guignard.

Uma outa característica fundamental, além de estar reproduzida em livro, é o fato de que no verso do suporte, Guignard havia pintado uma clássica, lírica, de traços fluídicos e tintas liquefeitas, figura humana representando o artista búlgaro Konstantin Christoff.
R$ 280.000,00
A. BECQUEREL (1893-1981)
"Golden Wedding"
Escultura em bronze e marfim . Base em mármore.
34 x 27 x 15 cm. (13.4 x 10.6 x 5.9 in.)

André Vincent Becquerel (1893-1981) é um escultor francês.
Estudou na École des Beaux-Arts de Paris, sob a orientação de Hector Lemaire e Prosper Lecourtier.
Expôs no Salão da Sociedade dos Artistas Franceses de 1914 a 1922.
Becquerel fez muitas esculturas decorativas, por ocasião da Exposição Universal de 1937 em Paris e, expôs uma escultura monumental em gesso patinado para o Pavilhão Internacional.
* Reproduzida no Art Deco- Bryan Catley, página 41. Fotos em anexo.
R$ 70.000,00
Aluisio Carvao
CARVÃO, Aluisio (Belém PA 1920 - Poços de Caldas MG 2001)
40x60 cm./ 42x62 cm.
Óleo sobre tela.
Composição, 1959
Procedência Dan Galeria.
R$ 550.000,00
Em cada galeria
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