I want to sign up
If you are not yet registered, click here to continue.
Avaible Pieces
Pagination
Sort
Display
43
DI CAVALCANTI (Emiliano Augusto Cavalcanti de Albuquerque Melo, Rio de Janeiro, 1897 — 1976),
DESENHO ORIGINAL EM NANQUIM A BICO DE PENA
MEDIDA:16X13 CM.
CONSTA DE TEXTO NO VERSO: "Escola de Arte Dramática de São Paulo, segundo ano, Prêmio de História Paulo Villaça. ASSINADO: Alfredo Mesquita, São Paulo 16/12/1953."
CAPA DO LIVRO: " Retours ", Teatro de Alfredo Mesquita, Livraria José Olympio Editora, Rio de Janeiro, 1942, acompanha o livro.


EAD- ESCOLA DE ARTE DRAMÁTICA DE SÃO PAULO, Instituição fundada por ALFREDO MESQUITA (1907-1986), em São Paulo, em 1948, voltada para a formação de profissionais de teatro – especialmente atores. Estabelecendo-se como paradigma do ensino teatral nacional, a partir de então permanece sob a direção de seu fundador, até 1968. É em seguida incorporada à Universidade de São Paulo (USP) e sofre reformulações para adaptar-se às mudanças da sociedade e do teatro, sendo, até os anos 2010, uma das principais instituições de formação de atores no Brasil.
FONTE: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/instituicao444355/escola-de-arte-dramatica-ead

CITADO: No livro "História da Cena- Dicção e estilo- marca na Escola de Arte Dramática de São Paulo",por Maria José de Carvalho
(...) "Convite deALFREDO MESQUITA"
Em dezembro de 1950, Oswald de Andrade Filho, o Nonê, então na di- reção do Theatro Municipal, convocou a cantora para dirigir espetáculo coral sobre o Navio Negreiro, de Castro Alves. Apresentado duas vezes no Municipal e repetido no movimentado auditório do Museu de Arte Moderna de São Paulo (na rua Sete de Abril) em maio de 1951, o poema épico musicalizado constituiu o primeiro trabalho profissional de Maria José no teatro paulista. O “estudo de poesia-coral” era adaptação sua, sobre fundo musical e arranjos de Miguel Arqueróns, o maestro do Paulistano. Ela passou a alimentar, então, planos de cursar a ESCOLA DE ARTE DRAMÁTICA DE SÃO PAULO (EAD), inaugurada por ALFREDO MESQUITA em 1948. (...)"
História da CenaDicção e estilo por Maria José de Carvalho, marca na Escola de Arte Dramática de São Paulo

CITADO: No livro "O esplendor do Teatro", por Haydée Bittencourt, Imprensa Oficial SP-2010.

"TEATRO AMADOR E MODERNIZAÇÃO TEATRAL".
(...) "Nesse início da década de 1940, ALFREDO MESQUITA e Decio criaram dois grupos teatrais amadores: o Grupo de Teatro Experimental e o Grupo Universitário de Teatro (GUT). Candido acompanhou de perto as duas iniciativas e chegou a trabalhar como “ponto” em alguns espetáculos dirigidos por ALFREDO MESQUITA: “Eu fui ponto na Sombra do mal, de Lenormand, À quoi rêvent les jeunes-filles, de Musset, e outras” (Martins & Abranches, 1993, p. 125).
FONTE: http://jornal.usp.br/especial/revista-usp-118-dossie-5-antonio-candido-e-seus-escritos-sobre-teatro-brasileiro/
Bid
R$ 18.000,00 (BRL)
be the first to bid
Valor do lote
R$ 18.000,00 (BRL)
Cotações
$ 3,420.00 (USD)
$ 2,880.00 (EUR)
$ 258.840,00 (ARS)
Cotações
$ 3,420.00 (USD)
$ 2,880.00 (EUR)
$ 258.840,00 (ARS)
44
DI CAVALCANTI
60x73 cm.
Óleo sobre tela
Bahianas, 1967.
reproduzido no Catálogo da Sothebys- Sale Date: May 27, 1998
http://www.artnet.com/artists/emiliano-di-cavalcanti/10
Bid
R$ 600.000,00 (BRL)
be the first to bid
Valor do lote
R$ 600.000,00 (BRL)
Cotações
$ 114,000.00 (USD)
$ 96,000.00 (EUR)
$ 8.628.000,00 (ARS)
Cotações
$ 114,000.00 (USD)
$ 96,000.00 (EUR)
$ 8.628.000,00 (ARS)
45
FERNANDO P. (São Luís, Maranhão, 1915 - Rio de Janeiro, 2005)
AQUARELA - DÉCADA DE 1950.
61X42cm.
BIOGRAFIA:
Fernando Clóvis Pereira (São Luís, Maranhão, 1917 - Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005). Pintor. Estuda na Escola de Aprendizes Artífices em São Luís, Maranhão. Em 1939, muda-se para o Rio de Janeiro, onde é discípulo e ajudante de Santa Rosa (1909-1956). Em 1953, recebe o prêmio de viagem ao exterior, do Salão Nacional de Arte Moderna e viaja para Paris. Estuda na Academia André Lhote, faz curso livre de gravura na Académie Julian e de mosaico na Academia Gino Severino. É ajudante de Di Cavalcanti (1897-1976) na execução de numerosas obras.
FONTE: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa23109/fernando-p

(...) "Cultivou a paisagem e a figura humana, com traços fortes e colorido intenso. A partir de certa altura, sua produção foi muito influenciada por Di Cavalcanti, com quem trabalhou durante anos. Em sua cidade natal estudou na Escola de Aprendizes Artífices.
Em 1939, transferiu-se para o Rio de Janeiro, onde estudou com o artista Santa Rosa.
Teve diversas participações no Salão Nacional de Arte Moderna, entre 1952-65.
1953 – Salão Nacional de Arte Moderna, Rio de Janeiro, Prêmio de viagem ao estrangeiro. Viajou a Paris, onde estudou pintura com André Lhote, na Académie Julian. Aprendeu técnica de mosaico, na Academia Gino Severino.
Realizou alguns painéis, em locais como o antigo Banco do Estado da Guanabara e o Instituto Nacional do Câncer, ambos no Rio de Janeiro.
Realizou as seguintes exposições individuais:
1963 – Casa do Artista Plástico, São Paulo, SP; Museu de Arte de São Luis, MA.
1965 – Galeria Meira, Rio de Janeiro, RJ; Galeria Escala, Niterói, RJ.
1968 – Galeria KLM, São Paulo, SP.
1972 – Galeria de Arte da Aliança Francesa, Rio de Janeiro, RJ.
1975 – Studio 186, Rio de Janeiro, RJ.
1976 – Ateliê Galeria Santos, SP.
1976 – Galeria Signo, Rio de Janeiro, RJ.
1987 - Museu Histórico e Artístico, São Luís, MA
Participou, entre outras, das seguintes mostras coletivas:
1943 – Salão Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro, RJ.
1951 –1ª Bienal de São Paulo, SP."
Fonte: PONTUAL, Roberto. Dicionário das artes plásticas no Brasil. Civilização Brasileira, 1969.
Bid
R$ 1.500,00 (BRL)
be the first to bid
Valor do lote
R$ 1.500,00 (BRL)
Cotações
$ 285.00 (USD)
$ 240.00 (EUR)
$ 21.570,00 (ARS)
Cotações
$ 285.00 (USD)
$ 240.00 (EUR)
$ 21.570,00 (ARS)
46
WILDE LACERDA (Belo Horizonte MG 1929 - idem 1996)
60 x35 cm. óleo sobre eucatex. (Com moldura: 80x55 cm.)
Ladeira de Santa Efigenia, Ouro Preto 1976
Reproduzido no catálogo do Leilão Vitor Braga-Rugendas , outono 2014.

BIOGRAFIA: Antes de iniciar a carreira artística, Wilde Damaso Lacerda trabalha como funileiro na oficina mecânica do irmão. Em 1946, recebe da prefeitura de Belo Horizonte uma bolsa de estudos para a Escola de Belas Artes de Belo Horizonte. Estuda pintura com Alberto da Veiga Guignard (1896-1962) e escultura com Franz Weissmann (1911-2005), tornando-se posteriormente assistente de ambos. Começa a expor em mostras coletivas no início da década de 1950. Atua como presidente da Associação Mineira de Artistas Plásticos - Amap. Em 1967, com a expansão da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais - EBA/UFMG, Lacerda é convidado a exercer atividade docente nesta instituição, tornando-se professor de escultura.
(...) "Antigo aluno de mestre Guignard e seu companheiro de jornadas, Wilde Damaso Lacerda é o discípulo que mais se aproxima do professor, de quem soube tão bem assimilar e transubstanciar a influência recebida, quer quanto à depuração técnica, ao aflorado lirismo virtual das linhas ou à espontânea ingenuidade no tratamento do tema, tão rico de variações".
Pierre Santos
CAVALCANTI, Carlos; AYALA, Walmir, org. Dicionário brasileiro de artistas plásticos. Apresentação de Maria Alice Barroso. Brasília: MEC/INL, 1973-1980. (Dicionários especializados, 5).
ARTISTA CITADO NO LIVRO: "A escola Guignard: na cultura modernista de Minas, 1944-1962".
por Ivone Luzia Vieira, 1988
Bid
R$ 2.200,00 (BRL)
be the first to bid
Valor do lote
R$ 2.200,00 (BRL)
Cotações
$ 418.00 (USD)
$ 352.00 (EUR)
$ 31.636,00 (ARS)
Cotações
$ 418.00 (USD)
$ 352.00 (EUR)
$ 31.636,00 (ARS)
47
WILDE LACERDA (Belo Horizonte MG 1929 - idem 1996)
55 x35 cm. óleo sobre eucatex. (Com moldura:75x55 cm.)
Ladeira de Santa Efigenia, Ouro Preto 1976
Reproduzido no catálogo do Leilão Vitor Braga-Rugendas , outono 2014.
BIOGRAFIA: Antes de iniciar a carreira artística, Wilde Damaso Lacerda trabalha como funileiro na oficina mecânica do irmão. Em 1946, recebe da prefeitura de Belo Horizonte uma bolsa de estudos para a Escola de Belas Artes de Belo Horizonte. Estuda pintura com Alberto da Veiga Guignard (1896-1962) e escultura com Franz Weissmann (1911-2005), tornando-se posteriormente assistente de ambos. Começa a expor em mostras coletivas no início da década de 1950. Atua como presidente da Associação Mineira de Artistas Plásticos - Amap. Em 1967, com a expansão da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais - EBA/UFMG, Lacerda é convidado a exercer atividade docente nesta instituição, tornando-se professor de escultura.
(...) "Antigo aluno de mestre Guignard e seu companheiro de jornadas, Wilde Damaso Lacerda é o discípulo que mais se aproxima do professor, de quem soube tão bem assimilar e transubstanciar a influência recebida, quer quanto à depuração técnica, ao aflorado lirismo virtual das linhas ou à espontânea ingenuidade no tratamento do tema, tão rico de variações".
Pierre Santos
CAVALCANTI, Carlos; AYALA, Walmir, org. Dicionário brasileiro de artistas plásticos. Apresentação de Maria Alice Barroso. Brasília: MEC/INL, 1973-1980. (Dicionários especializados, 5).
ARTISTA CITADO NO LIVRO: "A escola Guignard: na cultura modernista de Minas, 1944-1962".
por Ivone Luzia Vieira, 1988
Bid
R$ 2.200,00 (BRL)
be the first to bid
Valor do lote
R$ 2.200,00 (BRL)
Cotações
$ 418.00 (USD)
$ 352.00 (EUR)
$ 31.636,00 (ARS)
Cotações
$ 418.00 (USD)
$ 352.00 (EUR)
$ 31.636,00 (ARS)
51
FLEXOR, Samson (Soroca, Bessarábia, Rússia 1907 - São Paulo SP 1971)
Medidas: 50 x 70 cm.
Gouache sobre madeira
1954
Bid
R$ 180.000,00 (BRL)
be the first to bid
Valor do lote
R$ 180.000,00 (BRL)
Cotações
$ 34,200.00 (USD)
$ 28,800.00 (EUR)
$ 2.588.400,00 (ARS)
Cotações
$ 34,200.00 (USD)
$ 28,800.00 (EUR)
$ 2.588.400,00 (ARS)
52
SAMSON FLEXOR (Soroca, Bessarábia, Rússia 1907 - São Paulo SP 1971)
50X70 cm./ 52x72 cm.
Guache sobre madeira
Azul, 1954
Bid
R$ 180.000,00 (BRL)
be the first to bid
Valor do lote
R$ 180.000,00 (BRL)
Cotações
$ 34,200.00 (USD)
$ 28,800.00 (EUR)
$ 2.588.400,00 (ARS)
Cotações
$ 34,200.00 (USD)
$ 28,800.00 (EUR)
$ 2.588.400,00 (ARS)
56
Burle Marx, Roberto (1909 - 1994)
Quatro azulejos, parte de painéis da Gea Cerâmica, década de 1970. Emoldurado.
Medidas: 19 x 19 cm./33,5x33,5 cm.
Bid
R$ 1.200,00 (BRL)
be the first to bid
Valor do lote
R$ 1.200,00 (BRL)
Cotações
$ 228.00 (USD)
$ 192.00 (EUR)
$ 17.256,00 (ARS)
Cotações
$ 228.00 (USD)
$ 192.00 (EUR)
$ 17.256,00 (ARS)
57
CARVÃO, Aluísio (1920 - 2001)
Técnica mista s/ cartão da Bienal de São Paulo.
Medidas: 9 x 21 cm.
Foto de certificado anexo.
Reproduzido no catálogo Galeria TNT – Nov 2012
Bid
R$ 5.000,00 (BRL)
be the first to bid
Valor do lote
R$ 5.000,00 (BRL)
Cotações
$ 950.00 (USD)
$ 800.00 (EUR)
$ 71.900,00 (ARS)
Cotações
$ 950.00 (USD)
$ 800.00 (EUR)
$ 71.900,00 (ARS)
58
CARVÃO, Aluisio (Belém PA 1920 - Poços de Caldas MG 2001)
40x60 cm./ 42x62 cm.
Óleo sobre tela.
Composição, 1959
Procedência Dan Galeria.
Bid
R$ 550.000,00 (BRL)
be the first to bid
Valor do lote
R$ 550.000,00 (BRL)
Cotações
$ 104,500.00 (USD)
$ 88,000.00 (EUR)
$ 7.909.000,00 (ARS)
Cotações
$ 104,500.00 (USD)
$ 88,000.00 (EUR)
$ 7.909.000,00 (ARS)
59
CARVÃO, Aluisio (Belém PA 1920 - Poços de Caldas MG 2001)
25x49 cm./ 27x51 cm.
O.S.M.
Composição
Certificado de autenticidade por Beatriz Danton Coelho Carvão.
Bid
R$ 590.000,00 (BRL)
be the first to bid
Valor do lote
R$ 590.000,00 (BRL)
Cotações
$ 112,100.00 (USD)
$ 94,400.00 (EUR)
$ 8.484.200,00 (ARS)
Cotações
$ 112,100.00 (USD)
$ 94,400.00 (EUR)
$ 8.484.200,00 (ARS)
60
CARVÃO, Aluisio (Belém PA 1920 - Poços de Caldas MG 2001)
49x43 cm./ 79x73 cm.
óleo sobre madeira.
Vermelho, 1955.
Certificado de autenticidade por Beatriz Danton Coelho Carvão.
Bid
R$ 690.000,00 (BRL)
be the first to bid
Valor do lote
R$ 690.000,00 (BRL)
Cotações
$ 131,100.00 (USD)
$ 110,400.00 (EUR)
$ 9.922.200,00 (ARS)
Cotações
$ 131,100.00 (USD)
$ 110,400.00 (EUR)
$ 9.922.200,00 (ARS)
61
CARVÃO, Aluisio (Belém PA 1920 - Poços de Caldas MG 2001)
48x42 cm./ 76x70 cm.
óleo sobre tela.
Guerra, 1966.
Bid
R$ 300.000,00 (BRL)
be the first to bid
Valor do lote
R$ 300.000,00 (BRL)
Cotações
$ 57,000.00 (USD)
$ 48,000.00 (EUR)
$ 4.314.000,00 (ARS)
Cotações
$ 57,000.00 (USD)
$ 48,000.00 (EUR)
$ 4.314.000,00 (ARS)
65
PORTINARI- Candido (Brodowski, SP 1903 — Rio de Janeiro, 1962)
70x50
Desenho a grafite, 1952
Estudo para o painel: GUERRA.
Reproduzido no catálogo raisonné do Projeto Portinari.
3177 FCO 325. Volume 3, página 393.

Estudo para o painel “Guerra” [FCO 3799]
TEMAS:
Social:Guerra
Figura Humana:Grupo:Figuras
Figura Humana:Mulher
Natureza:Animais:Cavalo
Natureza:Animais:Fera
CONJUNTO AO QUAL PERTENCE: ONU, Guerra E Paz (Painéis)
AUTENTICIDADE: Atestado De Autenticidade Do Projeto Portinari Nº 1260.
DESCRIÇÃO:
Composição em preto e branco. Linhas de contorno rápidas e alguns sombreados. Cenas representando grupos de pessoas e animais. No primeiro plano, à esquerda, grupo de pessoas tendo à frente, esboço de mulher ajoelhada com criança nos braços, e no centro, outra figura em pé, com criança morta nos braços. À direita, três cães juntos, e cavalo de perfil para a esquerda. No segundo plano, quatro grupos apenas esboçados sendo que se destaca, à esquerda, um cavalo de perfil para a direita. No terceiro plano, mais três grupos, destacando-se à esquerda, figura abaixada sobre um corpo estendido no chão. Na margem lateral esquerda, fora do limite do desenho, figura de homem servindo de escala.
Bid
R$ 250.000,00 (BRL)
be the first to bid
Valor do lote
R$ 250.000,00 (BRL)
Cotações
$ 47,500.00 (USD)
$ 40,000.00 (EUR)
$ 3.595.000,00 (ARS)
Cotações
$ 47,500.00 (USD)
$ 40,000.00 (EUR)
$ 3.595.000,00 (ARS)
66
PORTINARI - Candido (Brodowski, SP 1903 — Rio de Janeiro, 1962)
31X46 cm./ 55x70 cm.
óleo sobre tela.
DIVINA PASTORA, 1944
Reproduzido no catálogo raisonné do Projeto Portinari
2188-FCO1014, volume 3, página 50.

Pintura a óleo / tela
31 X 46 cm
Petrópolis, Rio de Janeiro, Brasil
ASSINATURA:
Sem assinatura e sem data
COLEÇÃO: Coleção Particular
FUNÇÕES:
Maquete para a pintura mural “Divina Pastora” [FCO 1013]
TEMAS:
Religioso:Nossa Senhora:Nossa Senhora Divina Pastora
Religioso:Jesus:Menino
Religioso:Anjo
Figura Humana:Mulher
Figura Humana:Criança:Menino
Natureza:Animais:Carneiro
Diversos:Elementos recorrentes:Baú
Diversos:Elementos recorrentes:Cabaça
DESCRIÇÃO:
Composição nos tons azuis, rosas, verdes, terras, ocres, branco, preto, vermelho e violeta. Textura espessa. Cena representando Divina Pastora com Menino Jesus, em paisagem ao ar livre com carneiros e dois anjos. À direita, retângulo branco correspondendo a porta na parede da sala de jantar onde se encontra a pintura mural. Ao centro, Divina Pastora sentada de frente, ligeiramente voltada para a direita e cabeça voltada para a esquerda. Rosto sem traços fisionômicos definidos; usa chapéu de palha de aba larga e longo vestido de mangas compridas. Tem o braço direito esticado para baixo sugerindo que a mão esteja próxima à cabeça de um carneiro que está em pé, de perfil para a direita; a cabeça da Divina Pastora sugere estar voltada na direção do carneiro. O Menino Jesus está em pé, apoiado na perna esquerda da Divina Pastora; ele está nu, tem o braço direito caído ao lado do corpo e o esquerdo dobrado e para cima. À direita da Divina Pastora, dois carneiros, um já descrito acima e o outro está um pouco atrás do primeiro, em pé, de perfil para a esquerda com a cabeça para frente. À esquerda da Divina Pastora, ao lado de seu pé esquerdo uma cabaça. À frente deste grupo de figuras e animais, margeando a composição na parte inferior, sugestão de folhagem e tufos de plantas. Ao fundo, sugestão de paisagem ao ar livre, céu azul com nuvens brancas, vendo-se à esquerda, anjo de perfil para a direita correndo, segurando na mão direita um baú de folha-de-flandres, à direita, acima da porta outro anjo, de perfil para a direita, voando.

Portinari dá início aos estudos de um mural para a casa dos barões de Saavedra − projetada pelo arquiteto Lucio Costa − em Correias, perto de Petrópolis (RJ). O tema escolhido é a Divina Pastora. Em outubro recebe em Brodowski carta da baronesa, dona Carmen Saavedra: "Estou desde ontem num entusiasmo enorme com o maravilhoso desenho [...]. Confesso que ultrapassou de muito toda a beleza com que já contava. Estou agora ansiosa por ver começada essa nossa obra.[...] desde ontem ando à procura de Lucio Costa para lhe mostrar o estudo do mural − ele vai ficar louco!"
Bid
R$ 950.000,00 (BRL)
be the first to bid
Valor do lote
R$ 950.000,00 (BRL)
Cotações
$ 180,500.00 (USD)
$ 152,000.00 (EUR)
$ 13.661.000,00 (ARS)
Cotações
$ 180,500.00 (USD)
$ 152,000.00 (EUR)
$ 13.661.000,00 (ARS)
67
PORTINARI - Candido (Brodowski, SP 1903 — Rio de Janeiro, 1962)
30,5X46,5 cm./ 58,5x74,5 cm.
Desenho a grafite.
"A transfiguração", 1944
2168 FCO1022 volume 3, página 45.
Reproduzido no catálogo raisonné do Projeto Portinari

Divina Pastora” [FCO 1013]
TEMAS:
Religioso:Cenas Religiosas:Transfiguração
Religioso:Jesus
Figura Humana:Grupo:Homens
DESCRIÇÃO:
Composição em preto e branco. Linhas definindo contornos e sombreados definindo volume. Três figuras deitadas sobre morro e Jesus caminhando na direção dessas figuras. À direita da composição, espaço em forma de retângulo em branco, correspondente à porta da parede da sala de jantar onde seria realizada a pintura mural. No primeiro plano à esquerda, homem deitado no chão, usando longa túnica de mangas compridas. Ele está na horizontal com o tronco levantado apoiando-se no braço direito, braço esquerdo levantado, cabeça voltada para o alto olhando na direção de Jesus que está mais ao fundo. Mais para a direita, outro homem, deitado, 3/4 voltado para a direita, usa longa túnica de mangas compridas, tem as costas apoiadas sobre uma pedra, pernas dobradas, braço direito dobrado apoiado no peito e braço esquerdo esticado para frente, cabeça voltada para o alto na direção de Jesus que está mais ao fundo. No segundo plano, numa parte mais elevada do morro, ao centro, homem deitado na horizontal, com a cabeça à direita e para frente. No terceiro plano, ao centro, em parte mais elevada do morro, Jesus caminhando de frente com os braços aberto, usando túnica com longa cauda esvoaçante.
Bid
R$ 60.000,00 (BRL)
be the first to bid
Valor do lote
R$ 60.000,00 (BRL)
Cotações
$ 11,400.00 (USD)
$ 9,600.00 (EUR)
$ 862.800,00 (ARS)
Cotações
$ 11,400.00 (USD)
$ 9,600.00 (EUR)
$ 862.800,00 (ARS)
68
PORTINARI - Candido
(Brodowski, SP 1903 — Rio de Janeiro, 1962)
42,5x58,5 cm. / 70,5 x86,5 cm.
Desenho a grafite lápis de cor.
Reproduzido no catálogo raisonné do Projeto Portinari
"Santos", 1944. 2175 FCO1020, volume 3, página 46.

Divina Pastora” [FCO 1013]
TEMAS:
Religioso:Santos
Religioso:Arcanjo
Figura Humana:Homem
DESCRIÇÃO:
Composição nos tons preto, rosa, azul e branco. Linhas de contorno e sombreados. Suporte dividido em três retângulos dispostos lado a lado, na vertical, arrematados por quadrados na parte de baixo. À direita, retângulo maior, em azul, que corresponde ao espaço da porta da parede da sala de jantar, onde seria realizada a pintura mural; acima deste retângulo outro menor servindo de arremate. No primeiro retângulo, santo em pé de frente usando longa túnica e manto, braço dobrado na altura do peito e o esquerdo ao longo do corpo, rosto esboçado com barba; fundo em tom rosa. No segundo retângulo outro santo em pé, 3/4 voltado para a esquerda, usando longa túnica e manto, braço esquerdo dobrado na altura do peito, rosto esboçado com longa barba; fundo em tom de azul. No terceiro retângulo, arcanjo em pé, de frente; tem grandes asas, veste túnica longa e segura na mão direita espécie de espada cuja ponta está apoiada no chão; fundo em tom azul. No retângulo acima da porta, meio-busto de santo com barba contra fundo rosa. O fundo de todos os retângulos além da cor estão preenchidos por tracejado rápido de grafite, os dois quadrados laterais abaixo dos retângulos estão coloridos de azul, vendo-se também tracejado rápido a grafite e pontinhos. O quadrado central está colorido de rosa também com rápido tracejado a grafite e pontinhos.
Bid
R$ 60.000,00 (BRL)
be the first to bid
Valor do lote
R$ 60.000,00 (BRL)
Cotações
$ 11,400.00 (USD)
$ 9,600.00 (EUR)
$ 862.800,00 (ARS)
Cotações
$ 11,400.00 (USD)
$ 9,600.00 (EUR)
$ 862.800,00 (ARS)
69
PORTINARI - Candido (Brodowski, SP 1903 — Rio de Janeiro, 1962)
30,5X46,5 cm./ 42,5x58,5 cm.
Desenho a grafite/ papel azul.
Divina pastora.
Reproduzido no catálogo raisonné do Projeto Portinari
2182-FCO1017 volume3, página 48.

“Divina Pastora” [FCO 1013]
TEMAS:
Religioso:Nossa Senhora:Nossa Senhora Divina Pastora
Religioso:Anjo
Religioso:Jesus:Menino
Natureza:Animais:Carneiro
Figura Humana:Mulher
Figura Humana:Criança:Menino
Diversos:Elementos recorrentes:Baú
DESCRIÇÃO:
Composição em preto, azul e branco. Linhas definindo contornos e alguns sombreados. Divina Pastora e Menino Jesus com três carneiros a seu lado e dois anjos. À direita da composição espaço em forma de retângulo, em branco, correspondente à porta da parede da sala de jantar onde seria realizada uma pintura mural. Ao centro, Divina Pastora sentada usando vestido longo e chapéu de palha de aba larga. Menino Jesus de frente, em pé sobre a perna esquerda da Divina Pastora, usa vestido curto e chapéu de aba curta. À direita da Divina Pastora, três carneirinhos, um deitado e dois em pé, de perfil para a direita, sendo que um deles está tocando na mão direita da Divina Pastora que está com o braço direito esticado para baixo. No canto superior esquerdo da composição, anjo de perfil para a direita correndo. O anjo segura na mão direita um bauzinho de folha-de-flandres. Ele tem asas abertas e está nu sendo que se vê um panejamento esvoaçante enrolado nas pernas. No canto superior direito, acima da forma retangular que delimita a porta, anjo de perfil para a esquerda, voando; segura com as mãos um clarim que está tocando, está nu e tem as asas abertas.
Bid
R$ 60.000,00 (BRL)
be the first to bid
Valor do lote
R$ 60.000,00 (BRL)
Cotações
$ 11,400.00 (USD)
$ 9,600.00 (EUR)
$ 862.800,00 (ARS)
Cotações
$ 11,400.00 (USD)
$ 9,600.00 (EUR)
$ 862.800,00 (ARS)
70
PORTINARI - Candido (Brodowski, SP 1903 — Rio de Janeiro, 1962)
28x17,5 cm./ 56x45,5 cm.
Desenho a grafite.
"O batismo de Jesus", 1944
Reproduzido no catálogo raisonné do Projeto Portinari.
2169 FCO1021, volume 3, página 45

“Divina Pastora” [FCO 1013]
TEMAS:
Religioso:Cenas Religiosas:Batismo de Jesus
Religioso:Jesus
Religioso:Santos:São João Batista
Figura Humana:Grupo:Homens
Figura Humana:Figura
DESCRIÇÃO:
Composição em preto e branco. Linhas de contorno e áreas de sombras. São João batizando Jesus e três pessoas observando a cena. À direita do suporte espaço em forma de retângulo, em branco, correspondente à porta da parede da sala de jantar onde seria realizada a pintura mural. As figuras estão esquematizadas. Ao centro, figura em pé, de frente, com braços abertos. A seu lado esquerdo, São João em pé, de perfil para a esquerda, segura na mão esquerda uma cumbuca que está acima da cabeça de Jesus. Um pouco mais ao fundo, à esquerda, grupo de três figuras em pé, olhando na direção de Jesus e de São João. O fundo e o chão são geometrizados em áreas irregulares esquemáticas claras e escuras, sugerindo morros.
Bid
R$ 50.000,00 (BRL)
be the first to bid
Valor do lote
R$ 50.000,00 (BRL)
Cotações
$ 9,500.00 (USD)
$ 8,000.00 (EUR)
$ 719.000,00 (ARS)
Cotações
$ 9,500.00 (USD)
$ 8,000.00 (EUR)
$ 719.000,00 (ARS)
71
PORTINARI - Candido (Brodowski, SP 1903 — Rio de Janeiro, 1962)
20 X 17 cm.
Desenho a grafite e sanguínea/papel
"Nossa Senhora e Profetas" c. 1945
Registrado no Projeto Portinari em 10/07/2009
FCO 5994
Ex-Coleção Galeria Mauricio Pontual - RJ
Conforme o certificado emitido pelo Projeto Portinari, sob o tombo Número 1047-A, a obra refere-se à Nossa Senhora e Profetas. Porém após acurado estudo da equipe Paiva Frade detectamos, na composição e cromática que, a referida obra, pode tratar-se de uma magnifica obra da década de 1940 (conforme certificado), transposta posteriormente para o feitio do quadro Santa Cecilia de 1954. (vide fotos)
Bid
R$ 50.000,00 (BRL)
be the first to bid
Valor do lote
R$ 50.000,00 (BRL)
Cotações
$ 9,500.00 (USD)
$ 8,000.00 (EUR)
$ 719.000,00 (ARS)
Cotações
$ 9,500.00 (USD)
$ 8,000.00 (EUR)
$ 719.000,00 (ARS)
72
TARSILA do Amaral (Capivari, SP 1886 — São Paulo, 1973)
12,5X8,5 cm.
Nanquim
Paisagem
1 bid
Bid
R$ 12.000,00 (BRL)
1 bid
Valor do lote
R$ 12.000,00 (BRL)
Cotações
$ 2,280.00 (USD)
$ 1,920.00 (EUR)
$ 172.560,00 (ARS)
Cotações
$ 2,280.00 (USD)
$ 1,920.00 (EUR)
$ 172.560,00 (ARS)
73
PALATNIK Abraham (Natal-RN, 1928 - Rio de Janeiro-RJ, 2020)
76X113 cm.
Acrílico sobre madeira, 2.010
W337
reproduzida no catálogo Leilão Vitor Braga 13 e 14 de Maio de 2013
Bid
R$ 350.000,00 (BRL)
be the first to bid
Valor do lote
R$ 350.000,00 (BRL)
Cotações
$ 66,500.00 (USD)
$ 56,000.00 (EUR)
$ 5.033.000,00 (ARS)
Cotações
$ 66,500.00 (USD)
$ 56,000.00 (EUR)
$ 5.033.000,00 (ARS)
74
KRAJCBERG, Frans (Kozienice, Polônia 1921 - Rio de Janeiro, 2017)
100x65 cm./ 102x67 cm.
Técnica mista sobre tela
IBIZA, década de 1960.

Reproduzida no catalogo de Vitor Braga - Leilão do dia 20/10/2011 - BHcom os dizeres::
Relevos em papel japonês e moldado em pedras e colado 100 x 65 Déc 60 ACIE Cachet de catalogação da Galeria Bonino - RJ sob nº BR646

Reproduzida no catalogo do Leilão das Galerias(Canvas) Julho 2011 com os dizeres:
"Papel japonês moldado em pedras com incisões, colado s/ tela,série premiada na Bienal de Veneza."


Bid
R$ 100.000,00 (BRL)
be the first to bid
Valor do lote
R$ 100.000,00 (BRL)
Cotações
$ 19,000.00 (USD)
$ 16,000.00 (EUR)
$ 1.438.000,00 (ARS)
Cotações
$ 19,000.00 (USD)
$ 16,000.00 (EUR)
$ 1.438.000,00 (ARS)
75
KRAJCBERG, Frans (Kozienice, Polônia 1921 - Rio de Janeiro, 2017)
55x60 cm./ 80x84 cm.
Tela, minerais e pigmentos sobre madeira.
Reproduzido no catalogo do Leilão das Galerias (Canvas) 13 de março de 2012
Bid
R$ 80.000,00 (BRL)
be the first to bid
Valor do lote
R$ 80.000,00 (BRL)
Cotações
$ 15,200.00 (USD)
$ 12,800.00 (EUR)
$ 1.150.400,00 (ARS)
Cotações
$ 15,200.00 (USD)
$ 12,800.00 (EUR)
$ 1.150.400,00 (ARS)
79
TOMIE OHTAKE (Quioto, Japão 1913 — São Paulo, 2015)
"Máscara", 1989.
Escultura em papier marché com haste de bronze em box de acrílico.
Medidas: 51 x 33 cm.
Instituto Tomie Ohtake - n° do registro: D-8929 em 21/06/2000

1989 - Ópera: Um Baile de Máscaras. Teatro Municipal do Rio de Janeiro e Teatro Municipal de São Paulo. http://www.institutotomieohtake.org.br/tomie_ohtake/interna/exposicoes-individuais-brasil. Registrada no Instituto TOMIE Othake
Bid
R$ 35.000,00 (BRL)
be the first to bid
Valor do lote
R$ 35.000,00 (BRL)
Cotações
$ 6,650.00 (USD)
$ 5,600.00 (EUR)
$ 503.300,00 (ARS)
Cotações
$ 6,650.00 (USD)
$ 5,600.00 (EUR)
$ 503.300,00 (ARS)
80
TOMIE OHTAKE (Quioto, Japão 1913 — São Paulo, 2015)
30x30 cm./ 62x62 cm.
Óleo sobre tela, 09/02/1987.
P-87-32
Registrado no Instituto Tomie Ohtake
Bid
R$ 70.000,00 (BRL)
be the first to bid
Valor do lote
R$ 70.000,00 (BRL)
Cotações
$ 13,300.00 (USD)
$ 11,200.00 (EUR)
$ 1.006.600,00 (ARS)
Cotações
$ 13,300.00 (USD)
$ 11,200.00 (EUR)
$ 1.006.600,00 (ARS)
81
TOMIE OHTAKE (Quioto, Japão 1913 — São Paulo, 2015)
30x30 cm./ 62x62 cm.
Óleo sobre tela, 1988
Amarelo, P88-18
Registrado no Instituto Tomie Ohtake
Bid
R$ 70.000,00 (BRL)
be the first to bid
Valor do lote
R$ 70.000,00 (BRL)
Cotações
$ 13,300.00 (USD)
$ 11,200.00 (EUR)
$ 1.006.600,00 (ARS)
Cotações
$ 13,300.00 (USD)
$ 11,200.00 (EUR)
$ 1.006.600,00 (ARS)
82
GONÇALO IVO(Rio de Janeiro RJ ,1958)
180x100 cm./ 182x100 cm.
C-3 Número 23
Vargem Grande, Teressópolis, 1989.
Bid
R$ 80.000,00 (BRL)
be the first to bid
Valor do lote
R$ 80.000,00 (BRL)
Cotações
$ 15,200.00 (USD)
$ 12,800.00 (EUR)
$ 1.150.400,00 (ARS)
Cotações
$ 15,200.00 (USD)
$ 12,800.00 (EUR)
$ 1.150.400,00 (ARS)
83
GONÇALO IVO (Rio de Janeiro RJ ,1958)
70x100 cm./ 72x102 cm.
"Acorde perfeito"
Vargem Grande, Teresópolis, 1988.
Bid
R$ 80.000,00 (BRL)
be the first to bid
Valor do lote
R$ 80.000,00 (BRL)
Cotações
$ 15,200.00 (USD)
$ 12,800.00 (EUR)
$ 1.150.400,00 (ARS)
Cotações
$ 15,200.00 (USD)
$ 12,800.00 (EUR)
$ 1.150.400,00 (ARS)
84
Rubem Valentim (Salvador BA 1922 - São Paulo SP 1991)
Acrílico sobre tela.
Emblema 1987
medidas 100 x 73
Reproduzido no Catalogo de Evandro Carneiro.
Bid
R$ 180.000,00 (BRL)
be the first to bid
Valor do lote
R$ 180.000,00 (BRL)
Cotações
$ 34,200.00 (USD)
$ 28,800.00 (EUR)
$ 2.588.400,00 (ARS)
Cotações
$ 34,200.00 (USD)
$ 28,800.00 (EUR)
$ 2.588.400,00 (ARS)
Pagination
Contact
Phone: (35) 99948-4697
E-mail: suporte@iarremate.com
Where are we
Pça Ismael de Souza, 11, sala 9H - Estação
São Lourenço - MG
CEP: 37470-000
© iArremate - Portal de Arte (2013-2020) - powered by PPSW
All rights reserved. No part of this web page may be reproduced in any way or by any means without the prior written consent of iarremate.com.
The unauthorized use or copying of any content of this site, including user accounts or products offered will result in permanent account cancellation.