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BERTHOLD HERMANN MULLER - HANAU - GERMANY, 1914*
Escultura em prata 925 mls. cinzelada, representando nobre germânico; Espadachim e Escudo ã Destra e Espada na mão esquerda, cabeça em marfim.
Base oitavada em galeria vazada ricamente ornamentada por flores e volutas.

MEDIDAS: 21 x 10 x 8,5 cm.
PESO: 483 gramas.
*1914: Marca de importação Londres 1914, segundo o livro "SILVER, joel langford pg22.
FONTE: https://www.925-1000.com/Fgerman_hanau_marks_01.html
COTAÇÃO NA CHRISTIES: Para par Price realised
USD 17,925 (23 Oct 2002). FONTE: https://www.christies.com/lot/lot-a-pair-of-german-parcel-gilt-silver-knights-3990276/?from=salesummary&intObjectID=3990276&lid=1

BIOGRAFIA:
Prateiro Berthold Herman Muller de Hanau:
Filho de Berthold Muller, prateiro real listado em 1893. Com joalheria no número 165 Wardour Street. Em 1905, Berthold Hermann Muller assume os negócios como ourives sob o nome comercial de Berthold Miller & Son tornando-se um Grife e além de suas obras comercializava outros artistas estrangeiros desses objetos encantadores de qualidade e apelo indiscutíveis. Dentre eles vale detectar uma marca quase oculta nem algumas peças: o desenho, uma minúscula “n” artística que é a marca do fabricante de Ludwig Neresheimer and Co. de Hanau na Alemanha, perto de Frankfurt am Main e a caminho de Wurzburg, Nurnberg e Augsburg, o melhor do mundo em sua época.
R$ 12.000,00
Cândido Portinari
Candido Portinari
"Nobre e Religioso"
Desenho a grafite, lápis de cor e nanquim bico-de-pena sobre papel
Medidas: 29 x 14,5 cm.
1952

Assinada na dedicatória na margem inferior "Para o querido amigo Callado, com abraço do Portinari". Estudo para o painel "A chagada de Dom João VI à Bahia". Participou da exposição "Mostra di Candido Portinari", Palazzo, Milão. Reproduzido no Catalogue Raisonné - Vol. III, pág. 357; reproduzido no livro "Portinari - A Construção de uma obra", Ed. Dom Quixote, pág. 140. FCO 1564
R$ 32.000,00
Decio Rodrigues Villares
DÉCIO VILLARES (1851-1931) - Pintor responsável por executar a primeira pintura da bandeira do Brasil.
CLICK AQUI E ASSISTA O VIDEO
Escultura em bronze: "República".
Medidas: 21 x 19,3 x 11,4 cm. com base; 18 x 16 x 10 cm. (escultura).

Décio Villares em muito explorou o tema da República: Nesta representação rara em bronze, observamos uma senhora com o os seios à mostra, remetendo-nos a Mariane - Representação da República Francesa posta a sanar a fome do povo.

BIOGRAFIA: Em 1889, Benjamin Constant, ministro da Guerra da República Velha, aprovou a arte final, que serviu de base à pintura a óleo de Villares. Esta foi molde para que as costureiras confeccionassem as primeiras bandeiras da República.

Os republicanos, defendiam a separação de Estado e Igreja e apoiaram o desenho da Bandeira Nacional, concebido por Raimundo Teixeira Mendes em novembro de 1889, após a Proclamação da República. Os rascunhos foram feitos em dois papéis, sendo que Décio Villares foi o responsável pelo desenho da esfera, onde vem as estrelas e os dizeres "Ordem e Progresso".
Em 2010, foi furtada. A Polícia Federal e a Interpol foram acionadas, mas a obra até hoje não foi recuperada.
Filho de um monarquista detentor do título de Cavaleiro da Imperial Ordem da Rosa, garantiu-lhe a entrada no Colégio Pedro II e depois na Academia Imperial de Belas Artes, onde matriculou-se na principal instituição de ensino superior em Artes Plásticas do país, relevante para a vida cultural do Império.
A partir 1870, Villares foi caricaturista na Comédia Social, publicada por Pedro Américo e seu irmão Aurélio de Figueiredo. Posteriormente, Aurélio e Villares trabalharam juntos no atelier de Pedro Américo em Florença.
Estudou na Europa por nove anos no exterior, tendo em 1872, quando foi para Paris e matriculou-se no atelier de Alexandre Cabanel, artista francês dos mais influentes na pintura acadêmica e opositor dos impressionistas - era o preferido de Napoleão III.
Villares foi premiado no Salão de Paris de 1874, ganhando a medalha de ouro de melhor pintura de artista estrangeiro.
Em sua estadia em Paris, Villares, deixa o catolicismo e afirma-se na perspectiva positivo-materialista inaugurada pelo filósofo Auguste Comte e, pinta a obra Virgem da Humanidade para o Templo Positivista de Paris. O positivismo torna-se uma constante na sua obra, inclusive o lema "Ordem e Progresso", que usou na bandeira nacional.
Por suas ideias positivistas, se recusa a se naturalizar francês, e perde o cargo de professor da Académie des Beaux-Arts de Paris, conquistado em concurso.
Regressado ao Brasil em 1881, trabalhou esculturas e vários bustos de personagens históricas.
Após seu retorno da Europa, Villares juntamente com Aurélio de Figueiredo recebem uma grande encomenda oficial: 18 telas retratando índios Botocudos para a Exposição Antropológica de 1882, no Museu Nacional com a presença do imperador, D. Pedro II, e da princesa Isabel.
Em 1887, foi eleito professor de pintura histórica na Academia Imperial de Belas Artes, mas nunca assumiu, pedindo inclusive a extinção da Academia de Belas Artes.
Morreu considerado insubordinado recusou o cargo de professor na Ècole de Beaux Arts de Paris e, ao voltar ao Brasil, na Escola Nacional de Belas Artes.
No Museu Nacional de Belas Artes se encontram 22 trabalhos de Villares.
No dia seguinte à sua morte parte de suas obras é incendiada por sua esposa, que num acesso de loucura ateou fogo em seu ateliê.
R$ 2.800,00
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