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DAKIR PARREIRAS (Niterói, RJ 1894- 1967).
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Assinado e datado de 1928.
Óleo sobre tela, técnica de pontilhismo.
Medidas: 96,5 x 110 cm.
PROJETO PARA O "PANO DE BOCA" DO TEATRO CARLOS GOMES DE CAMPINAS, SP.

Acompanha a partitura "Sinfonia dell´Opera Ballo IL GUARANY" - O Guarani. Edição original italiana Com 13 páginas, por G. Ricordi.
Com carimbo da Casa Levy - São Paulo.

DESCRIÇÃO: Na reserva superior: "As nove Musas"*.
Na cena central: O maestro CARLOS GOMES, ao piano, veste um robe sobre as roupas, segura uma partitura e sonha as três cenas ao fundo: 1 - Cecília (Ceci) e Peri (índio da tribo dos Goitacazes, considerado o herói da trama); 2 - Morte de Álvaro de Sá em uma emboscada, Isabel e seu pai D. Antonio de Mariz; 3 - Peri age como um verdadeiro cavaleiro medieval, valorizando a fidalguia, a honradez, a hierarquia e até mesmo a religião, que acaba por abraçar para obter permissão do pai para salvar a amada Ceci.

DA TEMÁTICA: Essa raríssima pintura foi modelo para o pano de boca do teatro Carlos Gomes em Campinas e talvez hoje seja tudo que sobrou dele.
Campinas, que nesta época era uma cidade rica, dos grandes barões do Café, moderna e privilegiada culturalmente, distribuía ao restante do país, em primeira mão, as novidades que vinham da Europa.
Em 1.850 existia o Teatro São Carlos, demolido em 1922, para dar lugar à um teatro maior e mais luxuoso, o Teatro Carlos Gomes, inaugurado em 10 de setembro de 1930. Era um prédio majestoso, para dar lugar à nova “Casa de Ópera” em um ambiente de muita riqueza.

Devido ao abandono, problemas estruturais, rachaduras e infiltrações em 1965, baseado em dois laudos técnicos, o então prefeito Ruy Novais apoiado pela maioria dos vereadores, decidiu colocar o monumento abaixo, demolindo repentinamente.

Assim se foi “um pouco” da história de Campinas ainda registrada nesta importante obra de Dakir Parreiras, artista que seguiu os passos do pai, o pintor Antônio Parreiras, ícone do paisagismo brasileiro entre os séculos XIX e XX.

A relação entre os pintores e suas respectivas carreiras foram tema da exposição “Antônio e Dakir Parreiras: de pai para filho” com curadoria do Museu Antônio Parreiras - Secretaria de Estado de Cultura/FUNARJ.

BIOGRAFIA: Dakir Parreiras expõe pela primeira vez na Exposição Geral de Belas Artes de 1911 e recebe menção honrosa e estuda na Académie Julian de Paris.
A partir de 1913, é encarregado da decoração dos navios e das agências da companhia de navegação Lloyd Brasileiro.
Em 1915, expõe com Antônio Parreiras na Escola Nacional de Belas Artes (Enba). Torna-se professor do Instituto de Educação de Niterói.
Em 1922, ano desta obra, recebe medalha de bronze da ENBA.
Em 1930, recebe medalha de prata; e, em 1964, seu último salão, exibe "Grand Canal-Veneza" e "Mau tempo".
Também participa de salões oficiais em São Paulo.
Há obras suas nos palácios de governo de Porto Alegre e Florianópolis.
Realiza panos de boca para teatros das cidades paulistas de Campinas e Ribeirão Preto.

A ÓPERA: "Il Guarany" é uma ópera em quatro atos composta por Antônio Carlos Gomes, baseada no romance de José de Alencar, O Guarani. Seu libreto, em italiano ao invés do português nativo de Carlos Gomes, foi escrito por Antonio Scalvini e Carlo D'Ormeville. A obra se destaca como a primeira ópera brasileira a ser aclamada fora do Brasil. A estreia mundial teve lugar no Teatro Alla Scala, em Milão, Itália, em 19 de março de 1870. A ópera recebeu produções europeias adicionais. A primeira apresentação brasileira foi no Rio de Janeiro em 2 de dezembro de 1870, no Theatro D. Pedro II, prédio que foi demolido em 1934.

O autor da obra literária "O GUARANY" (1857), José de Alencar nasceu em Fortaleza, CE 1829. Formado em Direito pela Faculdade de Direito de São Paulo, teve intensa carreira política como deputado, ministro e outros cargos. Vitimado pela tuberculose, faleceu no Rio de Janeiro em 12 de dezembro de 1877.

* AS NOVE MUSAS: Após a guerra contra os titãs, as divindades anteriores aos deuses, Zeus se encontra com Mnemosine, deusa da memória, e, por dez noites consecutivas, se deita com ela. Após um ano, Mnemosine dá a luz às nove musas. As nove musas foram encarregadas de cantar a vitória e os grandes feitos dos deuses, sobre as suas divindades e belezas. Mouseion, significa Templo das Musas.
R$ 22.000,00
Sonia Ebling de Kermoal
SÔNIA EBLING (Sonia Ebling de Kermoal, Taquara RS 1918 - Rio de Janeiro RJ 2006).
110 X 43 X 26 CM.
“Graça”.
Escultura em bronze
Procedência Galeria Dom Quixote RJ.

Estudou na Escola de Belas Artes do Rio Grande do Sul e Escola Nacional de Belas Artes entre 1944 e 1951.
Em 1955, com a escultura Mulher e Pássaro, foi Prêmio de Viagem ao Estrangeiro do Salão Nacional de Arte Moderna do Rio de Janeiro.
Em Paris até 1968, estudou com o escultor bielorrusso de ascendência judaica Ossip Zadkine, e obteve bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian.

Expôs em destacados centros:
Salon de la Jeune Sculpture do Museu Rodin,
Bienal de Arte Tri-Veneta de Pádua,
Salon de Réalités Nouvelles e
Salon des Petits Bronzes do Museu de Arte Moderna em Paris,
VII Bienal de São Paulo.

Em 1970 ministrou um curso e assumiu cátedra de escultura na Escola de Belas Artes da UFRGS.


R$ 19.000,00
D. Pedro II.
Cristalerie BACCARAT
Raríssimo busto do IMPERADOR MENINO D. PEDRO II.

Raríssimo descanso de talheres produzido pela famosa cristalerie Baccarat
Reproduzido no livro "O cristal no Império do Brasil".
Medidas: 5 x 10 x 3,5 cm.
O Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa, apresenta, na sua coleção, serviços de mesa e peças decorativas de Baccarat, encomendas pelo rei D. Luís I e pela sua mulher, a rainha Dª. Maria Pia.
Estima-se que Busto do IMPERADOR MENINO D. PEDRO II, tenha sido produzido na ocasião do banquete de seu batismo, tendo em vista que a monarquia portuguesa foi uma das maiores consumidoras da Famosa Cristaleria.

SOBRE:

Com a permissão do rei Luís XV, o bispo de Metz, monsenhor Louis De Montmorency-Laval, funda em 1764 a companhia de cristais Baccarat, uma das mais conceituadas cristalerias do mundo, na província de Lorraine, à leste da França.

Foi transformada em primeira cristaleria da França em 1817. Desde então, a marca é sinônimo universal de lapidação precisa, manufatura delicada em objetos únicos e nas formas mais variadas.

De reis a plebeus abastados, Baccarat é status e opulência, charme e sofisticação real. A fábrica sobreviveu às guerras e revoluções, sempre produzindo.

As peças são lapidadas à mão como pedras preciosas, em processo artesanal com caprichos e requintes.

Curiosidades
No começo do século XX, a Baccarat produziu frascos de cristal lapidado para perfumistas como Guerlain, D'Orsay, Chanel, Dior e Jean Patou, entre outros.
R$ 2.100,00
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