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Galeria Paiva Frade
Auctioneer: Alexandre Paiva Frade
ARISTOCRÁTICOS E ETERNOS
24 de February às 20:30h
25 de February às 20:30h
26 de February às 20:30h
Description
IMPORTANTE: Esse leilão será apregoado A VISTA. MODALIDADES: DEPÓSITO BANCÁRIO. Entre em contato: (35) 3332 4150. No caso de arrematação os valores deverão ser quitados, em até 72 horas, após recebimento do E-MAIL DE COBRANÇA. O não cumprimento do prazo previsto, Leiloeiro dará por desfeita a venda e, por via de EXECUÇÃO JUDICIAL, cobrará sua comissão e a dos organizadores. DÚVIDAS POR FAVOR CONTATE: (35) 3332- 4150.
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102
Alfredo Ceschiatti
Escultura em bronze
Base em granito
Assinada
Com selo da Fundição original de Ceschiatti: Fundição Zani
Medidas: 35 x 35 x 25 cm.
103
JUAREZ MACHADO
SERIGRAFIA LIMITADA NO ESPELHO: 34/200
1981.
Medidas: 76 x 56 cm.

O artista plástico Juarez Machado, pioneiro do desenho de humor na televisão brasileira, teve um quadro de enorme sucesso nos primeiros anos do Fantástico: vinhetas animadas nas quais ele atuava como mímico – ou, na sua própria definição, um “desenhista do gesto” – ao som de um tema composto pelo maestro Júlio Medaglia.

Juarez Machado trabalhava como cenógrafo da Globo quando – inspirado na coluna de humor Nonsense, que assinava no Jornal do Brasil – teve a ideia de emprestar o corpo para dar vida aos seus desenhos. No seu quadro, exibido até 1978, Juarez interagia com os próprios desenhos e se apresentava com o rosto pintado de branco e vestindo uma fantasia que era uma mistura de boneco e palhaço.

As performances invariavelmente terminavam com o mímico desenhando uma linha de trem, uma passarela ou uma trilha de pegadas, por onde ele caminhava até desaparecer na tela. A estrada sempre foi um tema recorrente na obra de Juarez Machado e aparecia representada de várias formas em muito dos seus desenhos.
104
JUAREZ MACHADO
SERIGRAFIA LIMITADA NO ESPELHO: 167/200
1981
Medidas: 76 x 56 cm.

O artista plástico Juarez Machado, pioneiro do desenho de humor na televisão brasileira, teve um quadro de enorme sucesso nos primeiros anos do Fantástico: vinhetas animadas nas quais ele atuava como mímico – ou, na sua própria definição, um “desenhista do gesto” – ao som de um tema composto pelo maestro Júlio Medaglia.

Juarez Machado trabalhava como cenógrafo da Globo quando – inspirado na coluna de humor Nonsense, que assinava no Jornal do Brasil – teve a ideia de emprestar o corpo para dar vida aos seus desenhos. No seu quadro, exibido até 1978, Juarez interagia com os próprios desenhos e se apresentava com o rosto pintado de branco e vestindo uma fantasia que era uma mistura de boneco e palhaço.

As performances invariavelmente terminavam com o mímico desenhando uma linha de trem, uma passarela ou uma trilha de pegadas, por onde ele caminhava até desaparecer na tela. A estrada sempre foi um tema recorrente na obra de Juarez Machado e aparecia representada de várias formas em muito dos seus desenhos.

106
JUAREZ MACHADO
“Sem Título”
Medidas: 70 x 100 cm.
Técnica mista
107
JUAREZ MACHADO
“Sem Título”
Medidas: 100 X 70 cm.
Técnica mista
113
ESCULTURA ART DECO EM PETIT BRONZE,
"DANÇARINA" BASE DEMI-LUNE EM ALABASTRO.
MEDIDAS: 22 X 14 X 14 CM.

Art déco, por vezes referido apenas como Deco, é um estilo de artes visuais, arquitetura e design internacional que começou na Europa em 1910, pouco antes da primeira guerra mundial, conheceu o seu apogeu nos anos 1920 e 1930 e declinou entre 1935 e 1939. O Art Déco afetou as artes decorativas, a arquitetura, o design de interiores e desenho industrial, assim como a moda, a pintura, as artes gráficas, o cinema e o design. Seu nome tem origem da abreviação de Artes Decorativas, da Exposition internationale des arts décoratifs et industriels modernes (Exposição Internacional de Artes Decorativas e Industriais Modernas) realizada em Paris em 1925.
O Art Déco representou luxo, glamour, exuberância e fé no progresso social e tecnológico
117
J. SEGURA
Raro bronze artístico assinado. - Pertenceu ao acervo particular do presidente Café Filho.
Medindo 33 cm.
Placa em prata com dizeres:
"Ao Presidente Café Filho - Homenagem do Cinema no DF."

Apos o suicídio de Getúlio Vargas, Café Filho assumiu a presidência.
Em 1954 aconteceria, paralelo ao festival de Canes e Veneza, o IV Festival Cinematográfico do Distrito Federal (Estado da Guanabara).
No dia 09, dia da abertura, uma comissão foi recebida por Café Filho e o presenteou com essa rara distinção, uma obra de traços Arte Deco, representando a vitória.

Tamanha a raridade da escultura, que apenas o primeiro colocado do festival, recebeu um exemplar da mesma: A Companhia Watson Macedo Produções Cinematográficas produtora do filme: "O Petróleo É Nosso". Outro exemplar foi apenas esse ofertado à um Chefe de Estado.










118
Pistola de pederneira Liège
Réplica do século XVIII
comprimento: 30 cm.

O mecanismo de pederneira, é um mecanismo de ignição que tem a aparência de cadeado e foi usado em mosquetes, rifles e pistolas do início do século XVII até meados do século XIX. É geralmente chamado simplesmente de "pederneira" (sem a palavra mecanismo), embora esse termo também seja comumente usado para as próprias armas como um todo, e não apenas para o mecanismo de ignição.

O princípio de funcionamento era o mesmo nos vários sistemas: o cão é armado e fica tensionado por uma mola interna, a chapa de fricção com a tampa integrada é posicionada sobre a caçoleta; quando o gatilho é acionado, o cão é liberado e a pedra de sílex raspando na chapa de fricção, produz faíscas e inflama a pólvora fina contida na caçuleta, que através de furo conectado ao cano incendeia a carga de pólvora principal efetuando o disparo
119
Importante Espada de Artigas, em estojo. Medidas estojo: 5 x 31 x 10 cm. Medidas Espada: 2,5 x 24 x 4,5 cm.

Importante e histórico ícone da liberdade na América Latina.

Recebida como membro da Loja Maçônica dos Tenentes de Artigas, que detinham em seu quadro militares de alta patente para decidir os rumos da Pátria.

Com 2 chaves era como uma espada flamígera militar utilizada num "rito nacionalista" representando a autoridade moral, usada pelo Venerável Mestre como símbolo do poder criador.

Placa gravada:
"EL JEFE DEL E.M.E. DEL URUGUAY - GENERAL HUGO M. MEDINA - AL JEFE DE DEP. DE ENSINO Y PESQUISA - GEN. EX. GERALDO ALVARENGA NAVARRO, 8 OCTUBRE 1981"

No quadro das negociações militares e civis para o fim da ditadura, Medina foi o principal ator aberto ao diálogo nas Forças Armadas Uruguaias, sobrepondo sua posição liberal acima do presidente Gregorio Álvarez da linha dura.

Em junho de 1984, assumiu o posto de Comandante-em-Chefe do Exército ano da realização de eleições. Ato que induziu outras ditaduras na América Latina à volta da democracia, como acontecido no Brasil em 15 de março de 1985.

https://es.wikipedia.org/wiki/Logia_de_los_Tenientes_de_Artigas

https://es.wikipedia.org/wiki/Hugo_Medina
120
KANSASHI em forma de KATANA
Kanzashi (簪, grampo de cabelo ornamental)
É a arma secreta das gueixas usada para prender o cabelo, é um tipo de acessório tradicional japonês.
Miniatura de punhal japonês, lâmina de aço.
Peça antiga, nenhum material sintético: Cabo e bainha em madeira, laca de carvão. Pintura manual ao gosto orientalista.
Comprimento: 17 cm.
122
F.B.- Brennand
MORINGA
Cerâmica vitrificada, pintada a mão.
Peso:2.050 g
Med:32X17X17 cm
125
F.B.- Brennand
SOPEIRA COM TAMPA, ASAS EM PEGADOR EM FORMA DE CAJÚ.
Cerâmica vitrificada, pintada a mão, inclusive na parte interna.
Peso:3.120 g
Med:23X33X33 cm
127
F.B.- Brennand
"Ovo"
Cerâmica vitrificada, pintada a mão.
Med: 17 x 11 cm
"(...) No trabalho de Brennand, os ovos de argila estão sempre presentes, depositados como um emblema de imortalidade. O ovo simboliza o que é potencial, o germe da geração, o mistério da vida. O ovo do mundo, símbolo cósmico que se encontra na maioria das tradições culturais de todos os povos.(...)"
128
F.B.- Brennand
"Ovo".
Cerâmica vitrificada, pintada a mão.
Med: 17 x 11 cm
"(...) No trabalho de Brennand, os ovos de argila estão sempre presentes, depositados como um emblema de imortalidade. O ovo simboliza o que é potencial, o germe da geração, o mistério da vida. O ovo do mundo, símbolo cósmico que se encontra na maioria das tradições culturais de todos os povos.(...)"
129
FB. - Brennand
"Ovo"
Cerâmica vitrificada, pintada a mão.
Med: 17 x 11 cm
"(...) No trabalho de Brennand, os ovos de argila estão sempre presentes, depositados como um emblema de imortalidade. O ovo simboliza o que é potencial, o germe da geração, o mistério da vida. O ovo do mundo, símbolo cósmico que se encontra na maioria das tradições culturais de todos os povos.(...)"
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Imagem de SANTA RITA DE CÁSSIA, em madeira entalhada, carnada, e policromada. Minas Gerais, século XX. Em monobloco de cedro, mãos de encaixe, finíssima talha do crucifixo. Iconografia Barroca: mangas largas, véus esvoaçantes. Policromia tradicional: Pigmentos naturais, Pastiglio nos trajes, folhas de ouro, Esgrafiado. MEDIDAS: 50 X 20 X 12 CM.

DA DEVOÇÃO: “Advogada das causas impossíveis”- Roccaporena, perto de Cássia, região da Umbria, Itália. (1381- 1457)
133
Lelio Coluccini(1910: Valdicastelo, Itália – 1983: Campinas, SP).
“O êxtase de São Francisco de Assis”
Papel machê estruturado e patinado como bronze
Déc. 50
59 cm. altura
Obra datada da segunda metade da década de 50, a fase reconhecida como a de maior liberdade criativa desse importante artista campineiro, a terceira fase ou maturidade artística, em que São Francisco assume a tônica da produção de Coluccini. Nesta comovente obra, São Francisco é representado no momento em que recebe as chagas de cristo, o rosto em êxtase eleva-se aos céus, os pés parecem descolar-se do chão como a levitar. As mãos espalmadas exibem as chagas de cristo.
136
TOBIAS MARCIER
Barbacena, 1948 - 1982
"Figuras da Memória nº 6".
Óleo s/ tela
Medidas: 55 X 46 cm.
Ass. inf. direito
Datado 1978

Esta obra participou da exposição do artista realizada em abril de 1979, na "Galeria B 75 Concorde".

Em 1973 fez sua primeira exposição na Galeria Bonino, no Rio de Janeiro.
Foi influenciado seu pai, Emeric Marcier, Giorgio de Chirico e Ismael Nery.
Sua obra é caracterizada por elementos cotidianos, figuras humanas, objetos e animais, associados àsímbolos, conferindo narrativa do irreal a atmosfera de sonho.
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