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Antonio Maluf obras de - Guia das Artes
Antonio Maluf
Informações
Nome:
Antonio Maluf
Nasceu:
São Paulo, SP (17/12/1926)
Faleceu:
São Paulo, SP (26/08/2005)
Biografia

Antônio Maluf (São Paulo SP 1926 - idem 2005). Pintor, desenhista e artista gráfico. Inicia seus estudos em engenharia civil e passa, posteriormente, a cursar a Escola Livre de Artes Plásticas, em São Paulo, dirigida por Flávio Motta (1916). Realiza também cursos de pintura com Waldemar da Costa (1904 - 1982) e Flexor (1907 - 1971). Estuda gravura no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand - Masp, com Poty (1924 - 1998) e Darel (1924). Freqüenta o primeiro curso de desenho industrial da América Latina, no Instituto de Arte Contemporânea - IAC do Masp, onde é aluno de Sambonet (1924 - 1995), entre outros. Nessa época, entra em contato com a arte construtiva, por meio da obra de Max Bill (1908 - 1994), apresentada na 1ª Bienal Internacional de São Paulo, em 1951, e no Masp, em 1952. A tendência construtiva caracteriza sua atividade como artista, designer gráfico e programador visual. Vence o concurso para o cartaz da 1ª Bienal Internacional de São Paulo, em 1951, e este é considerado um marco do design gráfico no país. O artista utiliza vários suportes e realiza pinturas murais e elementos modulares, atuando em colaboração com arquitetos como Vilanova Artigas (1915 - 1985), entre outros.

 

Comentário Crítico


Antônio Maluf estuda na Escola Livre de Artes Plásticas, em São Paulo, na década de 1940, e também cursa pintura nos ateliês de Waldemar da Costa (1904 - 1982) e Flexor (1907 - 1971). Em 1951, matricula-se no primeiro curso de desenho industrial da América Latina, no Instituto de Arte Contemporânea - IAC do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand - Masp. Entre os colegas do IAC, encontram-se futuros grandes designers e artistas concretos brasileiros como Alexandre Wollner (1928) e Maurício Nogueira Lima (1930 - 1999).

 

Maluf segue uma trajetória singular, pois apesar de adotar a linguagem construtiva, compartilhada por vários artistas a partir da década de 1950, não se vincula a nenhum grupo. Elabora, em 1951, um de seus primeiros trabalhos concretos, Equação dos Desenvolvimentos em Progressões Crescentes e Decrescentes, que é adaptado para participar do concurso de cartazes da 1ª Bienal Internacional de São Paulo. Ele vence o concurso e seu trabalho é considerado um marco no design gráfico brasileiro. O cartaz traz retângulos que se adensam, à medida em que são reduzidos, em direção ao centro do papel. Apresenta assim uma vibração ótica resultante da sugestão de movimento criada pelas linhas paralelas. Já nas séries Progressões Crescentes e Decrescentes, o artista cria um ritmo que parece se ampliar ao infinito, pela repetição de uma mesma estrutura geométrica.

 

Maluf utiliza variados suportes, dedicando-se a pinturas murais em azulejos e estampas para tecidos, sempre norteados por sua visão da arte concreta. Na opinião da crítica Regina Teixeira de Barros, a produção de Antônio Maluf baseia-se no conceito da equação dos desenvolvimentos, estabelecendo uma relação de igualdade entre os elementos da linguagem artística e o suporte sobre o qual eles são aplicados. Nos murais criados, por exemplo, para o edifício Vila Normanda, no centro de São Paulo, a disposição dos azulejos que servem como suporte é proporcional à utilizada nos retângulos que constituem o mural. Através de variações possíveis, obtidas pela divisão de retângulos em doze unidades, o artista lida com princípios de equilíbrio e contrastes de cores, criando ritmos rigorosamente elaborados.

 

Como designer, elabora cartazes, logomarcas, padronagens de tecido, projetos para outdoors e integra sua obra gráfica a projetos de arquitetura. Cria murais e elementos modulares, colaborando com arquitetos como, por exemplo, Vilanova Artigas (1915 - 1985). A tendência construtiva caracteriza sua trajetória como artista e suas atividades de designer e programador visual. Com seus trabalhos, colabora para a transformação da identidade visual da cidade de São Paulo, integrando a arte às atividades relacionadas ao cotidiano da população.

Cronologia

Exposições Individuais:

2010 - Sp Arte - Fundação Bienal (São Paulo, SP)
2011 - Sp Arte - Fundação Bienal (São Paulo, SP)

 

Exposições Coletivas:

1951 - Bienal Internacional de São Paulo - Pavilhão do Trianon (São Paulo, SP)
1953 - Exposição Nacional de Arte Abstrata - Hotel Quitandinha (Petrópolis, RJ)
1965 - Bienal de Arte Aplicada (Punta del Este, Uruguai)
1965 - Propostas 65 (São Paulo, SP)
1965 - Propostas 65 (São Paulo, SP)
1967 - Bienal Internacional de São Paulo - Fundação Bienal (São Paulo, SP)
1969 - Bienal Internacional de São Paulo - Fundação Bienal (São Paulo, SP)
1970 - Arte Fantástica - Seta Galeria de Arte (São Paulo, SP)
1977 - Projeto Construtivo Brasileiro na Arte - Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM/RJ)
1977 - Projeto Construtivo Brasileiro na Arte: 1950-1962 - Pinacoteca do Estado de São Paulo (São Paulo, SP)
1978 - As Bienais e a Abstração: a década de 50 - Museu Lasar Segall (São Paulo, SP)
1984 - I Exposição Nacional de Arte Abstrata-Hotel Quitandinha - Galeria de Arte Banerj (Rio de Janeiro, RJ)
1984 - Tradição e Ruptura: síntese de arte e cultura brasileiras - Fundação Bienal (São Paulo, SP)
1986 - Abstração Geométrica (São Paulo, SP)
1987 - Abstração Geométrica: concretismo e neoconcretismo - Fundação Nacional de Artes. Centro de Artes (Rio de Janeiro, RJ)
1987 - Abstração Geométrica: concretismo e neoconcretismo - Museu de Arte Brasileira (MAB-FAAP)
1991 - Construtivismo: arte cartaz 40/50/60 - Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (Ibirapuera, São Paulo, SP)
1994 - Bienal Brasil Século XX - Fundação Bienal (São Paulo, SP)
1998 - Arte Construtiva no Brasil: Coleção Adolpho Leirner - Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP)
1999 - Arte Construtiva no Brasil: Coleção Adolpho Leirner - Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM/RJ)
1999 - Década de 50 e seus Envolvimentos - Jo Slaviero Galeria de Arte (São Paulo, SP)

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